Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

107 anos da IM em Vila Isabel

 

   A Igreja Metodista de Vila Isabel teve seu início quando um grupo de operários, membros de duas igrejas da zona sul da cidade, foi transferido para o novo bairro de Vila Isabel, em 1898. Como não podiam ir até suas igrejas, começaram a se reunir em suas próprias casas. Em 15 de junho de 1902, a igreja foi organizada oficialmente, pelo missionário americano Rev. J.L. Kennedy. Durante vários anos ela se reuniu em casas alugadas, até que em 1910 adquiriu uma primeira propriedade, que foi adaptada para salão de cultos. Em 1920 foi colocado à venda o grande terreno onde a igreja hoje se localiza.

Foi realizada uma grande campanha entre os membros da igreja - todos pobres - e, com a ajuda da Junta de Missões Americana, foi adquirido o referido terreno. Em 1921 foi inaugurada a casa pastoral; em 22 de agosto de 1922, o templo e, em 1924, o Edifício Paroquial, destinado à Escola Dominical e a uma escola primária.

Atualmente, a Igreja Metodista de Vila Isabel tem perto de 850 membros, dos quais dois terços são mulheres. Durante a semana há trabalho com crianças e adolescentes carentes, que jogam futebol, lancham e recebem aula de ensinos bíblicos. Há um curso de reforço escolar, no ensino básico, e classes para educação de adultos. As pessoas de terceira idade reúnem-se semanalmente para confraternização, ginástica e palestras. As instalações da igreja são cedidas ainda para reuniões de grupos comunitários, como os Alcoólicos Anônimos, Comedores Compulsivos Anônimos, Neuróticos Anônimos e outros.

A preocupação dessa igreja com a  história e a identidade metodistas tem gerado várias iniciativas inspiradoras, como a criação de uma biblioteca on line, que oferece publicações digitalizadas (e está disponível no site nacional da Igreja Metodista - www.metodista.org.br) , o Ministério da Memória e eventos como a "Tarde com Wesley", no dia 30 de maio, sessão de palestras com João Wesley Dornellas, historiador metodista e membro da Igreja de Vila Isabel, e bispo Paulo Ayres Mattos, professor na Faculdade de Teologia.  

Informações extraídas do site www.metodistavilaisabel.org.br

Veja Também:

Os 125 anos do Metodismo em Juiz de Fora

 




Posts relacionados