Publicado por Sara de Paula em Geral, Liturgia - 22/03/2019

Sugestão de celebração para o Dia Mundial da Água


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LITURGIA EM .PDF
BAIXE A APRESENTAÇÃO

 

Prelúdio

[compor o altar com potes e jarras transparentes, e de diferentes tamanhos. Durante o prelúdio, pessoas de várias idades levarão água para enchê-los].

Acolhida

- Saudar as pessoas

- Dirigente: Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. Mais do que um dia para celebrar esse dom de Deus, é um dia para rememorar o que o ser humano tem feito com esse recurso tão preciso e raro que possuímos. Trazer a água como tema de um culto, em tempo de quaresma, é convidar a comunidade a pensar seu compromisso com a natureza, criação divina e, em especial com água, para que todas as pessoas tenham acesso a esse direito humano. Assim, neste culto, celebraremos a Deus-Criador e firmaremos o nosso compromisso de responsabilidade com a preservação da criação e, especialmente, da água.

Adoração

- Leitura Bíblica: Gênesis 1.1-2.1-3

¯ Cântico do Hino nº 120 (HE). Disponível em: http://www.hinarioevangelico.com/2009/06/120-um-hino-ao-senhor.html

- Leitura da Pastoral “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão, cuidam do meio ambiente”:

“A criação é fundamento tão importante que nosso quadrilátero wesleyano a coloca como uma das bases de interpretação da Bíblia. Com referências nos diversos textos em que a natureza é proclamadora dos feitos de Deus, a Bíblia nos leva ao deslumbramento. Deslumbrar-se com a criação é abrir o espaço para o sobrenatural de Deus, pelo reconhecimento de sua capacidade criativa. A natureza é geradora de assombro, encontro e maravilhamento por Deus. Ele é uma fonte de fé, pois a fé possui uma dimensão de admirar este Deus, cujo poder gera céus, terra e biodiversidade tão imponentes.” (IGREJA METODISTA. Discípulas e discípulos nos caminhos da missão, cuidam do meio ambiente. São Paulo: Angular Editora, 2019, p.10).

[enquanto a leitura acontece, passar imagens sobre a natureza, busque paisagens naturais as mais diversas possíveis. O arquivo em ppt está disponível no site. As imagens foram extraídas do site pixbay.com]

- Convide a comunidade a expressar seu “deslumbramento” por meio de frases de adoração ao nosso Deus, Criador e Sustentador da vida.

- Cântico: Deus criou a natureza (Tradução: Simei Monteiro)

Confissão

- Chamado à confissão: Salmo 115.16; Isaías 41.17:

“Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a Ele aos filhos dos homens.”

[após ler o texto bíblico, fazer a seguinte pergunta: e o que fazemos com o planeta terra? E o que faremos com ele?]

- Leitura da pastoral “Discípulas e discípulos nos caminhos da missão, cuidam do meio ambiente”:

A poetisa portuguesa Sophia Andresen escreveu: “A civilização em que estamos é tão errada, que nela o pensamento se desligou da mão”. Ela dá o exemplo de um rei antigo que construía seus próprios barcos e sabia arar a terra. Sua premissa é a de que uma pessoa que exerce a liderança, mas sabe realizar a tarefa pedida, é alguém mais humano, mais conectado. O pensamento desligado da mão pode abrir espaços para o desumano e para o tirânico. É preciso integrar o ser humano em si mesmo para que a natureza seja integrada à nossa visão de humanidade” (IGREJA METODISTA. Discípulas e discípulos nos caminhos da missão, cuidam do meio ambiente. São Paulo: Angular Editora, 2019, p.11).

[enquanto a leitura acontece, passar imagens sobre a natureza, busque paisagens naturais as mais diversas possíveis. O arquivo em ppt está disponível no site. As imagens foram extraídas do site pixbay.com e freepik.com.br]

O que o pensamento desligado da mão tem feito com a água do planeta?

[Nesse momento, convide algumas pessoas para lerem as estatísticas sobre a água no planeta. Ver dados no anexo, disponível, também no slide desta liturgia]

- Palavra de Esperança: Isaías 55.1-3

- Passar o vídeo produzido pela Sede Nacional da Igreja Metodista. Disponível em: http://bit.ly/liturgia_dia_da_agua

Louvor

[A missionária metodista Simei Monteiro, a pedido do Departamento Nacional de Escola Dominical, organizou uma série de cânticos com temas ligados à água e à natureza. Os cânticos dessa liturgia já fazem parte dessa seleção. Para conhecer acesse: http://metodista.org.br/musicas-sobre-meio-ambiente]


- A Terra Semeamos

Letra: Matthias Claudius (1740-1815); tradutor: Henry Maxwell Wright, através do inglês, 1898. Adapt. Simei Monteiro, 2019;
Música: Simei Monteiro, 2019, Arr. Marcio Roberto Lisboa, 2019).
 

- Torrente.

Letra (baseado em Isaías 58.11) & música: Simei Monteiro.
 


- Água Pura.

Letra & música: Neusa Cezar
 


- A água.

