Evangelizar ou Educar






  Esta pergunta aparentemente ing?nua ?, na verdade, um divisor de ?guas ou um motivo de divis?o entre as pessoas que professam a f? metodista. Isto porque existe a compreens?o de que a miss?o da Igreja ? evangelizar as pessoas e a compreens?o de que a miss?o, para ser integral deve agregar, al?m da evangeliza??o, a educa??o.


Os metodistas primitivos entenderam que n?o dava para separar a evangeliza??o da educa??o e a educa??o da evangeliza??o, pois uma contribui ou complementa a outra para o cumprimento pleno da miss?o.


Evangelizar tem como objetivo a vida. Educar tamb?m. Evangelizar ? apresentar o Evangelho para que as pessoas e a sociedade recebam uma vida nova e a vivam na perspectiva dos valores do Evangelho. Educar ? transmitir valores que valorizam a vida e a viv?ncia em sociedade. Evangelizar e educar tem a vida como seu objetivo maior. Quando se evangeliza se educa e quando se educa se evangeliza, pois ambas focam a vida, pois s?o a?es confessionais.


A miss?o na perspectiva dos metodistas caracteriza-se pela paix?o evangel?stica, pela proclama??o das boas novas do Evangelho, pela miseric?rdia e solidariedade, pelo desenvolvimento de um processo que ofere?a ?s pessoas e sociedade uma compreens?o da vida comprometida com uma pr?tica de liberta??o e de valoriza??o da pessoa, pelo questionamento dos sistemas que produzem a opress?o, a viol?ncia e a morte, pelo confronto da realidade com a presen?a hist?rica do Reino de Deus e pelo desenvolvimento de uma consci?ncia cr?tica da realidade e que produza transforma??o da pessoa e da sociedade.


Desta forma, a evangeliza??o ? definida em termos de "encarnar o amor divino nas formas mais diversas da realidade humana para que Jesus Cristo seja confessado como Senhor, Salvador, Libertador e Reconciliador. A evangeliza??o sinaliza e comunica o amor de Deus na vida humana e na sociedade atrav?s da adora??o, proclama??o, testemunho e servi?o". Isto ? an?ncio e educa??o.


J? a educa??o ? definida como: "processo que visa oferecer ? pessoa e comunidade, uma compreens?o da vida e da sociedade, comprometida coma uma pr?tica libertadora, recriando a vida e a sociedade, segundo o modelo de Jesus Cristo, e questionando os sistemas de domina??o e morte, ? luz do Reino de Deus". Isto ? educa??o e an?ncio.
Separar a evangeliza??o da educa??o ou a educa??o da evangeliza??o ? fragmentar a miss?o da Igreja.


Se focarmos o minist?rio de Cristo, veremos que o amor est? presente na sua vida e no seu minist?rio, como sinaliza??o para a vida e minist?rio da Igreja. Ele veio ao encontro do ser humano porque Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu filho para salvar a todos (Jo 3.16). Quando questionado pelos l?deres religiosos, Jesus declara que o amor ? o primeiro mandamento de Deus e resume todo o ensinamento da lei e dos profetas (Mt 22.34-40).


O amor est? presente tamb?m no processo da educa??o como um caminho libertador. O educador Paulo Freire declara que (FREIRE, Paulo. Educa??o e Mudan?a. S?o Paulo, SP: Paz e Terra, 2007, p. 29)
"n?o h? educa??o sem amor. O amor implica luta contra o ego?smo. Quem n?o ? capaz de amar os seres inacabados n?o pode educar. N?o h? educa??o imposta como n?o h? amor imposto. Quem n?o ama n?o compreende o pr?ximo, n?o o respeita. N?o h? educa??o do medo. Nada se pode temer da educa??o quando se ama".


N?o se trata de um amor plat?nico, romantizado, intimista ou individualizado, mas sim de um compromisso com a vida integral que tem a liberta??o, a transforma??o e a conscientiza??o como elementos fundantes. O amor aproxima as pessoas e promove o di?logo e a intera??o. Nesta rela??o as pessoas v?o se constituindo seres que se tornam plenos na luta e na transforma??o da sociedade. Assim, evangelizar e educar s?o imperativos que acompanham estas duas a?es da Igreja.


As Diretrizes para a Educa??o na Igreja Metodista tamb?m enfatizam o tema do amor e o fazem em termos de atos que quebram as cadeias da opress?o, do pecado e de toda sorte de injusti?as, superando o ego?smo e promovendo a vida em comunidade que se manifesta no servi?o ao pr?ximo (DIRETRIZES, 1996). Assim, o amor ? tamb?m uma pr?tica educativa que promove o bem estar e a integra??o de todas as pessoas. Ele compromete o educador e o educando com a vida.


Portanto, evangelizar e educar s?o caminhos do amor libertador, pois ele sustenta a evangeliza??o e a educa??o. A sociedade precisa experimentar a cura do amor, nos relacionamentos, na fam?lia, nas conviv?ncias, nos debates e embates que a vida imp?e para todos. A Igreja tamb?m precisa vivenciar este amor transformador e libertador, para que as pessoas da igreja sejam agentes de transforma??o na sociedade e a igreja n?o se constitua num clube de iguais e sim numa comunidade onde os diferentes encontram o pastoreio na comunh?o e na dignidade que o amor de Cristo oferece.


Evangelizar e educar sem amor ? o mesmo que "malhar com ferro frio". Fica o desafio para que encontremos o equil?brio entre estas duas a?es que d?o plenitude ? miss?o da Igreja.


Bispo Josue Adam Lazier

Picture of Portal Igreja Metodista

Portal Igreja Metodista

Igreja Metodista - Sede Nacional.

Tags

compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossas notícias

Receba regularmente as notícias da Igreja Metodista do Brasil em seu e-mail.
A inscrição é gratuita!