Publicado por Sara de Paula em Geral, Escola Dominical - 25/03/2020

10 sugestões de atividades para fazer com as crianças durante a quarentena

cdc-20yp7nenjzk-unsplash-765-800x568.jpg

QUARENTENA CORONAVÍRUS
10 SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA FAZER COM AS CRIANÇAS

Clique aqui para baixar em PDF

O Brasil e o mundo enfrentam hoje um tempo de quarentena imposto ou voluntário, para minimizar os riscos de transmissão do Coronavírus. Muitas mães, pais e responsáveis buscam ideias para ocupar as crianças nesse tempo de isolamento, e por isso, o Departamento Nacional de Escola Dominical traz 10 sugestões de atividades para entreter e ensinar as crianças. 

 

  1. Hora da história: motivar a criança (re)contar uma história bíblica. Clique aqui para acessar.



    Veja também alguns episódios do Programa Mais Um Pouco para te ajudar a contar histórias: 

    26. Contação de histórias
    37. Metodologia para ensinar histórias bíblicas
    39. A arte de contar histórias
    48. Recursos e criatividade: crianças de 0-3 anos


    Assista abaixo o vídeo de uma das contadoras de histórias do Programa Pra Quem Gosta de História, Elisana Costa, falando sobre como utilizar o programa: 


     
  2. Acolhendo os sentimentos: confeccionar um gaveteiro dos sentimentos ou fazer caixinhas de dobradura, onde as crianças podem depositar o que estão sentindo, seja em frases, cores ou com outras ideias criativas.

    Providencie um gaveteiro de brinquedo ou confeccione 3 caixinhas de dobradura para que a criança desenhe ou escreva sobre seus sentimentos. O jogo sugere alegria, tristeza e saudade, mas você pode combinar com a criança quais sentimentos gostaria de representar nas gavetas ou caixinhas. Disponibilize papel, lápis de cor, canetinhas para que ela possa, quando quiser expressar seus sentimentos, escolher em qual gaveta colocará seu desenho ou texto. Deixe a criança livre para fazer isso quando quiser e sentir a necessidade de “colocar para fora” o que está sentindo. Se necessário, ajude-a a nomear seus sentimentos, relacionando-os com alguma situação ocorrida.  Combine um momento da semana para conversarem em família sobre os diferentes sentimentos e como podemos expressar de forma sadia cada um deles.

    Veja abaixo as sugestões para montar as caixinhas: 
     

 



Veja mais ideias para confeccionar as caixinhas aqui.

 

3. Pequenas cientistas: promover experiências científicas sobre o coronavírus. VEJA AQUI 10 EXPERIMENTOS PARA FAZER COM CRIANÇAS

4. Assistir vídeos explicativos sobre o Coronavírus com uma linguagem apropriada para crianças. Veja no site da Onu outras orientações. Clique aqui.


 

5. Musicando o tema: criar músicas sobre o tema. Em breve tutoriais em vídeo para você nesse conteúdo.
 

6. Cuidado com a casa: arrumar a cama, lavar ou estender algumas de suas peças de roupa, arrumar e higienizar os brinquedos. Assista ao vídeo de Elisana Costa, comentando o tema.


 

7. Cuidado com a natureza: regar as plantas, afofar a terra dos vasos, trocar de vaso. Assista ao vídeo de Elisana Costa, comentando o tema.


 

8. Cuidado com a saúde - beber água: encher garrafinhas de água para as crianças beberem a cada uma hora, e no final do dia observarem o quanto beberam de água no dia. 
 

9. Educação alimentar – incentivar as crianças a comerem frutas e legumes, aproveitar para explicar a importância de uma alimentação saudável e proporcionar a experimentação. Fazer gelatina incolor e colocar frutas no meio; fazer geleia ou doces de frutas, patês de legumes etc. Assista abaixo o vídeo com Elisana Costa sobre esse tema. 


 

10. Exercícios físicos: incentivar exercícios como correr, pular corda, alongamentos, agachar e levantar, andar agachados, passos largos, andar pra traz, nas pontas dos pés... servir de “peso” para uma pessoa adulta exercitar. Não sobrecarregue com exercícios para além do que a criança aguenta; cuidado com as lesões.

Departamento Nacional de Escola Dominical

*Material elaborado por Telma Cezar da Silva Martins, a partir de conversas com mães e pais que compartilharam suas experiências durante a primeira semana de quarentena. Revisão:
Mauren Julião e Sara de Paula


Veja também 9 sugestões para as famílias que tem crianças em casa.


Posts relacionados