Publicado por Sara de Paula em Geral - 18/11/2020

Liturgia para o Dia de Ação de Graças 2020

gracas-266-800x568.jpg

GRAÇAS DAMOS PELA VIDA!
Clique aqui para baixar a liturgia em PDF

(Esta é uma sugestão de liturgia para o culto presencial. Incluímos algumas observações a fim de que possa ser adaptada para o culto virtual.)

Acolhida: Convidamos a todos e todas para celebrarmos com gratidão e alegria ao Nosso Deus, que é a fonte da vida. Ele nos criou, nos deu o folego de vida e tem nos sustentado, ensinando-nos a preservar o bem mais precioso que temos – a vida!


ADORAÇÃO - Deus: Criador e Sustentador da vida.

LITANIA DE ADORAÇÃO:

(Gênesis 1.20-21; 24-27; Salmo 106.1a; Atos 17.25b; Jó 33.4; Gênesis 2.7; Salmo 150.6; Salmo 145.10a;21b)

(Culto virtual: Antecipadamente, convide um irmão ou irmã para fazer a leitura da litania com o(a) dirigente do culto, a tela ficará dividida entre o(a) dirigente e o convidado ou convidada.)

Dirigente: E Deus disse: - Que as águas sejam povoadas de enxames de seres vivos; e as aves voem sobre a terra, sob o firmamento dos céus. Assim Deus criou as grandes criaturas marinhas e todos os seres vivos que se movem, os quais povoam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E Deus viu que isso era bom.

Congregação: E Deus disse: - Que a terra produza seres vivos, conforme a sua espécie: animais domésticos, animais que rastejam e animais selvagens, segundo a sua espécie. E assim aconteceu. E Deus fez os animais selvagens, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os animais que rastejam sobre a terra, segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.

Dirigente: E Deus disse: - Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam pela terra. Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Congregação: Aleluia! Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom, pois Ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais.

Dirigente: O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.

Congregação: O Senhor Deus formou o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Dirigente: Todo ser que respira louve o Senhor. Aleluia!

Todos e Todas: Todas as tuas obras te renderão graças, Senhor. Que todos os seres vivos louvem o seu santo nome para todo o sempre.

 

Oração de adoração

1 Cântico (sugestões)

-Um hino ao Senhor (Hino 120 do H.E. https://www.hinarioevangelico.com/2009/06/120-um-hino-ao-senhor.html)

-Glória a trindade (Hino 129 do H.E.  https://www.hinarioevangelico.com/2009/06/129-gloria-trindade.html)

-Consagração (https://www.letras.com.br/aline-barros/consagracao)

-Aclame ao Senhor (https://www.letras.mus.br/diante-do-trono/45465/)

(Culto virtual: Convide antecipadamente um(a) integrante do ministério de louvor para participar cantando um dos cânticos sugeridos nesta liturgia ou outro escolhido pelo convidado ou convidada.)


CONFISSÃO – A vida vale muito mais!

Leitura Bíblica: Lucas 12.13-23

Dirigente: Ao ensinar sobre o valor da vida, Jesus diz duas frases muito importantes: “a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem” e “a vida é mais do que o alimento”. Essas afirmações de Jesus nos ajudam a compreender que a vida é mais preciosa do que qualquer coisa que possamos ter. Neste tempo de ação de graças, podemos ser levados a atentar apenas nos bens que temos recebido e condicionarmos nossa gratidão a Deus apenas ao que Ele nos tem dado. O Senhor nos ensina a valorizarmos a vida, nossa e de todas as pessoas. Ainda vivemos um tempo de pandemia por conta do Corona vírus, muitas famílias têm perdido seus(suas) ente queridos(as), e nós não podemos nos esquecer que precisamos trabalhar sempre em favor da preservação da vida de todos e todas. Que neste tempo de confissão, possamos refletir e confessar ao Senhor, se temos nos ocupado e preocupado mais com os bens materiais do que em cuidar e preservar a vida.

Oração de confissão

Palavra de Esperança:

Observem os corvos, que não semeiam, não colhem, não têm despensa nem celeiros; contudo, Deus os sustenta. Vocês valem muito mais do que as aves! (Lucas 12.24)


LOUVOR – Cantarei ao Senhor, enquanto eu viver!

Cânticos (sugestões)

-Louvor (Hino 138 do H.E. https://www.hinarioevangelico.com/2009/06/138-louvor.html)

-Grata Memória (Hino 133 do H.E. https://www.hinarioevangelico.com/2009/06/133-grata-memoria.html)

-Te agradeço (https://www.letras.mus.br/diante-do-trono/432327/)

-Seja engrandecido (https://www.letras.mus.br/asaph-borba/172316/)

-Ousado amor (https://www.letras.mus.br/isaias-saad/ousado-amor/)

-Vida Feliz (CD Todas as crianças são nossas crianças. Disponível em: http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas. Se desejar, no culto virtual, utilize o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8GJLrEzUgos)

(Culto virtual: Convide antecipadamente um(a) integrante do ministério de louvor para participar cantando dois cânticos entre os sugeridos nesta liturgia ou outros a escolha do convidado ou convidada.)

Ofertório (consagração de dízimos e ofertas)

-Nossa oferta (CD Todas as crianças são nossas crianças. Disponível em:   https://www.youtube.com/watch?v=TArcrTQJ5EU e http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas )


EDIFICAÇÃO

Reflexão pastoral alusiva ao Dia de Ação de Graças


DEDICAÇÃO – Contar a vida, para ter sabedoria!

Leitura Bíblica: Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. (Salmo 90.12)

Dirigente: O salmo 90 fala sobre a eternidade de Deus e a brevidade da vida humana. E porque tudo passa rapidamente, somos convidados(as) a “contar os nossos dias” olhando para Aquele que é eterno.  Porque a vida é breve, é preciso vive-la com sabedoria, confiando que Deus é o nosso refúgio e que por Sua bondade e misericórdia, nos sustenta a cada manhã.

Dinâmica: “CONTAR OS DIAS” (para ser realizada no culto presencial)

Na dinâmica simples da matemática, temos as 4 operações (adição, subtração, divisão e multiplicação). Convide as pessoas presentes a escolherem uma dessas operações associando com algo pertinente à vida completando a seguinte frase: “Para viver a vida com sabedoria é preciso aprender a....”)

Exemplos:

Para viver a vida com sabedoria é preciso aprender a adicionar confiança em Deus.

Para viver a vida com sabedoria é preciso aprender a subtrair ressentimentos.

Para viver a vida com sabedoria é preciso aprender a dividir o que temos recebido do Senhor.

Para viver a vida com sabedoria é preciso aprender a multiplicar o respeito e a tolerância.

Cântico final:

A cada manhã (https://www.letras.mus.br/asaph-borba/280423/)

-Oração final

-Benção

Liturgia elaborada por Rosiléia Flausino Dias Araujo
Departamento Nacional de Escola Dominical


Leia tambémAonde estão as sementes? - Um texto inspirado na Parábola do Semeador para esse Dia de Ação de Graças. Clique aqui.

Confira a lição "Oba, é dia de festa", para aplicar com as crianças no Dia de Ação de Graças. 


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Culto Azul - Conscientização do Autismo

  A Igreja Metodista em parceria com o Projeto Autismo na Igreja, do Pastor Glauco Ferreira, convida a todas as Regiões Eclesiásticas e Igrejas locais a participarem conosco desta iniciativa que apoia a Igreja para todos.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães