Publicado por Sara de Paula em Geral, Liturgia, Escola Dominical - 28/11/2017

Liturgia: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 

No dia 3 de dezembro celebramos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi proposta pela Organização das Nações Unidas em 1992 com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da inclusão e mobilizar a defesa da igualdade. Em 2016, durante o 20º Concílio Geral da Igreja Metodista no Brasil (IM), aprovou-se a criação da Pastoral da Inclusão, que trata exatamente do trabalho de acolher e incluir pessoas com deficiência. 

Em seu pronunciamento, o Bispo Luiz Vergílio, presidente do Colégio Episcopal da IM, defende que a pastoral está voltada para práticas educacionais e pastorais que atendam a demanda de pessoas que tem necessidades especiais, e que precisam ser integradas às nossas comunidades. "Que as nossas igrejas sejam locais onde as pessoas que precisam de uma atenção especial, que estão necessitando de um olhar especial, sejam integradas e sejam parte da nossa família", afirma o presidente. 

Assista ao conteúdo completo: 

Liturgia

Para incentivar o trabalho de todas as igrejas espalhadas pelo país, o Departamento Nacional de Escola Dominical em parceria com a Pastoral de Inclusão, publicam hoje uma liturgia desenvolvida especialmente para o dia 3 de dezembro, domingo. No programa construído pela pessoa de referência da pastoral, Pastor Enoque Rodrigo de Oliveira Leite, o momento de acolhida já explica a motivação para o culto: 

"É uma oportunidade importante para refletirmos sobre as dificuldades que as pessoas com deficiência ainda enfrentam e como podemos atuar para promover, cada vez mais, a inclusão deles e delas em todos os espaços. Hoje, convidamos a todos e todas, para refletirmos sobre a falta de ação missionária junto as pessoas com deficiência, e a valorizarmos a sua participação na comunidade."

O Departamento de Escola Dominical disponibiliza ainda o texto de apoio, publicado na edição do 2º semestre de 2015 da Revista Crescer. O conteúdo intitulado "Comunidade Terapêutica para Famílias com Crianças com Deficiência" traz sugestões de como trabalhar com a criança com deficiência nos rituais litúrgicos. 

O Jornal Expositor Cristão de novembro também trouxe o tema em sua última edição. Leia a matéria "Os/as invisíveis: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência" publicada no EC de novembro.

Os materiais estão disponíveis abaixo: 

Comunidade terapêutica para famílias com crianças com deficiência

Liturgia do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 28.02.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães