Publicado por Sara de Paula em Geral, Escola Dominical - 21/03/2020

Ideias para promover a Escola Dominical em tempos de isolamento social

Tempo de Agir com Fé e sabedoria
Ideias para promover a Escola Dominical em tempos de isolamento social

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF


Em tempos de orientações para que a população permaneça em casa a fim de conter a propagação do coronavírus, muitas igrejas entenderam que pelo menos nas duas próximas semanas suas atividades estarão restritas às transmissões pela internet. Cultos, encontros de discipulado, reuniões de oração e a Escola Dominical acontecerão via digital.

Pensando na promoção da educação cristã no âmbito da igreja local, elaboramos ideias para este tempo de isolamento social. Aqui você encontrará:
1. Orientações para a coordenação da Escola Dominical
2. Orientações para a professoras e professores de Escola Dominical de todas as faixas etárias
3. Dicas para dar aula de Escola Dominical pela internet
4. Roteiro para estudo dirigido das lições da revista da Escola Dominical
5. Proposta de Atividade para crianças


1. Orientações para a Coordenação da Escola Dominical:

- Estabeleça um plano de ação junto com a equipe de trabalho da ED. O importante é garantir que as pessoas tenham a possibilidade de estudar a Bíblia e a lição da Escola Dominical mesmo não estando em sala de aula. Vocês podem, através de transmissão ao vivo ou vídeos previamente gravados, seguir com o cronograma das lições ou fazer uma revisão do que foi estudado até então.
- Estabeleça estratégias de divulgação de como se dará o trabalho da Escola Dominical neste período. Além da divulgação das aulas, é interessante assegurar que as pessoas mais idosas tenham possibilidade de acessar as aulas caso tenham interesse. É possível que a maioria da membresia não tenha problemas para acessar aulas virtuais, no entanto, é nossa função ministerial pensar no acesso à educação cristã para todas as pessoas. Leve isso em conta quando estiver organizando o seu planejamento.
- Verifique se as turmas já têm grupos nas redes sociais e use-os para divulgação e informações sobre as aulas. Em não havendo, sugerimos que professores(as), junto à coordenação e secretaria, criem tais grupos e os administrem. O WhatsApp e o Facebook são duas plataformas fáceis para isso.
- Pense com o grupo formas de medir a frequência e participação das turmas para lhes auxiliar na condução deste projeto e subsidiar os relatórios de frequência.

2. Orientações para a professoras e professores de Escola Dominical de todas as faixas etárias

    2.1. Professoras e professores da Escola Dominical para crianças:

As crianças também precisam ser contempladas nesse tempo de isolamento. Sabemos que muitas, das pequenas às maiores, têm acesso ao celular e internet. Por isso, preparem algumas mensagens, sugestões de leituras bíblicas ou de programas de vídeo para elas e suas famílias.
Planejem atividades que elas possam fazer em casa, sozinhas ou com a ajuda da família. Enviem orientações para as famílias, auxiliando-as para esse tempo de estudo bíblico com as crianças.

Aproveitem as sugestões de estudo e atividades, pautadas no novo tema das revistas de Escola Dominical: Tempo de Aprender. As atividades podem ser acessadas aqui: http://www.metodista.org.br/novo-tema-viver-com-fe-e-sabedoria.

No site temos disponíveis os três primeiros estudos de cada revista. Escolham alguns temas que atendam à realidade que estamos vivenciando e elaborem um programa de estudos e atividades para os próximos domingos, ou indiquem às famílias que baixem a revista da criança.

Utilizem-se do programa Pra que gosta de história como apoio didático, indicando para as crianças assistirem e depois fazerem alguma atividade relacionada ao tema, ou sugerindo que as famílias preparem a contação da história bíblica a partir da proposta visual apresentada no vídeo. Acesse: http://www.metodista.org.br/hora-da-historia.

Lembrem-se que as músicas indicadas para os estudos com as crianças também estão disponíveis e podem ser enviadas para o celular das crianças maiores ou de seus familiares. Acervo com as músicas: http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas.

Incentivem o canto de músicas que falam de esperança, de paz, da certeza de que Deus está cuidado de cada um(a) nós. Em dias como estes, em que estamos vivenciando preocupações com a saúde, medo do que vem pela frente, é importante passarmos as devidas informações de cuidado e prevenção desta doença, mas também reforçarmos para as nossas crianças que com fé e sabedoria enfrentamos melhor as demandas de cada dia.

