Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 09/09/2020

Sugestão de Celebração para o Dia Nacional de Escola Dominical 2020

sugestao-liturgia-01-109-800x568.jpg

A pandemia tem prejudicado a comunhão presencial em nossas igrejas locais. Por isso, diferentemente de outros anos, nossa celebração do Dia Nacional de Escola Dominical foi pensada para celebrarmos também de forma virtual. Desejamos com essa sugestão seguir, ainda que distantes fisicamente, celebrando a Escola Dominical como espaço de comunhão, ensino e aprendizagem da Palavra de Deus, e partilha das experiências de fé e de vida.

Distância, fé e sabedoria foram palavras que nos inspiraram nesta celebração. Te convidamos a ler, adaptar para sua realidade e usar esta sugestão para que, como Igreja Metodista no Brasil, celebremos os 184 anos de Escola Dominical em nosso país.


Sugestão de Celebração para o Dia Nacional de Escola Dominical 2020
Clique aqui para baixar em PDF
 

Adorar a Deus. Ele nunca se distancia de nós

Confessar aquilo que nos distancia do nosso Deus

  • Chamado à confissão: Isaías 59.1-2
  • Oração
  • Palavra de Esperança: Romanos 8.1-38-39

Louvar a Deus nos aproxima da Sua presença, da Sua Palavra

Dirigente: Do vídeo que assistimos no início da celebração pelos 184 anos de Escola Dominical, gostaríamos de destacar o seguinte trecho:

“Em 1836, o primeiro missionário metodista no Rio de Janeiro, Justin Spalding, já registrava as primeiras classes de Escola Dominical no país. Nos relatórios seguintes que registram o crescimento desse trabalho, o autor afirmava que algumas pessoas caminhavam de 3 a 5 quilômetros para se reunirem.

Hoje são centenas de classes de Escola Dominical que garantem o ensino, a preservação da memória, e a existência de um espaço de reflexão e partilha das nossas experiências de fé”.

A Escola Dominical marca as nossas vidas e, ao testemunharmos sobre isso, louvamos a Deus que nos possibilita este espaço de aprendizagem. Ouçamos agora testemunhos sobre a escola dominical.

[Uma forma divertida e leve de transmitir os testemunhos é por meio dos vídeos feitos com o filtro do Instagram que criamos para essa celebração. Incentive a comunidade a usar o filtro para fazer os vídeos. A pessoa, depois de publicar em seu perfil, devem baixar o vídeo com o filtro e encaminhar para a coordenação da celebração. Para ter acesso ao filtro acesse: https://bit.ly/32i21PH

Uma dica: caso você receba muitos vídeos, use-os em outras celebrações no mês de setembro].

  • Exibição dos vídeos-testemunhos
  • Oração de Gratidão.
  • ♪ Cânticos de louvor. Escolha cânticos que tenham a ver com a liturgia. Inclua música para as crianças.

Aprender sobre a Bíblia nos aproxima de Deus

  • Leitura do texto bíblico
  • Prédica. Sugestão de Texto Bíblico: Provérbios 1.20-33.

“O nosso texto em destaque mostra que a sabedoria clama e apela para a mudança de perspectiva de pessoas a quem ela chama de ingênuas, zombadoras e tolas. As ingênuas porque se deixam enganar facilmente; as zombadoras porque brincam com a fé e as tolas porque não aprendem com seus erros. A sabedoria como o profeta exorta (vv.24-28); revela as bênçãos para quem as ouve (vv.32-33); e se oferece a quem se dispõe ser discipulado(a) por ela (v.23).” (Revista Cruz de Malta Fé e Sabedoria para a Vida, 2020.1, p.47-48).

Assumir o compromisso de estar mais perto de Deus e das pessoas

Dirigente: Nós conseguimos aproximar distâncias por meios dos recursos tecnológicos, mas isso não basta e, portanto, desejamos destacar outro trecho do vídeo que assistimos:

“existem outras distâncias a serem superadas, como injustiças, desamor e incredulidade. Para isso precisamos nos aproximar cada vez mais dos ensinos de Jesus, para que os valores do seu Reino permaneçam em nós e através de nós, sejam testemunhados. Um testemunho vivo e amoroso!” Assim, reafirmemos diante de Deus o compromisso de seguirmos como discipulas e discípulos que, por estudarem e entenderem a sua Palavra seguem se comprometendo com a Missão.

  • Oração de compromisso.
  • Palavra pastoral de gratidão a todas as pessoas que participam da Escola Dominical (equipe de trabalho, alunas e alunos)
  • Convite para que mais pessoas participem deste espaço.
  • Momento de intercessão pelas pessoas que não estão participando das aulas virtuais da ED. Estimule a igreja a acolhê-las em afeto por meio de telefonemas e mensagens de texto.
  • Bênção final
  • Póslúdio
  • Vídeo 184 anos da Escola Dominical (http://bit.ly/ed184anos)

 

Liturgia elaborada pela equipe do Departamento Nacional de Escola Dominical
Texto do Vídeo da Escola Dominical: Sara de Paula
Edição do vídeo Escola Dominical 184 anos e arte para o filtro do Instagram: Rodrigo de Britos
09/09/2020.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS INFORMAÇÕES DE LIVES, SEMINÁRIOS E OUTRAS AÇÕES DO MÊS DA ESCOLA DOMINICAL.


Posts relacionados

Escola Dominical, por Sara de Paula

Escola Dominical lança cartões digitais

A Escola Dominical disponibiliza, em tempos de isolamento social, alguns cartões virtuais, que com a ajuda dos Aventureiros em Missão ou do Téo e a Leticia (personagens das nossas revistas Bem-te-vi) você pode enviar para seus amigos e amigas, irmãos e irmãs da sua comunidade.

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

10 sugestões de atividades para fazer com as crianças durante a quarentena

O Brasil e o mundo enfrentam hoje um tempo de quarentena imposto ou voluntário, para minimizar os riscos de transmissão do Coronavírus. Muitas mães, pais e responsáveis buscam ideias para ocupar as crianças nesse tempo de isolamento, e por isso, o Departamento Nacional de Escola Dominical traz 10 sugestões de atividades para entreter e ensinar as crianças. 

Escola Dominical, Liturgia, Educação, por José Geraldo Magalhães

Acesse o material de apoio para celebrar o Pentecostes

No próximo domingo, dia 8, celebra-se o Dia de Pentecostes. Para tornar a data mais festiva, o Departamento Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista preparou vários materiais de apoio. Confira abaixo: