Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

2º Capacitação Voz Missionária

Como resultado de uma parceria com a Faculdade de Teologia e a Confederação Metodista de Mulheres, a Voz Missionária realizou de 25 a 27 de julho, nas dependências da Faculdade de Teologia o 2º Encontro Nacional de Capacitação de Agentes da Voz Missionária. Foram dias de intenso aprendizado, quebrantamento e compromisso.

A Faculdade de Teologia acolheu o encontro de forma carinhosa e eficiente, doou, além da hospedagem, o café da manhã, os cafés e muita gentileza. A Confederação em parceria com as Federações assumiu as despesas de viagem e a Voz Missionária a alimentação. As participantes foram recepcionadas na redação da Voz Missionária, que ocupa duas salas cedidas pela Igreja em Rudge Ramos. O Granbery também doou as pastas que acompanharam as participantes durante todo o evento.

Na abertura do encontro, após o momento devocional, conduzido por Amélia Tavares o grupo realizou uma dinâmica de integração, assimilando o ministério junto à revista como um "Presente de Deus" (veja texto na página 32). Após a palavra da presidente da Confederação, Sonia Nascimento Palmeira, aconteceu a apresentação de toda a equipe: conselho de redação,tesoureira, jornalista, responsável pelas ilustrações e diagramação. Cada um teve a oportunidade de discorrer sobre o trabalho que realiza e como acontece a integração entre a equipe.Este momento deu visibilidade às pessoas que trabalham na Voz Missionária e as participantes puderam conhecer o processo de produção da revista.

Palestras de capacitação

No sábado, após o momento devocional conduzido por Neusa Souto, aconteceu a palestra "Comunicação Influenciadora", ministrada pela psicóloga Fernanda Souto. A palestra foi muito apreciada porque tratou do problema mundial: comunicação. Foi uma palestra dinâmica e prática com excelente conteúdo.

No período da tarde, foi apresentado o tema "Motivação" pelo prof. Miguel Maiorino, professor, musicista e psicólogo que lançou desafios e possibilitou a compreensão de várias reações. As mulheres venceram o cansaço e assistiram mais uma palestra: "Marketing de Relacionamento", ministrada pelo prof. Paulo Roberto Salles Garcia, assessor de marketing da Voz Missionária e Diretor do Departamento de Marketing da Metodista. Paulo Salles lembrou da importância de usar o ministério de distribuição da revista como um processo de evangelização. No domingo, quando o grupo pensou que já tinha ouvido tudo, o prof. Eder Polizei, coordenador do curso de Especialização em Marketing da Metodista falou sobre "Técnica de Vendas": como oferecer a revista Voz Missionária. Os palestrantes foram muito abençoados por Deus e a reação das mulheres foi imediata: olhos brilhantes, sorriso no rosto e uma pergunta: "E agora, o que faremos?".

Conhecendo os articulistas e o processo de criação dos textos

Noite do sábado: o bispo Nelson Luiz Campos Leite, o jornalista Percival de Souza e a redatora Amélia Tavares compartilharam sobre suas colunas fixas e o processo de inspiração para escrevê-las. O bispo Nelson agradou com sua voz mansa e seu jeito didático de expressão. Percival compartilhou sua emoção: o encontro era seu primeiro compromisso evangélico após a sua cirurgia. Ele descreveu como surgem os artigos que produz e como Deus garante o processo. Para ele é como se o Senhor dissesse: "pode ir que eu garanto", ou seja, eu estarei com você. Amélia compartilhou o processo de escolha dos filmes que tem atingido um público jovem. "Para escrever o editorial, há um direcionar das palavras, textos bíblicos e histórias vindos diretamente do Senhor", comentou Amélia.

Aprofundando nosso conhecimento

Domingo pela manhã, mais um momento devocional conduzido pela redatora Amélia Tavares. Para ilustrar este momento, Amélia falou sobre o café que, em contato com a água fervente, se transforma e dá sabor à água. Da mesma forma, ao enfrentarmos tribulações devemos mudar a realidade ao invés de amolecermos como a cenoura ou endurecermos como o ovo (ver texto da terceira capa desta edição).

Em todas as devocionais, o grupotrabalhou a imagem do café. A revista completa 79 anos de existência: Jubileu de Café. No primeiro dia, as participantes receberam um grão de café. Foi relembrado todo o processo: a necessidade de plantar, cuidar e depois, colher.Ao final, todas receberam uma semente lembrando que a Voz Missionária foi uma semente que germinou, cresceu e produziu frutos. No encerramento do encontro todas receberam uma bala de café lembrando a necessidade de levar esperança e sabor ao mundo.

Avaliação

Foi realizada uma avaliação na qual um dos itens perguntava qual a melhor atividade desenvolvida. Muitas participantes disseram que apreciaram todo o encontro ficando difícil destacar este ou aquele aspecto. Formando um grande círculo todas as participantes expressaram, em uma palavra, o significado do encontro: foi um momento de muita emoção.A pastora Amélia agradeceu à equipe da Voz que trabalhou intensamente para a realização do evento.Todas receberam um sabonete de café.

Frutos

Os frutos já começam a surgir. Temos recebido correspondências de algumas participantes do encontro e uma delas, da 5ª Região, da cidade de Capinas, ao chegar emsua igreja local,foi recebida como agente e já começou a colher assinaturas. Agradecimentosà Confederação, Faculdade de Teologia, ao Granbery e à equipe da Voz: com a ajuda de vocês foi possível vivenciar a realização de mais este sonho.

Amélia Tavares

• clique para ver o álbum de fotos •

Participantes por Região

Região

Participantes 

 1ª RE

27

 2ª RE

2

 3ª RE

5

 4ª RE

-

 5ª RE

4

 6ª RE

1

 REMNE

1

 REMA

1 

 Equipe Voz

5


Posts relacionados