         2.2. Professoras e professores da Escola Dominical para juvenis, jovens e adultos(as):

- A partir das orientações estabelecidas pelo grupo de trabalho da sua Escola Dominical é possível que você precise dar aulas ao vivo ou gravar vídeos. Nem sempre isso é confortável. Para facilitar o seu trabalho temos abaixo dicas para facilitar a sua apresentação frente à câmera.

- Algo interessante que você pode estabelecer com a sua turma é um roteiro de estudo da lição e texto bíblico (item 4). Acesse aqui um exemplo de como fazer. Compartilhe este roteiro com sua turma e proponha que façam anotações de seus estudos e reflexões, que podem ser compartilhadas quando as aulas presenciais voltarem, ou mesmo durante este tempo, via redes sociais.

- Além da preocupação com a ministração da aula, convidamos você a investir nos relacionamentos. Aproxime-se mais da sua turma, ligue para aquelas pessoas que não têm
participado das aulas, convide-as a participar deste exercício de estudar à distância, quem sabe esse é o primeiro passo para que ela volte para as aulas presenciais.

- Materiais disponíveis no site da Escola Dominical que podem se transformar em conteúdo para ser estudado:
a. Programa olhares: vídeos de curta duração que dialogam sobre personagens bíblicos do Novo Testamento a partir da revista Legados de Fé – Novo Testamento. Acesse: http://www.metodista.org.br/programa-olhares.
b. Programa mais um pouco: vasto conteúdo informativo e formativo sobre diversos temas. Ali você encontra formação para professores (as), mas também temas em geral como reflexões sobre livros da Bíblia, o tema do perdão e outros. Acesse: http://www.metodista.org.br/video-programa-mais-um-pouco-lanca-novos-episodios.
c. Lições gratuitas da Escola Dominical: sempre disponibilizamos três lições de cada edição de revistas. Aproveite para conhecer mais o nosso material. Nossa última edição chama-se “Fé e sabedoria”. Para ter acesso as três primeiras lições, acesse: http://www.metodista.org.br/novo-tema-viver-com-fe-e-sabedoria.
Elaborado por Andreia Fernandes e Telma Cezar - Equipe de Coordenação do Departamento Nacional de Escola Dominical

ADQUIRA AS REVISTAS DIGITAIS NO SITE DA ANGULAR EDITORA



Bem-te-vi professor/a


Bem-te-vi Jardim


Bem-te-vi 7 a 9


Bem-te-vi em Voo



Flâmula Juvenil


Cruz de Malta


Em Marcha
VEJA TODAS
AS REVISTAS


3. Dicas para dar aula de Escola Dominical pela internet

A área nacional de comunicação da Igreja Metodista elaborou vídeos que orientam na transmissão pela internet dos cultos, reflexões para grupos pequenos e aulas para Escola Dominical. Por favor, acesse: http://www.metodista.org.br/como-transmitir-seu-culto-ao-vivo.

