Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Palavra Episcopal agosto 2007

 

Marisa de Freitas Coutinho é Episcopisa na Região Missionária do Nordeste (REMNE)

"Os céus proclamam a glória de Deus e, o firmamento, as obras das Suas mãos "(SL: 19:1).

Uma das questões que têm trazido polêmicas as mais diversas é o do ensino acerca da criação do mundo. Tanto igrejas quanto instituições de ensino se aproximam ou se distanciam uns/as dos/as outros/as em função deste tema, quando discordam das idéias ou crenças quanto ao mundo criado.

Foi o mundo criado tal como a bíblia relata? Ou a ciência, com suas várias teorias, é que está correta? É a fé mais que a ciência? Ou é a ciência mais que a fé?

E por estas e outras ocorrem cismas, estranhamentos, divisões, e até, quiçá, "guerras santas". Tudo em nome da defesa da fé. Enquanto isso:

• O desmatamento acelera-se para dar lugar a pastos para os bois;

No leito do São Francisco vence a força do poder econômico e iniciam-se as obras da transposição;

Os animais estão em extinção;

A população ainda é lenta na prática da coleta devida do lixo;

A poluição do ar aumenta, em nome do desenvolvimento e do progresso;

A fiscalização das áreas de reservas ecológicas é deficiente - falta verba para garantir mais fiscais e mais agilidade;

Aumenta o buraco na camada de ozônio (que protege a terra dos efeitos de raios solares prejudiciais à vida do planeta);

As áreas verdes diminuem;

A miséria está à nossa volta;

Crianças são vistas e tratadas como coisas;

Trabalhadores/as da lavoura são contaminados/as pelo uso de agrotóxicos;

O calor aumenta e o frio também;

E só se fala em aquecimento global: o calor derreterá as geleiras dos pólos e a água invadirá os mares, que destruirão várias cidades.

Misericórdia! "...toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora" - foi o que disse o irmão Paulo (Rm 8:22). Quem não creu, está vendo. E mais sério: quem creu também está vendo: "E não somente a criação, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do corpo." E tanto sofrimento se dá porque "a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou. (Rm 8:20).

E o que o/a cristão/ã tem a ver com isto? - você pode perguntar. Paulo responde:

1. Neste mundo todos/as sofrem e sofrerão - porque Deus, o Criador, deixou o mundo criado sob o governo da criatura. (Gn 1:27 a 31). Entregou ao ish (homem) e a ishsah (mulher), a quem deu o nome de Adam (humanidade - Gn 5:1 e 2), o governo da terra. Até aí, tudo bem;

2. Mas a humanidade pecou (Gn 3), quando creu que podia chegar a ser deus, ao fartar-se do conhecimento do bem e do mal. Rebelou-se, rejeitando a parceria de Criador/criatura. Usurpou ser igual a Deus. E o/a pior cego/a é o/a que não quer ver - quem não se vê como é (criatura) viverá sempre com inveja daquele que É (Deus, o Criador). E haja sofrimento! Claro! Perde-se o referencial de "quem sou" e "de quem é o/a outro/a." As relações com Deus, consigo e com o/a próximo/a ficam corrompidas. Não se aceitando quem se é, desrespeita-se, manipula-se, odeia-se, magoa-se e não há encontro consigo mesmo;

3. Mas Deus, sendo Deus, age sem crise de identidade: garante o acordo (destitui a humanidade do paraíso), sem ódio, mas em ação educativa: "combinado é combinado..." E vai além do combinado: aproxima-se do Adam (humanidade) e propõe restauração. De criatura Ele pode torná-la filha, ainda que adotada pelo preço de sangue derramado na cruz do calvário (Ef 1:3 a 23);

4. Boa notícia - Jesus, o único Filho e herdeiro, abre mão da sua condição e aceita dividir a sua herança com os/as irmãos/ãs adotados/as: "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com Ele sofremos, também com Ele seremos glorificados." (Rm 8:16 e 17). Que benção!

5. Mas a benção diz: "Se com Cristo sofremos ...." Sofrimento? Mas como?

6. Ora, a redenção em Cristo só se dará totalmente quando este nosso corpo for ressuscitado. (Rm 8:23). Fomos salvos na Esperança, e esperança não é o que vemos, mas o que aguardamos em fé. (Rm 8:24 e 25). Até lá, estaremos aqui neste mundo contaminado pela separação com Deus e sob o jugo do inimigo. Vivemos em missão, apesar do sofrimento!

7. A missão é uma só: viver como filhos e filhas, ainda que nesta terra. Este é o mundo que Deus nos deu para governar. É aqui que devemos cuidar da criação. É aqui que agimos com o novo coração dado por Cristo e que se manifesta em: justiça, amor, paz, bondade... (Gl 5: 16 a 26). É aqui que a criação aguarda a manifestação dos/as filhos/as de Deus. A humanidade (Adam) rejeita a Deus e por isto vive em guerra com Ele, com os/as semelhantes a si e com a natureza. Mas os/as remidos não: restabelecem a comunhão com Deus, por meio de Jesus, restabelecem a comunhão com os/as semelhantes e com a natureza (árvores, animais, rios, ar, etc);

8. Este é o sofrimento do presente século: mesmo com a garantia da vida eterna e da perfeição que lá haverá, ainda convivemos com a criação rebelada e vaidosa, que só pensa em si e no seu bem-estar;

9. Grande sofrimento! Mas não inútil. E por maior que seja é vencido, porque o Espírito de Deus intercede por nós. (Rm 8:26 a 29) e não nos deixa desamparados/as (Jo 14 e 16)

10. É por isto que, mesmo sofrendo, podemos dizer: "nada nos separará do amor de Deus..." (Rm 8:31 a 39).

E o que isto tem a ver com a criação? Que tal você mesmo/a responder? Se alguém é de Cristo e, sob a vontade dele governa este mundo, como agirá para com ele? Como lidará com cada planta, rio, animal e gente, que Deus criou? Como responderá aos gemidos da criação?

Que Deus nos abençoe nesta nossa missão!


Posts relacionados