panorama histórico da reforma



Pelo Rev. Maely Ferreira Vilela, Pastor presbiteriano e Reitor do Semin?rio Presbiteriano de Teresina -Piau? (colabora??o do Pr.Ronan Boechat, da Igreja Metodista de Vila Isabel, RJ)


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A Igreja est? presente desde as p?ginas do Antigo Testamento, porque a Igreja ? a comunidade daqueles que, verdadeiramente, professam o nome do Senhor. Sendo assim, a Igreja se acha presente, l? no passado, na vida daqueles remidos do Velho Testamento, que professaram, desde h? muito, a f? no Senhor, que aguardaram a Sua vinda, atrav?s da f?. Homens, como muito bem escreveu o autor da ep?stola aos Hebreus: "dos quais o mundo n?o era digno" (Hebreus 11:38).


Quando n?s chegamos ?s p?ginas do Novo Testamento, nos deparamos com Estev?o naquele monumental serm?o proferido diante dos seus algozes, fazendo refer?ncia ? congrega??o do Velho testamento, e a palavra utilizada l? ? eklesia do Velho Testamento.


O Senhor Jesus se refere a respeito da Igreja, denominando-a de "minha Igreja". Portanto, a nossa responsabilidade ? muito grande, quando tratamos a respeito da Igreja, porque trata-se da propriedade do Senhor. E, al?m do mais, Ele mesmo se referiu a Sua Igreja, denominando-a de "mais que vencedora" porque Ele mesmo afirmou que as portas do Inferno n?o prevaleceriam contra ela (Mateus 16:18). E n?o somente isto. Mais tarde, depois da ressurrei??o, antes da Sua ascens?o, naquele encontro com Pedro, l? na praia (Pedro assustado porque havia h? pouco, quase 40 dias antes, negado a Jesus) o Senhor Jesus se dirige ?quele ap?stolo dizendo: "Apascenta as minhas ovelhas". Para n?s pastores, est? a? uma responsabilidade muito grande, porque as ovelhas n?o s?o nossas, n?o s?o propriedades nossas, elas pertencem ao senhor.


O Ap?stolo Paulo, que muito escreveu ? respeito da doutrina da Igreja, denomina essa mesma Igreja de corpo do Senhor. Ele ? o cabe?a. N?s, como totalidade, somos o Seu corpo.


N?o ? para estranhar, de forma alguma, que o diabo, o nosso arquiinimigo, procure alvejar tanto a Igreja. Mas, temos essa firme promessa de que a caminhada invicta do povo do Senhor, permanecer? at? a Parousia, ?quele momento, que n?s aguardamos, quando o Senhor congregar?, ajuntar? de todos os recantos da terra, aqueles que s?o Seus.


Diante dessas palavras iniciais, n?s nos propomos a discorrer sobre esta vis?o bem panor?mica mesmo, da Igreja Crist? ao longo desses quase 2000 anos.


Para uma melhor compreens?o, poderemos dividir a hist?ria da Igreja, em algumas ?pocas, sem preju?zo, apenas para efeito did?tico, porque estamos diante de uma proje??o de tempo muito grande.


Esta maneira de dividir a hist?ria ? t?o somente did?tica e ela varia de historiador para historiador e daqueles, como ? o nosso caso, que estamos contando a hist?ria de acordo com determinadas prefer?ncias fundamentadas em fatos. Assim como a hist?ria de um indiv?duo, pode ser contada por um aspecto apenas biol?gico. Imaginemos: o nascimento, a inf?ncia, a adolesc?ncia, a mocidade, a maturidade e a velhice, a decrepitude da exist?ncia. Assim, tamb?m em rela??o ? Igreja, h? v?rios crit?rios pelos quais a hist?ria da Igreja pode ser subdividida. Quase sempre, utiliza-se aquela nomenclatura usada pela hist?ria universal que ? dividida em: Hist?ria Antiga, Hist?ria Medieval, Hist?ria Moderna e Hist?ria Contempor?nea.


Essas nomenclaturas s?o tamb?m usadas em rela??o ? Hist?ria da Igreja, s? que, em momentos diferentes e com referenciais diferentes. O momento em que come?a a hist?ria universal antiga e termina, n?o ? o mesmo momento em que come?a a hist?ria da Igreja Antiga e termina, apenas a nomenclatura ? a mesma.