Nesses vídeos você encontrará todo suporte técnico para tanto. Além disso, produzimos algumas dicas para facilitar o seu desempenho durante as aulas. Vejamos:
1. Monte um pequeno cenário: mesa, cadeira, e o material que você utilizará durante a aula. Faça os testes de enquadramento da câmera, o ideal é que você fique no centro do vídeo. Veja o exemplo a seguir:
2. Busque estar em um ambiente silencioso para que ruídos externos não atrapalhem sua exposição.
3. Busque um local onde você esteja bem iluminado(a). A fonte de luz mais forte nunca pode estar atrás de você. Se possível, utilize alguma luminária à sua frente, para garantir que você e seu ambiente estejam bem iluminados.
4. É fundamental que exista um planejamento para que a condução da aula ocorra totalmente de forma prevista. Quanto mais planejada, mais objetiva. O ideal é que sua aula não passe de 15 minutos de exposição, caso seja um vídeo gravado previamente. No caso de uma transmissão ao vivo, não ultrapasse 30 minutos. Estenda para até 45 minutos no caso de interação da audiência.
5. Caso você opte por uma transmissão ao vivo, contemple no seu planejamento um momento específico para responder e interagir com as pessoas. Isso evita que você pare a aula o tempo todo para reagir aos comentários. Seja objetivo(a) nas suas respostas aos (às) participantes. Se possível, peça que uma pessoa lhe ajude na anotação das perguntas mais relevantes.
6. Toda a discussão deve acontecer de forma visual, portanto, é fundamental que o(a) professor(a) olhe sempre para a câmera.
7. Caso a aula seja dada em parceria, vale destacar que as falas não podem ser sobrepostas. Uma pessoa deve falar de cada vez.
8. Fale num tom de voz que o microfone consiga captar. Não grite, nem fale muito baixo. Articule bem as palavras. Tenha objetividade ao passar o conteúdo.
9. Mantenha uma postura correta quando sentado(a) ou mesmo em pé. 
10. Evite fazer movimentos que distraiam as pessoas, como por exemplo, bater com a caneta na mesa e ficar girando na cadeira, caso ela seja giratória. O ideal é não ter nada que possa interferir na atenção de quem assiste a aula.
11. Espontaneidade, planejamento, sabedoria, fé e o desejo de que esse seja um tempo de aprendizado e construção de conhecimento são ingredientes indispensáveis para uma boa aula online em tempo de isolamento social. Termine a sua aula sempre com um olhar esperançado para vida. Anunciar a mensagem libertadora do Evangelho é uma bênção e uma necessidade nesses tempos difíceis.

Que Deus nos abençoe.
Marcelo Moreira, Andreia Fernandes, Rodrigo de Britos, Sara de Paula



Marcelo Moreira, membro da Igreja Metodista de Vila Mariana, comunicador Social, radialista, mestre em educação e professor de produção audiovisual e televisiva na Universidade Metodista de São Paulo.
Andreia Fernandes, pastora na equipe de coordenação do Departamento Nacional de Escola Dominical.
Rodrigo de Britos, bacharel em mídias digitais, atua na área nacional de comunicação da Igreja Metodista.
Sara de Paula, jornalista, atua na área nacional de comunicação da Igreja Metodista.


4. Roteiro para estudo dirigido das lições da revista da Escola Dominical para juvenis, jovens e adultos

O estudo sistemático da Bíblia é parte fundamental para a nossa espiritualidade. Se não podemos nos reunir em Escola Dominical nas igrejas locais, não precisamos deixar de estudar a Bíblia e a revista, quer em família ou individualmente.

O nosso currículo de Escola Dominical é pensado para que você e sua família estudem o mesmo tema e/ou texto bíblico. Isso facilita muito o diálogo e a construção coletiva do conhecimento. Na maioria das vezes garantimos que as lições de crianças, juvenis, jovens e adultos sigam essa perspectiva.

Este roteiro foi realizado com base nas lições das revistas de Escola Dominical. Ele pode ser desenvolvido em família ou individualmente. Nossos objetivos ao criá-lo são: colaborar para que as pessoas tenham um tempo de estudo dirigido da Bíblia e da lição de Escola Dominical; incentivar a disciplina do estudo bíblico; promover a edificação espiritual.

Adaptações podem ser feitas caso o estudo seja feito a partir dos outros materiais disponibilizados pelo Departamento de Escola Dominical, citados acima.
A seguir sugerimos um passo a passo para juvenis, jovens e adultos(as):

Passo a passo:

1. Reúna o que você vai precisar para esse tempo de estudo: Bíblia (se possível, mais de uma versão), a revista de Escola Dominical, papel para anotações, caneta, dicionário de português.

2. Tenha um tempo de oração antes de começar seus estudos, agradeça a Deus por essa possibilidade e peça a Ele que lhe dê sabedoria e sensibilidade para ouvir a sua voz e reconhecer a sua vontade nesse tempo de estudo.

3. Leia o texto bíblico sugerido na lição. Destaque as palavras que mais lhe chamem a atenção. Caso haja dúvidas ou desconhecimento do significado de alguma delas, consulte o dicionário. Identifique os personagens do texto, suas falas e atuações.

