Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 19/10/2010

Juventude Metodista resgatando a santidade de coração e vida

39º EMOMEMAGO

Os Metodistas entendem o seu nascimento e existência como sendo fruto de uma obra do Altíssimo sobre a terra. Assim acreditam, pois na primeira Conferência Metodista ocorrida em 1744, João Wesley ao ver os frutos do Movimento Metodista discerniu que, Deus trouxera o Povo chamado Metodista a existência com o propósito de:  “reformar a nação, em particular a Igreja e espalhar a santidade bíblica por sobre a terra". Tão logo, a busca, vivência e propagação da santidade de coração e vida é doutrina central do metodismo desde seu nascedouro.

Dentro dessa visão wesleyana de santidade pessoal, social e missionária, o 39º EMOMEMAGO encontro da Mocidade Metodista de Mato Grosso do Sul, ocorrido dos dias 09 a 12 de outubro nas dependências do colégio Presidente Vargas – Dourados – MS, baseado em I Pedro 2. 9 teve como tema:  Povo chamado Metodista resgatando a santidade de coração e vida.

Os preletores do EMOMEMAGO 2010 foram:  João Carlos Lopes, Bispo presidente do Colégio Episcopal e da 6ª RE - Adonias Pereira do Lago, Bispo presidente da 5ª RE e secretário do Colégio Episcopal - Reverendo Paulo Amêndola, Superintendente do Distrito de Campo Grande – MS, e pastor da Igreja Metodista central em Dourados- Aspirante ao Presbitério, José do Carmo da Silva, o Zé do Egito, pastor da Igreja Metodista em Fátima do Sul – MS. Cada um deles, dentro daquilo que o Senhor os inspirou trouxeram mensagens que focavam a santidade à luz das Escrituras e da tradição wesleyana.

Há 39 anos o EMOMEMAGO foi idealizado pelo saudoso Reverendo Getro da Silva Camargo, fulgurando como o mais antigo e ininterrupto encontro evangélico dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e quiçá do Brasil. Mais de 350 Jovens vindos de várias partes do Estado de MS e interior do estado de São Paulo, durante quase quatro dias se alegraram na presença de DEUS, adorando-o e aprendendo sobre SANTIDADE.

Bispo Adonias baseado em Ex 1. 12 na experiência do povo hebreu, que mesmo sob condições adversas crescia no Egito, ele afirmou que o a Igreja povo de DEUS hoje, mesmo em meio a severas oposições do mundo se multiplica como conseqüência de um viver consagradamente comprometido com DEUS e seu projeto salvífico.

Em sua pregação, o Bispo João Carlos Lopes, principal preletor do encontro na noite de domingo  partindo de Mateus 15:22 narrativa do encontro entre a mulher Cananéia e Jesus, enfatizou que devemos ir ao Senhor como realmente estamos, pois  cada vez que vamos a ele fingindo ser outra pessoa, Jesus ficará em silencio diante de nossos clamores. Falando sobre mudança de caráter sua mensagem enfatizou que: fé sem santidade é fé pela metade, sendo fé que não agrada a DEUS. O Bispo wesleyanamente definiu SANTIDADE não como sendo  ausência de pecado, mas pureza de intenção. Em sua segunda mensagem, ele pregou que:, DEUS primeiramente nos criou para nos amar, relacionando-se conosco e que nosso amor para com Ele é conseqüência da atitude dEle que nos amou primeiro. Deus é o buscador do homem, Ele nos procura com sua graça preveniente. E que todos os homens criados dEle dependem,  "porque nele vivemos e nos movemos, e existimos..." At. 17. 28
Pastor Zé do Egito, em sua mensagem falou sobre a necessidade de a Igreja olhar o mundo sob a perspectiva da graça, para tanto necessita ter o olhar curado pelo colírio da GRAÇA, olhando o mundo, assim como Jesus olhava, com misericórdia. Paulo Amêndola ao encerar o EMOMEMAGO 2010, em sua pregação focou o cristão metodista como sendo o terceiro templo, no qual o Espírito Santo continuamente habita diferenciando - se da tenda da congregação e do templo de Salomão onde somente ocorreram visitações da shekinah de Javé.

Em linhas gerais todos os preletores do encontro foram unanimes em afirmar que: a santidade wesleyana não é uma santidade isolacionista, monástica, confinada as quatro paredes do templo, ou da residência do cristão metodista. Contundentemente declararam que o chamado metodista é para: santidade sim, alienação não. Pois o/a santo/a metodista é um individuo social, o qual busca ser sal que dá sabor ao mundo, e luz que ofusca e neutraliza as trevas, agindo tal qual farol, resplandecendo a luz do Espírito sobre o mundo.

Na noite de domingo, a 39º Edição do EMOMEMAGO reuniu mais de 500 pessoas, as quais ao som de louvores ministrados pela banda formada pela Federação de Jovens da 5ª RE adoraram a DEUS em sua beleza e santidade. O evento ocorrido no corrente ano foi organizado pela igreja metodista central de Fátima do Sul em parceria com a Igreja Metodista Central em Dourados. Em 2011, a 40ª Edição do EMOMEMAGO ocorrerá dias 11 e 12 de outubro na cidade de Nova Andradina – MS. A organização do próximo evento ficou a cargo das igrejas: Metodista Central de Nova Andradina e Metodista Central em Bataguassu.

Esta trigésima nona edição além de entrar para a história do metodismo sul-mato-grossense e nacional, por ser o primeiro sem a presença do Reverendo Getro Camargo seu principal idealizador, o qual faleceu no dia 17 de maio do corrente ano, torna - se um marco também por ter tido uma participação internacional. A jovem Isabela, luterana e residente na Alemanha, participou do EMOMEMAGO, veja  em:  www.brasilmetodista.ning.com  a entrevista por ela concedida com exclusividade ao Povo chamado Metodista.

Que, O DEUS e PAI de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo continue alimentando a juventude sul-mato-grossense e todo o Povo chamado Metodista, que por graça divinal durante a 39ª edição do EMOMEMAGO - 2010 sentiram a chama do Espírito Santo estranhamente aquecendo seus corações, inflamando-lhes na alma o impulsor desejo de buscar, viver e propagar a santidade de coração e vida.

Informou: Pr. Zé do Egito – Igreja Metodista em Fátima do Sul - MS


Posts relacionados