N?s estamos usando outra nomenclatura porque entendemos que vai facilitar a nossa compreens?o. N?s vamos analisar o primeiro grande momento da Hist?ria da Igreja que ? a Hist?ria da Igreja Crist?, que come?a agora, historicamente, no Novo testamento, mas que fique subentendido que a Igreja de fato, come?ou no Antigo Testamento.


Ent?o, o primeiro grande momento. n?s poder?amos denominar de IGREJA FORMADA ; um outro grande momento seria a IGREJA DEFORMADA; uma terceira grande fase, e gra?as a Deus por ela, de IGREJA REFORMADA, e, esta fase na qual estamos vivendo, aqui denominada de IGREJA CONFORMADA vamos fazer este passeio, desde o Pentecostes, e n?s estamos nos situando, basicamente por volta do ano 35 da Era Crist?(uma data aproximada), at? o presente.


 I. IGREJA FORMADA


Do Pentecostes ao ano 590 – Neste primeiro momento, a Igreja foi formada, a Igreja Crist?. Quando n?s vamos l? para o Evangelho de Mateus, nos deparamos com o Senhor Jesus se referindo a este novo momento, ? Igreja Crist?. L? em Mateus 16, o Senhor Jesus se expressava dizendo: "Tu ?s Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja".


Este texto tem sido interpretado de v?rias maneiras. Os romanistas, os papistas, t?m procurado apoio naquelas palavras para, supostamente afirmar que a doutrina do papado ? correta e de que teria Pedro, o primado entre os Ap?stolos, sendo ele, a Pedra. Seria, naturalmente, uma pedra de sustenta??o muito perigosa para a Igreja, visto que, logo depois o Senhor Jesus estava dizendo: "Arreda Satan?s", diante das palavras proferidas pelo pr?prio Pedro. Seria ent?o, uma pedra muito vol?vel para que a Igreja estivesse fundamentada nela.


Outros estudiosos t?m entendido ser a pedra, a confiss?o de f?, a declara??o de f? proferida pelo ap?stolo Pedro, quando diz: "Tu ?s o Cristo". ? uma possibilidade. Esta interpreta??o n?o ? err?nea. Alguns estudiosos entendem ser a pedra a declara??o de f?, o testemunho doutrin?rio, solene, ali proferido por Pedro, vendo em Jesus o cumprimento da promessa Messi?nica do Velho Testamento. Entretanto, o entendimento maior, e com maior fundamenta??o b?blica, tem sido, de que a Pedra ? o Senhor Jesus Cristo. Esta pedra maior, este alicerce que vem do C?u, essa ? a base da Igreja: o Senhor Jesus Cristo. E n?s, somos pedras pequenas, menores, colocados nesse grande edif?cio, que ? a Igreja e que tem o Senhor Jesus Cristo como pedra angular. A Igreja ? constitu?da ali, e tem seu grande marco de inaugura??o, o seu momento solene de inaugura??o, por ocasi?o do Pentecostes.


O Pentecostes ? uma festa que vem desde o Antigo Testamento, mas aquele de Atos ? o primeiro Pentecostes Crist?o, que ocorre j? neste novo momento da economia divina. Naquele primeiro Pentecostes Crist?o descrito l? em Atos, n?s percebemos que a Igreja Crist? l? no seu nascedouro, j? surge com um car?ter de universalidade, ou seja de catolicidade, que ? a palavra hist?rica que tem sido utilizada. O termo cat?lico n?o pode ser usado apenas por uma agremia??o religiosa em particular, mas sim, se refere ? Igreja do Senhor como um todo, e n?s n?o devemos ter medo de usar a palavra cat?lico quando nos utilizarmos do Credo Apost?lico, porque ? uma palavra corret?ssima, ? patrim?nio nosso, da verdadeira Igreja do Senhor. Assim, a Igreja j? nasceu com essa caracter?stica: a universalidade (ou catolicidade).


No livro de Atos, percebemos que no dia de Pentecostes estavam presentes em Jerusal?m pessoas, pros?litos do juda?smo e tementes a Deus, procedentes dos tr?s continentes conhecidos da ?poca. O Mar Mediterr?neo, conhecido como o Mar da Integra??o Transcontinental, banha tr?s continentes: grande parte da Europa, grande parte da ?frica e parte da ?sia.