4. Veja os relatos que vêm antes e depois do texto em destaque e veja se há alguma relação entre eles.

5. Leia a revista da Escola Dominical, especialmente a introdução e o Fundamento Bíblico (Em Marcha) / Fé na Bíblia (Cruz de Malta) / Na Bíblia (Flâmula Juvenil); faça as correlações com o texto bíblico lido, pense o que mais pode ser destacado no texto bíblico que não foi contemplado pela revista. Anote suas considerações.

6. Agora é hora de correlacionar as verdades do texto bíblico com a atualidade. Leia a seção Palavra que ilumina a vida (Em Marcha), Sabedoria para a vida (Cruz de Malta), Na Real (Flâmula Juvenil) cujo objetivo é ajudar a pensar como esse texto nos ensina hoje. Esse é um momento de refletir sobre a sua prática e se permitir ser desafiado(a) a mudanças de comportamento.

7. Responda as questões propostas ao final da lição.

8. Resumindo o que aprendeu: escreva um pequeno texto sobre a sua experiência de estudo. Ele pode ser um texto discursivo ou apenas em tópicos. A ideia é que seja um exercício de reflexão e pode se apoiar nas seguintes perguntas:
a. O que esse texto reafirmou para mim?
b. O que aprendi de novo?
c. No que esse estudo me desafia a mudar?

Atenção: se o estudo estiver sendo feito em grupo, ao invés de escrever, cada pessoa pode compartilhar oralmente com o grupo. Outra ideia é que você grave um vídeo e publique nas suas redes sociais com um resumo do que aprendeu.

Exclusivo para Juvenis: Reflita sobre a possibilidade de assumir os compromissos que a seção Na Prática apresenta.

9. Termine esse momento com tempo de oração. Se achar importante, escolha uma música que tenha a ver com o tema estudado para ser ouvida antes ou após a oração.

10. Cada revista traz textos bíblicos para serem lidos durante a semana, para que você reforce o que estudou. Inclua essa prática em sua devocional diária.

Material elaborado por Andreia Fernandes, pastora

5. Proposta de Atividade para crianças e pré-adolescentes

Aqui você encontra um exemplo de atividade que pode acontecer a partir da primeira lição da Revista Tempo de Aprender (Coleção Bem-Te-Vi), edição 2020 – 1º semestre. Baixe o material em http://www.metodista.org.br/novo-tema-viver-com-fe-e-sabedoria.

Tema: Viver com fé e sabedoria (Estudo 1)

Converse sobre a Bíblia: A Bíblia é um livro muito especial. Nela encontramos muitos ensinamentos. Em dias assim como estes que estamos vivendo, de muitas preocupações e algumas pessoas até com medo do coronavírus, precisamos ter fé e sabedoria. Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares são os nomes dos livros da Bíblia que trazem muitos conselhos e mandamentos que nos ajudam a viver com sabedoria.

Assista com a criança o vídeo Viver com fé e sabedoria, do programa Pra quem gosta de história, que faz um destaque para alguns dos ensinamentos que podemos encontrar nos livros de Salmos, Provérbios e Eclesiastes. Acesse o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=yshqRSrLspg&feature=youtu.be_

Depois de assistir o vídeo, peça para a criança escolher um dos ensinamentos para a confecção de marcadores de Bíblia. (Disponibilize alguns materiais para isso como papel cartão ou cartolina, canetinhas, lápis de cor, adesivos).

Pergunte para a criança o que ela sabe sobre o coronavírus e, também, quais são as suas dúvidas. Pesquise junto com ela as respostas para as dúvidas. Depois, orem pedindo a Deus sabedoria e ajuda para fazer tudo o que precisamos para cuidar da nossa saúde e enfrentar este difícil tempo.

Esperamos que este material ajude a garantir um tempo de edificação para sua igreja. Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades que vamos postar a cada semana. Confiantes na graça e no amor de Jesus Cristo nos despedimos, sabendo que o Senhor da vida, que venceu a morte, cuida de nós.

Com afeto e esperança,
Equipe do Departamento Nacional de Escola Dominical


Revisão: Mauren Julião
20 de março de 2020


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Upper Room terá escritório central da América Latina em Buenos Aires

A Junta Geral de Ministérios Globais, que têm parceiros e projetos em mais de 125 países, está estrategicamente movendo-se de um estilo centralizado de operações a um com escritórios alinhados na África, Ásia, e América Latina. Confira os detalhes da informação!

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães