Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação - 16/09/2015

Material de apoio para celebrar os 246 anos da Escola Dominical no 3º domingo de setembro

 
A Escola Dominical irá completar 246 anos no 3º dominigo de setembro, dia 20. Também no mês de setembro chega a primavera, onde as flores anunciam o perfume da vida, elas logo se transformam em frutos que geram sementes, é vida que se renova! Na Escola Dominical, a Palavra de Deus quer florescer em nós e trazer cheiro de Vida. A boa semente é plantada em nossos corações e nos desafia a florescer para anunciar e a frutificar para acalentar e alimentar as pessoas por meio do amor e do serviço. Nesse tempo de celebração do dia da ED, nos é feito o convite de celebrar o nosso compromisso com a Vida!
 
Para celebrar com alegria a data, o Departamento Nacional de Escola Dominical está disponibilizando a liturgia para ser usada sua comunidade.
  
 
 
Para ver outras datas comemorativas e materiais de apoio preparados pelo departamento acesse AQUI!
 
O historiador metodista (in memorian), João Wesley Dornellas, sempre foi adepto à Escola Dominical. Leia abaixo um pouco da história escrita por ele em 2013 sobre essa agência fomentadora da missão e do conhecimento bíblico.
 
Escola Dominical: Antiga e grande escola do saber
 
A Escola Dominical, a mais importante agência de aprendizado bíblico e de evangelização da igreja, é uma invenção metodista. João Wesley, o fundador do movimento metodista, quando estava em sua missão na Geórgia, na América, já havia começado um trabalho especial de ensino bíblico para crianças. Mas a glória da criação da Escola Dominical cabe a uma mulher chamada Hanna Ball. Ela aceitou a Cristo através de um sermão de João Wesley no dia 8 de janeiro de 1765, quando tinha 22 anos. O sermão foi sobre Mateus 15:28: “Disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé. Faça-se contigo como queres”. A partir daquele dia ela se tornou uma grande batalhadora da fé. No ano de 1769 Hanna Ball, uma jovem de 26 anos de idade, criou a primeira escola dominical. O testemunho de João Wesley ao trabalho de Hanna é eloqüente. Em muitas de suas cartas ele valoriza o trabalho por ela desenvolvido. 
 
Onze anos mais tarde, em Gloucester, um jornalista metodista, Robert Raikes, criou a primeira escola dominical para os meninos de rua, ensinando-lhes, além da Bíblia, aritmética e inglês. Podemos dizer que ele é o “pai” da educação popular! Equivocadamente tornou-se conhecido como o criador da Escola Dominical, pois só anos mais tarde as pesquisas revelaram a jovem Hanna Baal.
 
A introdução da escola dominical no Brasil também se deve à Igreja Metodista. A primeira escola dominical em nossa terra foi fundada pelo Rev. Justin Spaulding em junho de 1836. Infelizmente, em 1842, em virtude dos problemas políticos e financeiros surgidos na Igreja Metodista dos Estados Unidos, o trabalho missionário foi interrompido por alguns anos. Na realidade, interrompeu-se a missão (os missionários regressaram aos EUA), não o trabalho, que certamente continuou vivo na casa de Mary Walker (o 1º membro da Igreja Metodista no Brasil!), mantendo acesa no Brasil a chama do metodismo até 1867 quando chegou o novo missionário e pastor, Junius Newman, e com ele a retomada definitiva da missão metodista no Brasil e da Escola Dominical como a principal agência de educação cristã e formação metodista.
 
Também é pioneirismo metodista a publicação de revistas para a escola dominical. O Rev. Ransom, o fundador do Expositor Cristão, editou, na nona década do século XIX as revistas “A nossa gente pequena”, para crianças, e “A Escola Dominical”, para adultos. Essa maravilhosa instituição é fator importante na ministração de conhecimentos bíblicos e orientação para o bom exercício da fé cristã. Por isso, é dever de todo o bom metodista participar de suas atividades.
   
Celebramos quase 205 anos da Escola Dominical (texto de 2013). Dê um presente especial a você mesmo nesse dia: torne-se aluno(a) da Escola Dominical!
 
* João Wesley Dornellas
Historiador Metodista e professor da Escola Dominical em Vila Isabel
 
 

Material de apoio de 2014

 

Caras irmãs e irmãos:

Esperança e Paz!

Dia 21 de setembro (3º domingo) é o Dia Nacional de Escola Dominical. Esse ano nosso tema é o Reino de Deus.

Veja aqui sugestões para celebrar esse dia:

 
Evangelho. Convite pra Paz
 
   
 

Abaixo você ainda encontra sugestões de celebrações publicadas em outros anos:

 
 
 

Mande para escoladominical@metodista.org.br fotos e notícias sobre a celebração de sua igreja local.

 

Boa Celebração!

 

Com afeto,
Departamento Nacional de Escola Dominical

 

Tags: Escola Dominical, Educação,


Posts relacionados

Educação, por José Geraldo Magalhães

Instituto Metodista de Serviços Educacionais homenageia professores e alunos pelo Dia da Educação

Homenageamos os alunos/as, professores/as e toda a comunidade das Instituições Educacionais Metodistas por ocasião dessa data tão especial, o Dia da Educação

Educação, por José Geraldo Magalhães