Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

1ª Reunião da Confederação de Mulheres em 2011

Nos dias 25 e 26 de Janeiro estivemos reunidas como Confederação na Sede Nacional em São Paulo. Muita alegria em revermos nossas companheiras, muita emoção ao avaliarmos o VIII Congresso Nacional que aconteceu em Guarapari em novembro passado e, sobre tudo muita disposição e coragem para os trabalhos em 2011.

Pois é, ano de muitas atividades para a Igreja Metodista com a expectativa do Concílio Geral que acontecerá em julho próximo e principalmente muito trabalho para as mulheres, pois teremos Congresso da CMMALC em abril na cidade de Brasília, Congresso Mundial no mês de agosto em Johanesburgo, África do Sul e os Congressos Regionais que acontecerão de setembro a novembro nas Regiões Eclesiásticas e Missionárias.
O TEMA para os Congressos Regionais é o seguinte: “Na plenitude da Graça, Mulheres Metodistas vivem em Missão”.

Objetivo:
Conscientizar as mulheres do verdadeiro sentido da Graça e Missão.

Versículo:

“Quem crer em mim,
como diz a Escritura,
do seu interior fluirão
rios de água viva”.
João 7: 38

Congressos:

• 1ª Região-2 a 6 de novembro 2011
• 2ª Região -12 a 15 de novembro
• 3ª Região-13 a 16 de outubro
• 4ª Região-a decidir
• 5ª Região-a decidir
• 6ª Região-11 a 14 de novembro
• Remne-13 a 16 de outubro
• Rema-4 a 6 de novembro

A presidente Sonia convidou a irmã Tânia Lúcia Borges Vieira, vice-presidente da Federação da Primeira Região para falar de sua experiência no trabalho social na cidade de Volta Redonda onde foi eleita para o Conselho Tutelar no ano de 2005, quando atuou com muita eficiência sendo inclusive homenageada com uma Moção de Louvor pela Assembléia Legislativa no Estado do Rio de Janeiro, pelo seu valoroso trabalho e também pelo Movimento “Ética na Política”, como reconhecimento público pelos serviços em favor do resgate dos valores inerentes à cidadania.
Muito oportuna a presença e a palavra da irmã Tânia já que estamos firmes com o nosso Projeto de Cidadania- “Mulher Vigia e Ora, por uma Moralização na Política”.
A irmã Tânia disse que gosta muito de política que na Política podemos fazer a diferença, mostrar que é possível mudar. Não vamos mudar o mundo, mas muitas situações (“e não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”) Rom.12:2.
Disse ainda que política com ética é uma política boa e que nossa ética política não pode ser diferente de nossa ética pessoal e que na política, a nossa principal tarefa deve ser investigar. Que DECISÃO é política. Ensinar as mulheres a escolher as suas alternativas e agir, tornar realidade aquilo que foi planejado. Nós mulheres não ocupamos lugar nas nossas cidades, nos Conselhos. Política para o (a) cristão (ã), não está dissociada de Deus. E que politicamente podemos agir em nossas Igrejas, Conselhos e nas Escolas. Finalizando disse Tânia que “é preciso alargar a nossa tenda”.
Esteve presente também a Revda Margarida Ribeiro para tratarmos do 3º EAD (Encontro à Distância) que será dia 30 de abril e do Encontro Nacional presencial nos dias 10 a 12 de junho na UMESP.
Vivemos momentos gostosos de troca de lembranças (presentinhos para lá e presentinhos para cá), muito bom!
Presente em todos os momentos dando aqueeeeele apoio, a Revda Joana D’Arc Meireles, Secretária para a Vida e Missão da Igreja Metodista, que usou da palavra para falar do trabalho de “Ação Social Metodista”.

As devocionais de terça e quarta feiras foram dirigidas respectivamente pela presidente Sonia do Nascimento e pela presidente da Remne- Almerinda Frota. Muito inspiradoras mesmo!
Enfim uma reunião muito proveitosa e muito agradável, pois nestes momentos temos a oportunidade de crescermos cada vez mais em aprendizado umas com as outras e sobretudo crescermos na Graça de nosso senhor Jesus Cristo.

Leila de Jesus Barbosa
Vice-presidente da Confederação


Posts relacionados