Piedade Bispo Josué

1Tm?teo 4.7b-8


 


 


Esta recomenda??o do ap?stolo Paulo aos seus disc?pulos, em especial a Tim?teo, faz parte de um conjunto de orienta?es ministeriais dadas aos jovens seguidores e aos l?deres da Igreja, sobretudo da Igreja em ?feso. Elas s?o feitas num contexto de conviv?ncia, de di?logo e de discipulado, onde a vida era confrontada com os valores que a Palavra de Deus apresentava para os crist?os. Portanto, s?o relevantes para n?s hoje.


 


Neste bloco de orienta?es encontra-se a que est? em destaque. Normalmente entende-se piedade como d?. FERREIRA define assim a palavra: "1. Amor e respeito ?s coisas religiosas; religiosidade; devo??o; 2. Pena de males alheios; compaix?o, d?, comisera??o"[1]. Este ? o senso comum acerca desta palavra.


 


J? o termo grego "eusebeia", traduzido por "piedade" e de acordo com o contexto, significa "atitude religiosa no sentido mais profundo, a rever?ncia a Deus que adv?m do conhecimento Dele… conota a seriedade moral, que afeta o comportamento externo bem como a inten??o interior"[2].


 


O sentido b?blico da palavra vai al?m do sentimento de d? ou de piedade, indica uma atitude moral e ?tica, um comportamento transformado pelo conhecimento de Deus e pela rever?ncia a Deus. Assim, ? mais do que d?, ? a??o em dire??o aos que causam "d?" ou "piedade". Por se tratar de uma atitude que evid?ncia o car?ter crist?o, esta a??o ? acompanhada de um exerc?cio de humildade e de entrega. Para STOTT, se trata de "uma mistura de temor e amor que, juntos, constituem a devo??o do homem para com Deus"[3].


 


A figura utilizada pelo ap?stolo para ilustrar o exerc?cio ? a dos atletas que participavam dos jogos nas grandes cidades da ?poca, como era o caso de ?feso. Os atletas se submetiam a um treinamento r?gido para alcan?ar os objetivos. O exerc?cio da piedade crist? ? acompanhado de dedica??o e disciplina por parte dos disc?pulos de Jesus.


 


FOSTER define o exerc?cio da piedade chamando-o de medita??o. Assim se expressa: "a medita??o n?o ? um ato simples, nem pode ser completada da forma como se completa a constru??o de uma cadeira. ? um modo de vida. Voc? estar? constantemente aprendendo e crescendo ? medida que penetra as profundezas interiores".[4]


 


Espiritualidade tem a ver com a vida integral da pessoa em sociedade. Devemos considerar que a espiritualidade acontece em meio ? vida concreta e n?o imagin?ria. Ela se evidencia na viv?ncia do Evangelho, na pr?tica do servi?o crist?o, no cumprimento das responsabilidades, na luta pelo direito e pela cidadania, na evangeliza??o, no testemunho, na vida familiar, etc. Ningu?m se tornar? "mais espiritual" pelo escapismo, atrav?s do intimismo ou do individualismo, mas sim pelo exerc?cio da piedade, ou seja, das atitudes de uma vida marcada pelo amor, pela moral, pela ?tica, pelo respeito, pela dignidade, pela valoriza??o da vida, pela ternura e pela responsabilidade cidad?.


 


Assim, o exercita-te na piedade tem um tom pastoral, exortativo e catequ?tico, pois ensina aos que exercem lideran?a que n?o basta ter uma espiritualidade centrada na devo??o, mas ? fundamental que esta espiritualidade esteja centrada no desenvolvimento do car?ter crist?o que se traduz em atitudes ?ticas, morais, justas, dignas, solid?rias, fraternas, tolerantes e honestas.


 


Bispo Josu? Adam Lazier


 









[1] FERREIRA, Aur?lio Buarque de Holanda. Novo Dicion?rio da L?ngua Portuguesa. Rio de Janeiro, RJ: Editora Nova Fronteira, 1986, p. 1327.



[2] KELLY, L.N.D. I e II Tim?teo: introdu??o e coment?rio. S?o Paulo, Mundo Crist?o, 1983, p.65 (S?rie Cultura B?blica)



[3] STOTT, John. A Mensagem de I Tim?teo e Tito. Paulo, ABU, 2004, p.117.



[4] FOSTER, Richard J. Celebra??o da disciplina. S?o Paulo, Vida, 1983, p.46.

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