Letra: Simei Monteiro; Música: Albete Correia; Acompanhamento: Marcio Roberto Lisboa, 2013)
 
PARTITURAS E .MID PARTITURAS E .MID PARTITURAS E .MID PARTITURAS E .MID


- Oração de gratidão [convide alguma criança para fazer esse momento]

- Ofertório: enquanto recolhe a oferta, cantar a 1ª estrofe da música A ÁGUA (Letra: Simei Monteiro; Música: Albete Correia; Acompanhamento: Marcio Roberto Lisboa, 2013)

Edificação

[A ONG Diaconia possui um material com estudos bíblicos sobre a água que podem servir de inspiração para quem fará a pregação. Acesse: https://issuu.com/diaconiabrasil/docs/aguas_sagradas_adultos_curvas ]

 

Dedicação e Envio

Dirigente: Mesmo sabendo que boa parte da água é consumida pelas grandes indústrias para a produção desenfreada e irresponsável de bens de consumo, mesmo sabendo que boa parte da água é desperdiçada por falta de políticas públicas que garantam uma boa infraestrutura de distribuição de água e saneamento básico para a população. Convidamos cada um, cada uma, a um compromisso pessoal para eliminar o desperdício de água e reduzir o consumo.

 [Convide pessoas para ler algumas ações que podem colaborar para redução do consumo e eliminação do desperdício da água. Após a leitura convide cada pessoa a fazer seu compromisso pessoal com Deus em relação a esse tema. Ver anexo algumas sugestões, também disponíveis no slide dessa liturgia].

Oração Final

Bênção

Que a bênção do Deus Criador da água, inunde o nosso viver.

Que o amor de Jesus Cristo, água da vida, sacie o seu ser.

Que a força do Espirito Santo, que pairava sobre as águas, nos use para saciar a sede de quem precisa, hoje e sempre. Amém.

[Andreia Fernandes]

 

Liturgia elaborada pelo Departamento Nacional de Escola Dominical

 

1. Algumas estatísticas sobre a água no planeta

  1. Cerca de 748 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a uma fonte segura de água potável. No Brasil, 83,5% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada e são quase 35 milhões de brasileiros sem o acesso a este serviço básico.
     
  2. Quase 2/5 da população mundial não tem acesso ao saneamento básico adequado.
     
  3. Até 2025, dois terços da população mundial pode ser afetada pelas condições críticas de água. Nessas regiões, mulheres e crianças são as mais afetadas. No Brasil, em 2016, 1 em cada 7 mulheres brasileiras não tinha acesso à água e 14,3% das crianças e dos adolescentes não têm acesso à água.
     
  4. 6 km. Essa é a distância que mulheres e meninas percorrem em média nas localidades rurais para buscar água nas regiões mais sedentas do mundo. E voltam carregando mais de 20 litros.
     
  5. A cada 20 segundos, uma criança morre de doenças diarreicas, em grande parte evitáveis por meio de saneamento adequado, melhor higiene e acesso a água segura. Por ano, 1,5 milhão de crianças morrem do mesmo problema. No Brasil, 7,5% das crianças e dos adolescentes têm água em casa, mas não é filtrada ou procedente de fonte segura; 6,8% das crianças e dos adolescentes não contam com sistema de água dentro de suas casas.
     
  6. A demanda por água para a fabricação de bens de consumo deverá crescer 400 por cento até 2050 (em relação os índices de 2000).
     
  7. De acordo com a ONU, cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene. Em média, um americano consome 540 litros de água por dia. Na maioria dos países da Europa, o uso médio varia de 200 a 300 litros por pessoa, contra uma média de 15 litros em países como Moçambique.
     
  8. No Brasil: o consumo médio de água no país é de 154,1 litros por habitante ao dia. Em 2016, os consumos apresentam variações regionais de 112,5 l/hab.dia no Nordeste a 179,7 l/hab.dia no Sudeste.
     
  9. No Brasil: Norte, 57,49% da população é abastecida com água tratada; Nordeste: 73,25% da população; Sudeste abastece 91,25% da população com água tratada; Sul,
     
  10. O índice de atendimento total de água é de 89,68%; Centro-Oeste, abastece 90,13% da população com água tratada.

Fonte das pesquisas:

- Relatório Mundial de Recursos Hídricos 2015 [http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/environment/wwdr/];

- Reportagem publicada em 2016 em [https://exame.abril.com.br/mundo/20-numeros-alarmantes-sobre-a-agua-no-mundo/]

- Instituto Trata Brasil [http://www.tratabrasil.org.br/saneamento/principais-estatisticas/no-brasil/agua].

 

2. Sugestões para redução do consumo e eliminação do desperdício da água:

  1. Tome banhos mais curtos;
  2. Feche o chuveiro enquanto se ensaboa;
  3. Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes;
  4. Se preocupe em identificar e consertar os vazamentos na sua casa, trabalho, escola e igreja;
  5. Use a descarga com consciência;
  6. Limpe o excesso de comida antes de lavar a louça;
  7. Utilize a máquina de lavar roupas desde que tenha um montante considerável de roupa para lavar.
  8. Não lave calçadas;
  9. Evite utilizar mangueiras para lavar algo, prefira baldes.
  10. Cuide da caixa d’água.
  11. Reaproveite água, aposte nos sistemas de reutilização.
  12. Colete água da chuva.

 

3. Pastoral Discípulas e discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente. Acesse: http://www.metodista.org.br/arquivos/v/cartas-pastorais


Posts relacionados