Publicado por Sara de Paula em Geral, Escola Dominical - 25/03/2020

9 sugestões para as famílias que tem criança em casa

tina-floersch-ccbnsartldq-unsplash-888-800x568.jpg

QUARENTENA DO CORONAVÍRUS
9 SUGESTÕES PARA AS FAMÍLIAS QUE TÊM CRIANÇAS EM CASA

Clique nos textos em azul para acessar links de conteúdos indicados
Clique aqui para baixar em PDF

 

Confira as sugestões preparadas pelo Departamento Nacional de Escola Dominical para ajudar a família a lidar com as crianças em tempos de quarentena.

  1. Observar o que as crianças sabem sobre o tema coronavírus.
    Conversar sobre o tema
    , sempre a partir das falas e questionamentos das crianças - ter uma escuta sensível. Explicar o que elas não sabem e deveriam saber, considerando a sua idade (maturidade para o assunto), utilizando-se de recursos da internet, como desenhos e vídeos próprios para crianças.
     
  2. Conversar sobre as perdas que terão nesse tempo de reclusão (não encontrar amigos e amigas, não ir para a escola, não passear), e reforçar os compromissos com a higienização. 
     
  3. Reforçar os ganhos desse período, como ter mais tempo em família, partilha de conhecimentos entre as crianças e adultos, não ter o stress do horário, poder brincar mais em casa, descansar, dormir quando quiser e outros. Veja também Escola Dominical para bebês. Os vídeos indicados, foram produzidos pensando no espaço da Escola Dominical, porém, diante da situação de isolamento que temos vivido, faça da sua casa esse espaço de educação cristã, e se utilize das dicas dadas inicialmente para professores/as, as adaptando para mães, pais e responsáveis. 


     
  4. Observar e acolher os sentimentos de medo, angústia, insegurança, que o tema tem gerado nelas. Acolher o choro, sabendo que pode não ser manha e nem birra, mas uma forma de expressar sentimentos. 
     
  5. Evitar conversar o tempo todo sobre o tema corona vírus perto das crianças, nem assistir programas ou reportagens impróprios para elas.
     
  6. Proporcionar um maior tempo de descontração, brincadeiras e muito riso, praticar juntos alguma atividade física. Incentivar o brincar através de jogos coletivos como tabuleiros, motivando a integração das crianças menores com as maiores. Disponibilizaremos em breve, conteúdos das revistas para Escola Dominical. 
     
  7. Criar uma nova rotina para a família, ser mais flexível, sem muitas cobranças de horários; brincar mais, motivar a ajuda das crianças na elaboração do alimento, na arrumação da casa. Aproveitar melhor o tempo juntos.
     
  8. Reservar um tempo para que as crianças possam ficar sozinhas e escolher o que querem fazer sozinhas, permitindo que, no momento em que não estão sendo dirigidas por uma pessoa adulta, desenvolvam sua criatividade, autoestima, segurança e autonomia.
     
  9. Em alguns momentos, chamar as crianças para fazerem as tarefas enviadas pela escola ou proporcionar uma atividade direcionada aos conteúdos que estão aprendendo na escola, no horário em que você também esteja fazendo o home office. Se possível, coloque-a perto de você, não só para que fiquem junto, mas para que também sua postura, concentração e dedicação ao trabalho sirvam de exemplo.
     

Lembre-se: a criança é muito observadora, por isso, aprende muito mais pelo exemplo, com as nossas atitudes; podemos aproveitar bem esse tempo de reclusão, e investir no relacionamento saudável com as pessoas que moram com a gente, em especial com as crianças.

Departamento Nacional de Escola Dominical

*Material elaborado por Telma Cezar da Silva Martins, a partir de conversas com mães e pais que compartilharam suas experiências durante a primeira semana de quarentena. Revisão:
Mauren Julião e Sara de Paula

Para conferir 10 sugestões de atividades para desenvolver com as crianças, clique aqui. 


Veja também: 

Tempo de agir com fé e sabedoria - Escola Dominical disponibiliza posts com dicas
Ideias para promover a Escola Dominical em tempos de isolamento social


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 17.07.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos de oração dessa semana.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães