Publicado por Sara de Paula em Geral | 04/09/2018 às 14:05:51


Setembro Amarelo: eu estou aqui para conversar com você!


Em 10 de setembro lembramos o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Para marcar a data, disponibilizamos imagens que podem ser compartilhadas nas redes sociais, todas com uma frase objetiva: eu estou aqui para conversar com você.

O material de apoio da campanha Setembro Amarelo, iniciativa que visa conscientizar sobre o grande número de casos de suicídio no país e no mundo, explica a importância de conversar sobre o problema com pessoas que apresentam sinais de que pode cometer um ato de autodestruição.

“É preciso perder o medo de se aproximar das pessoas e oferecer ajuda. A pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada. Se um amigo se aproximar e perguntar “tem algo que eu possa fazer para te ajudar?”, a pessoa pode sentir abertura para desabafar. Nessa hora, ter alguém para ouvi-la pode fazer toda a diferença. E qualquer um pode ser esse “ombro amigo”, que ouve sem fazer críticas ou dar conselhos. Quem decide ajudar não deve se preocupar com o que vai falar. O importante é estar preparado para ouvir.” – Falando abertamente sobre suicídio – CVV

Compartilhe a imagem com seus contatos e se coloque à disposição dos seus amigos e amigas para conversar, levar uma palavra de esperança ou apenas esteja pronto a ouvir. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária ou profissional. Acesse o site do Expositor Cristão e confira como a sua igreja pode se mobilizar para promover o debate sobre o assunto.

Se você não se sente pronto/a para conversar com alguém sobre esse assunto, ou se tem dúvidas sobre como reagir diante de uma confissão relacionada a depressão ou pensamentos suicidas, apenas ouça quando necessário, acolha com muito afeto, sem julgamentos, ore junto e indique que a pessoa converse com um/a voluntário/a do CVV. O atendimento é realizado por meio de telefone, chat, Skype, e-mail e até pessoalmente. 

Divulgue os contatos do Centro de Valorização à Vida para prevenção do suicídio junto das imagens criadas pela Igreja Metodista em apoio da campanha Setembro Amarelo. 

Centro de Valorização da Vida - CVV
LIGUE 188 ou 141 (nos estados Bahia, Maranhão, Pará e Paraná)
Você é atendido por um voluntário/a, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita.

Se em sua cidade não há um posto de atendimento do CVV, você pode utilizar o atendimento por chat e e-mail disponível no link: https://www.cvv.org.br/ligue-141/

VÍDEO

A área nacional da Igreja Metodista lançou um vídeo sobre o tema no mês de dezembro. O trabalho traz pessoas que estão envolvidas com a igreja de alguma forma, e já tiveram ou ainda enfretam episódios de depressão.

Agradecemos aos amigos/as que compartilharam suas histórias e experiências para fortalecer essa campanha: 

Pastora Andreia Fernandes
Silvana Storti
Pastora Eliad Santos
Rogerio Silva
Camila Abreu

Assista abaixo a publicação: 

IMAGENS PARA DOWNLOAD 


Tags: sem tags no momento!