Publicado por José Geraldo Magalhães em Administração - 10/10/2013

Palavra do Presidente

Saudações do Presidente

Bispo Luiz Vergílio

Prezado/a internauta!

Este é o site oficial da Igreja Metodista Brasileira. O Metodismo é um movimento de despertamento religioso surgido no Séc. XVII na Inglaterra, cuja a principal liderança foi o Rev. John Wesley. Teve como desafios integrar a experiência religiosa pessoal com a prática de transformação social e da vivência comunitária.

John Wesley entendia que a religiosidade deve, além da formação do caráter cristão na vida das pessoas, também deve ser força transformadora na sociedade, conforme os valores do Evangelho. Assim que, além das comunidades metodistas locais, que se reúnem para prestar Culto a Deus, a Igreja Metodista prioriza a educação, bem como o atendimento às necessidades sociais das pessoas, notadamente das mais fragilizadas. Há uma frase de sua autoria, na qual diz que o povo metodista foi vocacionado para: "Reformar a nação, particularmente a Igreja, e espelhar a santidade bíblica por toda a terra".

Por isso que, na implantação do metodismo, ao redor do mundo, e, em nosso país, ao lado de cada templo, havia, também, sala de aulas destinada a educação e de atendimento às pessoas necessitadas.

Cremos, como metodistas, que o Evangelho, revelado nos ensinos e atos de Cristo, com sua morte e ressurreição, é o poder de Deus para a salvação, pela Graça, mediante a fé.

Aqui, em nosso site, poderás verificar um pouco daquilo que somos e do que fazemos.

Certamente que poderás encontrar uma igreja metodista local, uma instituição educacional ou social metodista em sua cidade; e poder aprofundar sua convivência conosco.

Que Deus te abençoe!.

Bispo Luiz Vergílio
Presidente da Igreja Metodista

 

Conheça a Sede Nacional da Igreja Metodista. Assista ao vídeo institucional.

 

Saiba mais!

Experiência - John Wesley foi um homem de profunda experiência com Deus. No dia 24 de maio de 1738, numa reunião de oração realizada na Rua Aldersgate, em Londres, ele sentiu o coração “estranhamente aquecido”, movido pelo poder do Espírito Santo de Deus. A partir daquela data, ele passa a ser o grande líder espiritual do seu pai.

Com o passar do tempo o movimento iniciado por Wesley cresceu, estruturou-se e organizou-se e passou a ser o que é hoje a Igreja Metodista, com ramificações em mais de sessenta países ao redor do mundo, e contando com mais de quatorze milhões de membros.

Brasil - a Igreja Metodista no Brasil inicia em 1867, quando chegam aqui os primeiros missionários norte-americanos, oriundos da região sul dos Estados Unidos da América do Norte. Eles se instalaram no litoral fluminense, no Rio de Janeiro. A partir de 2 de setembro de 1930 a Igreja Metodista do Brasil proclama a sua autonomia. Ela passa a administrar os seus interesses sem a interferência da Igreja norte-americana, e passa a fazer parte, juntamente com as outras igrejas autônomas, do Conselho Mundial do Metodismo. Atualmente, a Igreja Metodista no Brasil está subdividida administrativamente em seis regiões eclesiásticas e duas missionárias. Cada Região Eclesiástica e Missionária possui um bispo/a designado pelo Colégio Episcopal, que coordena os trabalhos das igrejas e distritos de sua Região. Este bispo/a é eleito/a pelo CONCÍLIO GERAL da Igreja Metodista, que se reúne dentro do período regular de cinco anos.

Colégio Episcopal - é o órgão de coordenação, conexidade, liderança e representatividade da Igreja Metodista no Brasil. Ele se organiza elegendo, dentre os seus membros, um presidente, um vice-presidente, um secretário, sendo que os demais se constituem em vogais, ou seja, assessores.

Cogeam - No interregno do Conclave, a Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam) é o órgão de Administração Superior da Igreja. Essa administração é expressa nos trabalhos de coordenação e execução do Plano para Vida e Missão e das atividades da Igreja na Área Geral (Cânones - art. 106). São integrantes da Cogeam: dois bispos, uma bispa que integram a Mesa do Colégio Episcopal e sete membros leigos, representando cada Região Eclesiástica e quatro presbíteros.


Posts relacionados

Cogeam, Destaques Nacionais, Administração, por José Geraldo Magalhães

Confira as últimas decisões da Coordenação Geral de Ação Missionária

O órgão de Administração Superior da Igreja Metodista se reuniu pela segunda vez no último final de semana. 

Administração, Social, por José Geraldo Magalhães

Administração, por José Geraldo Magalhães

Administração, por José Geraldo Magalhães

Administração, por José Geraldo Magalhães