PSAF São Gabriel

Fonte Jornal Hoje em Dia:
http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/vida/tecnologia/sucatas-viram-robos-e-transformam-vidas-1.45041?


Tamb?m citado no Portal do Professor, site do MEC, como exemplo de projeto pedag?gico


Sucatas viram rob?s e transformam vidas
Professor de Belo Horizonte ensina rob?tica a crian?as carentes
com eletr?nicos descartados por outras pessoas


Susy Lagu?rdia – 30/11/2009 03:24
Impressoras quebradas, celulares descartados, videocassetes antigos, al?m de palitos de picol?, tampas de garrafa e muita boa vontade. Esses s?o os ingredientes que est?o ajudando a transformar a vida de crian?as e adolescentes de comunidades carentes de Belo Horizonte. O idealizador do projeto ? um professor mineiro que estuda pedagogia e autodidata em rob?tica e programa??o. Juntando esses conhecimentos ?s sucatas tecnol?gicas, Liberato Ferreira montou uma oficina na qual todas as crian?as das redondezas s?o bem recebidas para colocar a m?o na massa, ou melhor, nos fios, chips e na madeira para constru?rem rob?s de todos os tipos.



Liberato e seus “alunos” desenvolvem “rob?s” com sucatas


Pernambucano, de Jaboat?o dos Guararapes, na periferia de Recife (capital do Estado), Ferreira fez cursos de montagem, programa??o de computadores e Rob?tica na Universidade Federal do Par?. Ele tamb?m j? foi professor de Tecnologia Educacional para crian?as e adolescentes no Instituto Izabela Hendrix e hoje tem sua empresa de desenvolvimento de projetos de rob?tica. Por amor ? educa??o e vontade de ajudar a quem precisa e n?o tem oportunidade, Ferreira juntou capital e p?de se afastar por mais tempo de sua empresa para se dedicar ?s crian?as de comunidades carentes.
No Bairro S?o Gabriel, em Belo Horizonte, duas vezes por semana, quatro jovens de 11 a 15 anos deixam os brinquedos e jogos de lado e dedicam-se ?s li?es do professor Liberato. Entre os projetos, os estudantes est?o aprendendo a montar uma roda gigante de palitos, inclusive com motor para ter giro autom?tico, e uma esteira, como aquelas de f?brica que transportam produtos de uma parte para outra.
Mas al?m de aprender esses conceitos de movimentos, medidas, peso e altura, as crian?as t?m li?es de cidadania. “A rob?tica ? o meio que consegui de atrair as crian?as para que elas tenham uma li??o muito maior”, destaca Ferreira. 
Segundo ele, cada uma das crian?as conseguiu desenvolver caracter?sticas que foram muito al?m dos conhecimentos oferecidos pelos te?ricos. “N?s conseguimos melhorar a autoestima dos alunos e fazer com que eles se sintam ?teis e essenciais para o trabalho. Isso os estimula a continuar”, conta.
Alguns alunos, de acordo com o professor, no in?cio do projeto n?o prestavam aten??o e acabavam prejudicando outros colegas. “Foi quando pensei que teria que trabalhar com eles individualmente, estimulando os pontos fortes de cada um”.
O segundo passo do projeto ser? ensinar a cada um dos jovens a utilizar o computador. Como os participantes do projeto n?o t?m PC em casa, Ferreira criou uma esp?cie de “bagbook”, ou seja, ele conseguiu uma maleta de madeira, comprou um monitor de LCD por R$ 250 e juntou pe?as de computadores descartados para montar sua vers?o de notebook. O PC tem processador Pentium 4, Placa Asus, 512 de mem?ria, HD de 40Gb e HD externo de 80 Gb. Possui amplificador de som externo, Drive de CD remov?vel e uma placa wireless remov?vel.
Com esse computador, os jovens ter?o li?es de programa??o, al?m de poderem se familiarizar mais com o equipamento t?o importante atualmente. Para ajudar os alunos, o professor criou, ainda, um jogo em que tenham melhor no??o de economia e empreendedorismo. “Eles vivem em ambientes em que logo ter?o que come?ar a trabalhar para ajudar a fam?lia, por isso ? importante ensin?-los como administrar as finan?as”.
O jogo se assemelha ao Sim City, simulador de pessoas mais famoso dos ?ltimos tempos. Os jogadores devem administrar um neg?cio que inclui uma floresta, uma madeireira e uma f?brica de papel. Com um or?amento limitado, eles t?m que gerir os neg?cios e realizar atividades pr?-determinadas pelo professor.
A oficina de rob?tica tem menos de seis meses, mas j? apresenta resultados vis?veis. As notas dos quatro alunos na escola melhoraram e os colegas convivem bem melhor. “No come?o, alguns meninos vinham para o projeto com o comportamento mais agressivo e hoje nem parecem os mesmos”, diz a coordenadora do projeto, Celi Alves Gerv?sio, 52 anos.
O projeto “Amizade” do bairro S?o Gabriel atende atualmente cerca de 30 crian?as da regi?o e oferece, al?m das aulas de rob?tica, aulas de artesanato, alimenta??o e recrea??o. ? mantido por meio de doa?es e todos os trabalhos s?o feitos voluntariamente.
“Os alunos melhoraram as notas, a habilidade motora, a autoestima e o conv?vio social”,
“Estamos aprendendo no?es de medidas e come?amos a utilizar isso na escola”,
“T?nhamos muitas crian?as em risco de desviar para o caminho do crime”,
"Projeto com base nos te?ricos da educa??o, Piaget, vigosky e Gerard Vernaud" Constru??o do Saber



Contato do Projeto:
31-9256-5556 – Liberato

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