Encontro Afro Cristão reúne 67 pessoas de 15 igrejas na UMESP
![]()  | 
Participantes do III Encontro Afro Cristão, reunidos na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, discutiram, entre 28 e 30 de maio, questões pertinentes à auto-estima das negras e negros cristãos, suas características biológicas e psicológicas, a auto-aceitação e como são aceitos na sociedade e no contexto das igrejas. O evento contou com a participação de 67 pessoas de 15 igrejas: | 
Metodista no Brasil; Assembléia de Deus Ministério Belém; Presbiteriana Independente do Brasil; Pentecostal do Chile; Renascer em Cristo; Igreja Batista; Igreja Universal do Reino de Deus; Igreja Evangélica; Igreja Pentecostal “O Brasil para Cristo”; Assembléia de Deus; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil /IECLB; Adventista da Promessa, Episcopal Anglicana do Panamá, Assembléia de Deus Nipo Brasileira; Igreja Evangélica Ebenezer.
Segundo os/as participantes, as igrejas cristãs, em geral, reproduzem um discurso e comportamentos racista e sexista que impedem a promoção de igrejas realmente inclusivas. A imagem idealizada de um cristão é de uma pessoa branca, com poder de decisão delegado aos homens, sendo que muitas pessoas negras pertencentes a segmentos religiosos cristãos procuram adequar-se a essa imagem, embranquecendo sua estética, mente e espiritualidade, afirmaram.
Esse evento também contou com representantes de 20 instituições/setores: Igreja Metodista no Brasil: Região Missionária da Amazônia – REMA, Pastoral de Combate ao Racismo-1ª RE, Ministério de Ações Afirmativas Afrodescendentes AA-AFRO-3RE; Projeto Formigueiro; Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço; Conselho Latino Americano de Igrejas – CLAI -: Pastoral Continental de Mulheres e Justiça de Gênero, Pastoral de Negritude; Quilombhoje Literatura/ CPD Negro Sim; Grupo de Estudantes Negros UNINOVE; Universidade Metodista de S.P. – UMESP: Pastoral Universitária e Escolar, Núcleo de Arte e Cultura, Núcleo do Cursinho Educafro; Coordenadoria Ecumênica e Serviço – CESE; Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo – CENACORA; Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo – Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania; Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP; Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil – ANNEB; Coral Resistência Negra; Grupo Identidade da Faculdades EST/IECLB – Escola Superior de Teologia – EST/São Leopoldo-RS; e, Visão Mundial.
Reunidos/as em torno do tema Gênero e Negritude – uma perspectiva Cristã, o encontro de São Paulo contou com a participação do Presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), Bispo Julio Ernesto Murray Tompson, que ministrou conferência sobre o tema Mitos e desafios da masculinidade negra. A Teóloga Siomara Rita da Silva também palestrou durante o encontro, trazendo contribuições para o debate em torno da Estética na perspectiva da saúde da mulher negra.
“Estas duas temáticas trabalhadas pelo Bispo Murray e pela Teóloga Siomara serviram como incentivo para que as comunidades cristãs possam discutir questões pertinentes à masculinidade e à feminilidade negra a partir de outro prisma”, pontuou a Prof. Ma. Selenir Kronbauer, coordenadora do Grupo Identidade da Faculdades EST.
Como resultado imediato do encontro, os participantes pretendem atuar enquanto multiplicadores/as de ações direcionadas para o fortalecimento e a auto-estima da pessoa negra, incentivando a formação de grupos de estudos sobre o tema,
O evento de São Paulo foi uma realização de um grupo de organizações cristãs composto por: Ministério de Ações Afirmativas Afro-descendentes da Igreja Metodista -AA-AFRO-3RE, Pastoral da Negritude  do  Conselho Latino-Americano de Igrejas-CLAI /Região Brasil, Grupo Identidade EST, de São Leopoldo/RS, Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo – CENACORA,e, Aliança de Negras e Negros Evangelicos do Brasil – ANNEB.  
Atuaram como Instituições parceiras: Coordenadoria Ecumênica de Serviços – CESE, Universidade Metodista de São Paulo – UMESP -, Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, Prefeitura de São Bernardo do Campo e AFROKUT.
Informou: Micael Vier Behs 
								
				
