Publicado por Sara de Paula em Geral, Liturgia - 10/12/2019

Liturgia para o culto de natal - A boa nova do céu

LITURGIA PARA O CULTO DE NATAL
NATAL: A BOA NOVA DO CÉU
Clique aqui para baixar em .pdf

 

  • Prelúdio: Natal do Menino Deus[1] (um grupo de crianças pode cantar a música, enquanto outras crianças montam o cenário do nascimento de Jesus, colocando bonecos de pano para representar José, Maria e o menino Jesus junto a uma manjedoura)
  • Acolhida pelo(a) dirigente: Leitura Bíblica do Salmo 134.1,2

Bendigam o Senhor, todos vocês, servos do Senhor, que se encontram na Casa do Senhor nas horas da noite. Levantem as mãos para o santuário e bendigam o Senhor.”

ADORAÇÃO

Dirigente: Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam os seus rebanhos durante as vigílias da noite. E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.

Congregação: O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto servirá a vocês de sinal: vocês encontrarão uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.

Dirigente: E, de repente, apareceu com o anjo uma multidão do exército celestial, louvando a Deus e dizendo:

Todos(as): “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.”

  • (sugestões)

-Natal (Hino 11 do Hinário Evangélico - https://www.hinarioevangelico.com/2009/12/011-natal.html)

-A Ele a Glória (https://www.cifraclub.com.br/diante-do-trono/a-ele-gloria/)

-Glória ao Teu nome (https://www.letras.mus.br/aline-barros/119544/)

 

CONFISSÃO

 

  • Leitura Bíblica:  Lucas 2.4-7

José também saiu da Galileia, da cidade de Nazaré, e foi para a Judeia, até a cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, chegou o tempo de ela ter a criança. Então Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Há lugar para o que em nosso coração? O que tem sido prioridade em nossa vida? Há lugar para Jesus? Há lugar para o Salvador?

Confessemos ao Senhor se temos preenchido nosso coração com tantas coisas vãs e passageiras. Confessemos ao Senhor se a correria e agitação da vida nos fazem esquecer de quem deve ocupar o primeiro lugar em nosso coração.

Se Jesus não tem encontrado lugar em nossa vida, é tempo de se arrepender, confessar e buscar o Seu perdão, dizendo: Jesus, toma o Teu lugar!

LOUVOR

  • ADVENTO – 5ª vela

Litania: A Luz da vida (Isaias 60.1,2; Salmo 18.28; 2 Coríntios 4.6; João 8.12)

Mulheres: Levante-se, resplandeça, porque já vem a sua luz, e a glória do Senhor está raiando sobre você.

Homens: Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão envolve os povos; mas sobre você aparece resplandecente o Senhor, e a sua glória já está brilhando sobre você.

Mulheres: Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o Senhor, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas.

Homens: Porque Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Jesus Cristo.

Todos(as): Jesus lhes falou, dizendo: — Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

 

Dirigente: Ao acendermos a quinta vela do Advento, reafirmamos a nossa fé e a nossa esperança em Jesus, a luz que resplandeceu e nos tirou das trevas. Luz que ilumina a nossa vida e brilha em nosso coração.

(Convidar uma família ou uma criança para acender a 5ª vela do Advento, enquanto a comunidade canta um dos cânticos sugeridos abaixo.)

Cântico (sugestões)

-Vim para adorar-te (https://www.cifraclub.com.br/adoracao-e-adoradores/vim-para-adorar-te/)

-Brilha Jesus (https://www.cifraclub.com.br/vencedores-por-cristo/brilha-jesus/)

-Nasce Jesus (Hino n° 20 do Hinário Evangélico- https://www.hinarioevangelico.com/2011/12/020-nasce-jesus.html)

 

  • PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS - “A criação louva o Salvador”[2]
  • Momento de Ofertório
  • Cânticos de louvor

 

EDIFICAÇÃO

  • Texto Bíblico

Sugestão de texto: Lucas 2.15-18 - “A Boa notícia precisa ser contada”

Quando os anjos se afastaram deles e voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: — Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram depressa e encontraram Maria e José, e a criança deitada na manjedoura. E, vendo isso, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino. Todos os que ouviram se admiraram das coisas relatadas pelos pastores.

 

DEDICAÇÃO

Dirigente: A criação participou do anúncio da boa notícia: Nasceu o Salvador! Dediquemos a nossa vida, nossos dons e talentos para também anunciar a boa nova que veio dos céus: Nasceu o Bom Salvador!

 

 

  • Benção

Que a benção de Deus Pai, que resplandeceu em nosso coração.

Que a benção de Deus Filho, luz que ilumina a nossa vida.

Que a benção de Deus Espírito, que nos ajuda a ser luz neste mundo.

Permaneça conosco neste natal e em todos os dias de nossa vida. Amém.

 

[Convide as irmãs e os irmãos a se cumprimentarem desejando um Feliz Natal]

 

Liturgia elaborada por Rosiléia Flausino Dias Araujo
Departamento Nacional de Escola Dominical

BAIXE TAMBÉM A SUGESTÃO DE PROGRAMA PARA CRIANÇAS


A CRIAÇÃO LOUVA O SALVADOR


 


[1] Natal do Menino Deus (CD Evangelho, Convite pra paz. faixa n° 13. DNTC - http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas

[2] Sugestão da Apresentação de Natal com as crianças anexa a este programa.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 03.09.2021

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães