Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 19/03/2020

Como transmitir seu culto ao vivo

Como fazer uma transmissão ao vivo?

Confira abaixo as orientações produzidas pela pessoa responsável pelo audiovisual da área nacional da Igreja Metodista, Rodrigo de Britos, para auxiliar você e sua Igreja na realização de transmissões ao vivo.

As orientações vão desde a possibilidade de transmitir usando apenas um celular e boa internet, até orientações técnicas para aperfeiçoar a qualidade das transmissões da sua comunidade de fé, usando programas e recursos acessíveis.

Onde transmitir e por quê?

As orientações abaixo contemplam as três redes sociais principais, mais usadas para realizar transmissões ao vivo hoje: Instagram, Facebook e Youtube. Faça a análise e defina qual é a melhor opção para você. Considere especialmente em qual das redes a sua igreja tem mais público (curtidas, seguidores ou inscritos). Lembre-se que você pode escolher uma das três, e divulgar o link de transmissão nas outras e no Whatsapp para que todos/as possam acessar com facilidade. Cada plataforma tem suas características. Veja:

Instagram: uma rede social com foco em fotografia, mas com recursos de vídeo. A rede social em ascensão é a favorita dos jovens, e as transmissões são feitas em formato vertical (de pé), então é necessário criar um bom enquadramento nessa posição. Quem te segue, será avisado/a que a transmissão começou.

Facebook: ainda é a maior rede social do Brasil, e a favorita dos adultos e do público de mais idade. Assim como no Instagram, a transmissão deve ser feita vertical (com o celular em pé). O seu público também vai ser avisado, e normalmente, não é possível assistir na TV.

Youtube: nessa lista, é a mais indicada para ser assistida pela televisão ou com uma boa qualidade no computador. Infelizmente é necessário que a igreja tenha no mínimo 1 mil inscritos/as no canal para realizar a transmissão apenas com o celular, o que impossibilita para muitas igrejas, mas se existir a possibilidade para a sua comunidade de fé, entendemos que é a opção mais profissional.

Em todas as redes é possível que o público interaja com quem está transmitindo. Fique de olho nessa interação, pois as pessoas podem falar se o som está ruim, ou se há algum problema na imagem.

Como transmitir

Escolha abaixo quais recursos mais se adaptam a realidade da sua igreja. Se você conta com um celular, ótimo. Faça a transmissão de forma básica. No caso da sua igreja já ter investido um pouco mais nessa área, e possuir alguns equipamentos e pessoas voluntárias para manuseá-los, confira as opções intermediária e avançada. Cada opção tem um vídeo para te ajudar, e no caso da opção básica, tem um documento com orientações técnicas disponível.
 


Básica

Equipamentos necessários:

1 celular
Internet de qualidade (preferencialmente wi-fi)

Assista o tutorial: 


Intermediária

Equipamentos necessários:

1 Notebook
Conexão do Notebook com mesa de som
Internet de qualidade (preferencialmente wi-fi)

Baixe a apresentação usada no tutorial abaixo aqui.

Assista o tutorial:


Avançada

Equipamentos necessários:

Multicâmeras (mais de uma câmera)
1 Notebook

Nessa opção avançada você também aprenderá:
Configuração do programa OBS Studio
Criando Cenas
Transmitindo
Captação do áudio digital
Informações sobre o vídeos, letra do hino, etc.

Leia aqui o documento com orientações técnicas aqui.
Baixe a apresentação utilizada no tutorial abaixo aqui.

Assista o tutorial: 


Tirando dúvidas

Ficou com dúvidas? Confira se elas foram respondidas no vídeo feito para responder algumas das questões que recebemos.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre como fazer uma transmissão ao vivo na sua Igreja Metodista Local, escreva para comunicacao@metodista.org.br

 


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Pessoas que trabalham com crianças se reúnem em evento nacional para capacitação

Até quem trabalha a mais de 30 anos com o ministério infantil na igreja local veio buscar capacitação. “Sempre participei dos encontros regionais, mas dessa vez meu desejo foi vir no encontro nacional em busca de aprimorar cada vez mais”, disse Sonia Regina Silveira da 1ª Região Eclesiástica.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Ganhe descontos nas assinaturas do no Cenáculo e brindes com esta Credencial. Saiba mais!

O no Cenáculo, um dos selos da Angular Editora, estará participando da IV Feira Literária Internacional Cristã, a FLIC, e está presenteando você com uma Credencial que lhe dará o direito de um desconto em assinaturas no Guia de Encontro Diário com Deus - o no cenáculo, além dos brindes que você irá receber.

Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Instituição Metodista é referência em educação especial

Escola promove inclusão de estudantes com deficiência intelectual

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Novo ciclo do Expositor Cristão

A Igreja Metodista no Brasil é uma das pioneiras na comunicação cristã, sendo a detentora do único jornal evangélico, fundado por missionários no século 19 ainda em atividade: o Expositor Cristão. Ao longo dos 128 anos de história, o jornal já passou por dezenas de modificações gráficas e estruturais. Houve sempre a preocupação de atualizar e aprimorar o trabalho desenvolvido. fonte: Marcelo Ramiro /