Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais | 15/05/2019 às 13:24:10


Metodistas acolhem e cuidam


Não vos esqueçais de praticar a hospitalidade; pois agindo assim, mesmo sem perceber, alguns acolheram anjos. - Hebreus 13:2

Informamos à todas as Igreja Metodistas do país que, mobilizados pelo grande número de imigrantes e refugiados/as que chegam ao Brasil, vindos de diversos lugares do mundo, iniciamos o projeto Metodistas Acolhem e Cuidam. A inspiração para o nome do projeto vem do tema do ano de 2019 da Igreja Metodista (Discípulas e Discípulos nos Caminhos da Missão Cuidam do Meio Ambiente). Assim, o projeto é inspirado também, na origem, identidade e tradição wesleyana que nos ensina a acolher todas as pessoas. Cuidar do Meio Ambiente também significa cuidar da criação, da humanidade e de unir esforços para que o planeta, nossa casa comum, seja um lugar de abrigo para todos e todas.

A iniciativa parte desde o trabalho realizado junto aos imigrantes venezuelanos na Região Missionária da Amazônia (REMA), coordenada pelo Pastor Augusto Cardias, em Boa Vista (RR) e é reforçada pela mobilização da Igreja Metodista em Cassilândia (MS) e também da Igreja Metodista em Poços de Caldas (MG), que acolheram recentemente 3 (três) famílias através do esforço coletivo de sua igreja local, 2 (duas) famílias em Cassilândia e 1 (uma) família em Poços de Caldas. Reconhecemos que as pessoas envolvidas nesse trabalho têm se manifestado como resposta de Deus em um mundo que enfrenta uma das maiores crises migratórias da história. A mobilização da igreja local resultou em um despertamento missionário, vivenciado por cada membro, alcançando pessoas, tornando conhecido não só o projeto, mas sobretudo o Nome de Jesus.

A proposta do projeto é criar um banco de dados de comunidades metodistas que estejam dispostas a acolher famílias de pessoas em situação de deslocamento forçado, custeando a sua chegada até a igreja local, se responsabilizando por sua moradia e despesas por um tempo e auxiliando no processo de regularização de documentação, inserção no mercado de trabalho e, se possível, aperfeiçoamento no idioma português.

Entendemos que o projeto visa atender uma necessidade humana e as pessoas acolhidas nada nos devem, pois tudo o que fazemos, fazemos no Nome dAquele que nos chamou, sem impor nossa crença. No entanto, é essencial que a igreja interessada tenha um grupo de intercessão para o trabalho, e pessoas aptas a oferecerem apoio e orientação espiritual, quando manifestado o interesse da família acolhida. Para isso, também oramos e cremos que a obra é do Senhor.

Preencha o cadastro on-line para entendermos o perfil e capacidade de acolhimento da sua igreja local. Todas as perguntas são obrigatórias e essenciais para cruzarmos os dados das famílias que buscam acolhimento com os dados das igrejas dispostas a acolherem.

Secretaria para a Vida e Missão
Igreja Metodista

Faça parte

Algumas das Igrejas Metodistas brasileiras que já atuam com acolhimento de imigrantes e refugiados: 

IM Boa Vista – RR
IM da Luz São Paulo - SP
IM Cassilândia – MS
IM Poços de Caldas - MG
IM em Italva – RJ (recebeu 8 famílias)
IM de Itaperuna – RJ
IM em Dourados – MS
IM de Bacaxeri em Curitiba – PR

A sua igreja local também já desenvolve um trabalho nessa área? Escreva para nós, para que possamos divulgar o nome de sua igreja na lista acima: sede.nacional@metodista.org.br 

Você também pode contar a sua história no Jornal Expositor Cristão de duas formas: 
Envie uma reportagem em vídeo através do Projeto Você Repórter: http://www.expositorcristao.com.br/voce-reporter-expositor-cristao 
Escreva uma matéria com fotos para o site do Jornal: http://www.expositorcristao.com.br/publique-sua-noticia-no-expositor-cristao 

BAIXE O MATERIAL DE APOIO

- APRESENTAÇÃO PARA CLAM
- CARTA DE APRESENTAÇÃO
- FORMULÁRIO EM PDF (É NECESSÁRIO REALIZAR O PREENCHIMENTO ON-LINE. DISPONIBILIZAMOS O ARQUIVO EM .PDF PARA FACILITAR A APRESENTAÇÃO PARA IGREJA LOCAL)
- VÍDEO OFICIAL DE APRESENTAÇÃO
- VÍDEO DE APRESENTAÇÃO COM PASTORA GISELMA MATOS (PUBLICADO EM 24 DE MAIO DE 2019, DIA DO CORAÇÃO AQUECIDO)
- VÍDEO COM PASTOR AUGUSTO CARDIAS - BOA VISTA (RR) 
- VÍDEO COM PASTORA JOANA DARC - IGREJAS E DISTRITOS
- APLICAÇÕES DO LOGOTIPO EM ALTA RESOLUÇÃO

Indicações de pesquisas para ajudar a família acolhida com informações

- DADOS SOBRE REFÚGIO - ACNUR - JUNHO/2018
- PROTEGENDO REFUGIADOS NO BRASIL E NO MUNDO - ACNUR
- GUIA DE INFORMAÇÃO SOBRE TRABALHO AOS IMIGRANTES E REFUGIADOS

 

FORMULÁRIO ON-LINE
CADASTRE A SUA IGREJA NO FORMULÁRIO ABAIXO

 


Tags: sem tags no momento!