Publicado por Sara de Paula em Geral, Liturgia | 03/08/2018 às 13:23:53


Liturgia para o Dia dos Pais


O Departamento Nacional de Escola Dominical disponibiliza mais uma sugestão de liturgia, dessa vez para te auxiliar na celebração do Dia dos Pais de sua igreja local. O material abaixo traz uma programação especial e conta com as orientações para a dramatização "NAS PEGADAS DE MEU PAI"

Abaixo você encontra mais uma sugestão, também prduzida pelo Departamento Nacinal de Escola Dominical e usada pela Sede Nacinoal na celebração da data. Esta opção de liturgia foi organizada a partir de 4 episódios bíblicos. Cada episódio, é uma dramatização da experiência vivida por um pai e filhos/filha,  e cada um deles é destacado/a por algumas palavras que marcam o momento do culto. Junto da sugestão, disponibilizamos slides que podem ser utilizados para a sequência do culto. 

.

LITURGIA PARA O DIA DOS PAIS
Nas pegadas de meu pai

(Faça download em PDF)

ACOLHIMENTO

Dirigente: “porque, por ele (Jesus), ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,” (Efésios 2.18,19)

Com alegria, acolhemos e saudamos a família de Deus, que se reúne para adorar à Jesus, pois Ele nos deu completo acesso ao Pai. Adoremos ao Nosso Deus, que nos tem recebido como filhos e filhas.

ADORAÇÃO

Dirigente: Leitura Bíblica do Salmo 89.26

“Ele me invocará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus e a rocha da minha salvação.”

-Orações de adoração (convidar 2 ou 3 irmãos(as) da comunidade)

-Cânticos: (sugestões)

-Ao Deus de Abrão (n° 105 – Hinário Evangélico - http://www.hinarioevangelico.com/2009/05/105-ao-deus-de-abrao.html) )

-Jesus em Tua presença (www.cifraclub.com.br/asaph-borba/jesus-em-tua-presenca/)

-Pai de amor (www.cifraclub.com.br/vencedores-por-cristo/pai-de-amor/)

-Somos convidados (https://www.youtube.com/watch?v=tKmZilUu0pA)

CONFISSÃO

Dirigente: Leitura do Texto Bíblico de Salmo 103.8-14

Confiamos em Deus, que é misericordioso e compassivo, que não nos trata segundo os nossos pecados. Como um pai que se compadece de seus filhos e filhas, assim é o Nosso Deus.

Assim pois, com fé, nos acheguemos ao trono da graça, na certeza de que temos um sumo-sacerdote que se compadece de nossas fraquezas e confessemos nossos pecados.

-Oração de confissão

-Palavra de Esperança

Leitura do Texto Bíblico de Salmo 103.3e4

LOUVOR

LITANIA DE LOUVOR: ABA, PAI!

(Leitura responsiva que pode ser feita entre o dirigente e a congregação)

Aba, é uma palavra aramaica que significa “pai”, ela expressa o sentido íntimo do relacionamento entre pai e filho(a). Aba Pai, é literalmente “Pai, Pai”. No Getsêmani, foi assim que Jesus orou: Aba Pai!

“E dizia: Aba Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres. (Marcos 14.36)

Por causa do Seu grande amor para conosco, Deus nos acolhe como Pai, e nos chama de filhos e filhas.

serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso (2 Coríntios 6.18)

Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus.  (I João 3.1)

E porque somos filhos e filhas, Deus nos enviou o Espírito de Seu Filho, e por meio dEle é que também clamamos: Aba Pai.

E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de Seu Filho, que clama: Aba, pai! (Gálatas 4.6)

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. Romanos 8.15

Aleluia! Todo o ser que respira louve ao Senhor! Louvemos com alegria, pois não recebemos espirito de escravidão, mas de adoção, e podemos dizer: Aba Pai! Somos da família de Deus!

-Cânticos de louvor com a congregação

-Sugestão de cânticos para as crianças participarem do louvor:

-Ação de graças (CD Pelas mãos de uma criança, faixa n° 13 – DNTC)

-Xote da família (CD Todas as crianças são nossas crianças, faixa n° 11 – DNTC)

(músicas disponíveis em: http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas)

-Ofertório

(Convidar as crianças para participarem deste momento, sugerimos o cântico “Nossa oferta”[1] para a dedicação dos dízimos e ofertas)

HOMENAGENS AOS PAPAIS

Dirigente:

Neste momento de celebração e louvor, expressamos nossa gratidão a Deus pela família, e de forma especial pelos pais, não nos esquecendo de agradecer também por aqueles que assumiram a função de pais em nossa vida. Agradecemos por esses homens de valor que nos ajudam, nos ensinam, nos repreendem, brincam conosco, nos amam, sendo presentes em nossa vida.

(veja algumas sugestões neste programa)

[Observação ao dirigente: Lembre-se: há pessoas que não tem mais seus pais consigo, convide-as a louvarem a Deus pela benção de terem tido pais companheiros; há pessoas que não tiveram/tem bons relacionamentos com seus pais, ou até mesmo não os conheceram, convide-as a identificarem pessoas em suas vidas que assumiram a função paterna. Nessa celebração procure considerar todas as situações e incluir todas as pessoas].

EDIFICAÇÃO

Sugestão:

Realizar a dramatização sugerida neste programa “NAS PEGADAS DE MEU PAI” afim de cooperar com a ministração da palavra, ressaltando a importância do exemplo dos pais na vida de seus filhos e filhas. O texto bíblico pode ser escolhido pelo pastor(a).

DEDICAÇÃO

Convidar os pais para um momento de intercessão no altar. Convidar um filho ou filha para orar pelos pais, se for possível inclua as crianças para orar nesse momento. O Pastor ou Pastora finaliza o momento abençoando as famílias.

BENÇÃO CANTADA

Benção[2]

Que a benção de Deus, nosso Pai

Que a benção de Deus, o Filho Jesus

Que a benção de Deus, Espirito Santo

Seja com todos nós. Amém.

Seja com todas nós!

(Neusa Cesar)

 

Liturgia elaborada por Rosiléia Dias Araujo
 Departamento Nacional de Escola Dominical

BAIXE AQUI A LITURGIA COMPLETA COM A DRAMATIZAÇÃO EM PDF


[1] CD Todas as crianças são nossas crianças, faixa n° 20 – DNTC

[2] CD Sombra Amiga & Água Pura, faixa n° 31 – PSAF – Disponível em: http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas

 

LITURGIA PARA O DIA DOS PAIS
Quatro histórias

Liturgia Apresentação

 


Tags: sem tags no momento!