Lutero






  Foi no dia 31 de outubro de 1517 que o monge alem?o Martinho Lutero fixou ? porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, uma cole??o de 95 frases curtas, quase todas referentes ?s indulg?ncias, o perd?o de pecados que a Igreja vendia aos fi?is. 


 


 Ficaram conhecidas como as "95 teses". Esse ato de ousadia marcou o in?cio da chamada Reforma Protestante. Lutero dizia que em nenhum momento de sua hist?ria a Igreja pode declarar que n?o precisa de reforma. Seu lema era: "ecclesia reformata semper reformanda est", ou seja, a igreja reformada tem que estar em permanente reforma.


Veja a seguir trechos de uma entrevista fict?cia com Lutero realizada no ano de 2000 pela revista Ultimato. A entrevista nasceu da imagina??o, mas as respostas s?o verdadeiras; foram elaboradas com base em pesquisa hist?rica. As frases entre aspas significam que elas s?o textos do pr?prio Lutero. As demais, embora n?o sejam textualmente dele, est?o de acordo com a veracidade hist?rica. 

A afixa??o das 95 teses ? porta da Igreja do Castelo e os acontecimentos posteriores t?m alguma rela??o com seu apego ? B?blia?
Sim. Propugnei um retorno ? B?blia. Procurei demonstrar que a autoridade das Escrituras ? maior que a da Igreja. Esta n?o ? dona da B?blia, mas serva. A tradi??o da Igreja pode ser leg?tima, por?m n?o infal?vel; por isso deve ser julgada pela B?blia. Em outras palavras, preguei que a Palavra de Deus ? regra de f? e pr?tica.

O Doutor ? a favor de se colocar a B?blia nas m?os do povo?
Perfeitamente. Eu mesmo traduzi o Novo Testamento do texto grego e o Velho do texto hebraico para o alem?o que todos entendem. Os 5 mil exemplares do Novo Testamento publicado em setembro de 1522, foram vendidos em tr?s meses, de modo que em dezembro j? sa?a uma nova edi??o. Muitas outras vieram depois. Tom?vamos sempre o cuidado de eliminar erros tipogr?ficos, corrigir erros de tradu??o ou substituir palavras por outras express?es mais convenientes. Melanchthon, especialista em grego, e Aurogallus, especialista em hebraico, ajudaram-me muito nessas revis?es.

O Doutor gosta do nome luterano dado especialmente aos alem?es que abra?aram a Reforma?
"Pe?o que se silencie acerca de meu nome e ningu?m se denomine luterano, mas, sim, crist?o. Quem ? Lutero? A doutrina n?o ? minha e n?o fui crucificado por ningu?m… E como poderia ser que eu, um pobre saco de estrume, tivesse meu nome, o qual nenhuma salva??o encerra, dado aos filhos de Cristo? N?o deve ser assim, terminemos com esses nomes partid?rios e denominemo-nos crist?os, pois possu?mos a doutrina de Cristo".

O Doutor foi acusado de corromper a moral crist?. O que diz sobre isso?

Nada mais falso. Os advers?rios, baseando-se na doutrina da justifica??o pela gra?a perdoadora de Deus, da qual me tornei pregador convicto e entusiasta, n?o entenderam ou deturparam meu ensino e diziam que eu tornara as boas obras desnecess?rias e destitu?das de significado, abrindo assim caminho para as m?s obras. Por outro lado, ? prov?vel que algumas pessoas imaturas tenham se valido desta interpreta??o err?nea para se entregarem ? devassid?o. O que, todavia, a Palavra de Deus ensina e eu custei a descobrir ? que "n?o podemos alcan?ar remiss?o dos pecados e justi?a diante de Deus por m?rito, obra e satisfa??o nossas, mas pela gra?a, por causa de Cristo, mediante a f?, quando cremos que Cristo padeceu e nos s?o dadas justi?a e vida eterna". A tremenda verdade da justifica??o pela f? diz nada mais nada menos que Deus "considera justo o homem que possui a justi?a que Ele pr?prio, Deus, lhe oferece ? a justi?a de Cristo. Deus a oferece pelo Evangelho de Cristo e o homem a recebe e dela toma posse pela f?, ou seja, quando toma a s?rio a mensagem e cr? na oferta e doa??o que Deus lhe est? fazendo". "Temos de guardar fielmente o artigo da justifica??o pela f? em todos os tempos por ser o artigo principal da doutrina crist?, pela qual a igreja de Cristo se distingue de toda religi?o falsa, sendo dada a gl?ria somente a Deus e constante conforto ao pecador."

Por que o homem n?o pode alcan?ar a salva??o mediante as obras, por exemplo, da pr?pria Lei de Deus?
"Porque desde a queda no pecado, o homem natural ? de todo incapaz para guardar a Lei de Deus e o pr?prio crist?o s? a cumpre imperfeitamente".

Ent?o, para que serve a Lei?
"A Lei serve para um fim triplo. Em primeiro lugar, concorre para a manuten??o da ordem e da honestidade exterior do mundo, impedindo de certa maneira o desenfreamento grosseiro do pecado. Neste caso a Lei ? freio. Em segundo lugar, ensina de modo especial aos homens a reconhecerem verdadeiramente seus pecados. Neste caso a Lei ? espelho. Em terceiro lugar, mostra ao regenerado quais s?o verdadeiramente as boas obras. Neste caso a Lei ? norma".
Texto extra?do de Ultimato de Jan/Fev de 2000







  

Quer conhecer melhor Lutero?


Ent?o continue o bate-papo com este te?logo lendo Conversas com Lutero – hist?ria e pensamento, da Editora Ultimato. O livro foi escrito por Elben M. Lenz C?sar, diretor-redator da revista Ultimato, da mesma maneira que esta entrevista: s?o 30 conversas fict?cias baseadas em fatos hist?ricos e textos do pr?prio Lutero. Informa?es e vendas pelo site www.ultimato.com.br.


 


 LEIA TAMB?M:


Panorama Hist?rico da Reforma Protestante.


Luteranos, cat?licos e metodistas assinam documento hist?rico.


 





 

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