1Tm?teo 4.7b-8
Esta recomenda??o do ap?stolo Paulo aos seus disc?pulos, em especial a Tim?teo, faz parte de um conjunto de orienta?es ministeriais dadas aos jovens seguidores e aos l?deres da Igreja, sobretudo da Igreja em ?feso. Elas s?o feitas num contexto de conviv?ncia, de di?logo e de discipulado, onde a vida era confrontada com os valores que a Palavra de Deus apresentava para os crist?os. Portanto, s?o relevantes para n?s hoje.
Neste bloco de orienta?es encontra-se a que est?
J? o termo grego "eusebeia", traduzido por "piedade" e de acordo com o contexto, significa "atitude religiosa no sentido mais profundo, a rever?ncia a Deus que adv?m do conhecimento Dele… conota a seriedade moral, que afeta o comportamento externo bem como a inten??o interior"[2].
O sentido b?blico da palavra vai al?m do sentimento de d? ou de piedade, indica uma atitude moral e ?tica, um comportamento transformado pelo conhecimento de Deus e pela rever?ncia a Deus. Assim, ? mais do que d?, ? a??o em dire??o aos que causam "d?" ou "piedade". Por se tratar de uma atitude que evid?ncia o car?ter crist?o, esta a??o ? acompanhada de um exerc?cio de humildade e de entrega. Para STOTT, se trata de "uma mistura de temor e amor que, juntos, constituem a devo??o do homem para com Deus"[3].
A figura utilizada pelo ap?stolo para ilustrar o exerc?cio ? a dos atletas que participavam dos jogos nas grandes cidades da ?poca, como era o caso de ?feso. Os atletas se submetiam a um treinamento r?gido para alcan?ar os objetivos. O exerc?cio da piedade crist? ? acompanhado de dedica??o e disciplina por parte dos disc?pulos de Jesus.
FOSTER define o exerc?cio da piedade chamando-o de medita??o. Assim se expressa: "a medita??o n?o ? um ato simples, nem pode ser completada da forma como se completa a constru??o de uma cadeira. ? um modo de vida. Voc? estar? constantemente aprendendo e crescendo ? medida que penetra as profundezas interiores".[4]
Espiritualidade tem a ver com a vida integral da pessoa
Assim, o exercita-te na piedade tem um tom pastoral, exortativo e catequ?tico, pois ensina aos que exercem lideran?a que n?o basta ter uma espiritualidade centrada na devo??o, mas ? fundamental que esta espiritualidade esteja centrada no desenvolvimento do car?ter crist?o que se traduz em atitudes ?ticas, morais, justas, dignas, solid?rias, fraternas, tolerantes e honestas.
Bispo Josu? Adam Lazier
[1] FERREIRA, Aur?lio Buarque de Holanda. Novo Dicion?rio da L?ngua Portuguesa. Rio de Janeiro, RJ: Editora Nova Fronteira, 1986, p. 1327.
[2] KELLY, L.N.D. I e II Tim?teo: introdu??o e coment?rio. S?o Paulo, Mundo Crist?o, 1983, p.65 (S?rie Cultura B?blica)
[3] STOTT, John. A Mensagem de I Tim?teo e Tito. Paulo, ABU, 2004, p.117.
[4] FOSTER, Richard J. Celebra??o da disciplina. S?o Paulo, Vida, 1983, p.46.