J? l? no Pentecostes, percebemos pessoas vindas de toda aquela regi?o banhada pelo Mar Mediterr?neo, pessoas que foram influenciadas pelo proselitismo judaico, e essa gente foi atingida pela prega??o do Evangelho, l? no dia de Pentecostes, quando aproximadamente 2000 pessoas se converteram. Agora, como crist?os, retornaram para as suas terras de origem, marcando assim, o in?cio da Igreja Crist? naquelas diferentes regi?es ao longo de todo o Mar mediterr?neo. Por exemplo: o ap?stolo Paulo ainda n?o tinha ido ? cidade de Roma, mas escreve para a Igreja forte que estava estabelecida naquela cidade, porque o Cristianismo, gra?as ao Pentecostes e a tudo o que ocorreu ali por volta do ano 35 da Era Crist? (data aproximada) surge com a caracter?stica da universalidade. Da?, n?s nos deparamos com o ap?stolo Jo?o, se referindo a todos aqueles que procedem (os remidos) de todos os povos, tribos, l?nguas e na?es que est?o em toda a Terra.


Esse ? o primeiro grande momento da Hist?ria da Igreja Formada, se estendendo desde o Pentecostes e indo at? em torno do Papado de Greg?rio. Esta data que colocamos de 590 d.C., nem todos os historiadores t?m a mesma opini?o. Alguns entendem que este primeiro momento deva ter ido at? meados do S?c. V, por volta do ano 450, quando tornou-se bispo de Roma, Le?o I, que vai ser o primeiro bispo de Roma a ser costumeiramente chamado de 1? Papa. Outros entendem que este primeiro momento, vai um pouquinho mais al?m de Greg?rio I, por volta de 590 d.C. dadas ?s grandes realiza?es de Greg?rio I, em conseq??ncia das suas reformas j? realizadas naquela ?poca, surgindo, entre outras coisas, o chamado Canto Gregoriano. Ele realizou a primeira grande reforma no culto.


  A.     Pais da Igreja – Mas, o que aconteceu durante este per?odo t?o longo da Igreja Formada? Este grande per?odo ? conhecido como a ?poca dos Pais da Igreja. Aqueles homens, eram assim denominados, dada a fidelidade que eles tiveram com a Palavra de Deus. Eles levavam Deus e a Sua Palavra a s?rio. Tinham uma vida piedosa, consagrada. Tinham grande preocupa??o com a santidade da Igreja. Eles foram respons?veis pela elabora??o inicial de toda nossa Teologia Sistem?tica. Por isso eles s?o conhecidos como os Pais da Igreja. Veremos as suas grandes contribui?es. A Igreja Crist? n?o nasceu com um conjunto de doutrinas j? definido. A Igreja n?o surgiu com todo o Novo testamento escrito, traduzido ou elaborado. Ela herdou o Velho Testamento, mas as doutrinas foram sendo elaboradas gradativamente e coube aos Pais da Igreja essa tarefa grandiosa.


Esses homens foram muitas vezes perseguidos. Alguns foram at? martirizados. E, quanto mais os inimigos da Igreja matavam servos do Senhor (n?o somente os Pais da Igreja, outros crentes tamb?m) mais a Igreja crescia e se fortalecia. ? tanto, que um dos Pais da Igreja, Tertuliano, um advogado cartagin?s, se expressou dizendo assim: "O SANGUE DOS M?RTIRES ? A SEMENTE DO CRISTIANISMO". Ela ? a chave para o entendimento dessa fase. Muitos dos Pais da Igreja foram mortos em diversos lugares, especialmente nas arenas romanas. Os Pais da Igreja, visto serem v?rios, deram grandes contribui?es. N?s geralmente, podemos classific?-los tomando como refer?ncia Agostinho.


Agostinho ? de uma import?ncia tremenda para todos n?s. E n?s como Igreja Presbiteriana, IGREJA REFORMADA, temos, embrionariamente, a nossa origem, a nossa interpreta??o doutrin?ria, l? em Agostinho. A Patr?stica, os Pais da Igreja, s?o geralmente divididos em: Pais Pr?-Agostinianos, ou seja, aqueles Pais que viveram antes de Santo Agostinho ( ele ? assim denominado de Santo, como os outros tamb?m s?o, mais por reconhecimento pela vida piedosa, devocional daqueles homens servos de Deus), os que est?o ao longo dos S?c. II e III d.C. e in?cio do S?c. IV; Agostiniano, nessa classifica??o n?o se pluraliza, refere-se ? grande contribui??o do pr?prio Agostinho. O que Agostinho escreveu. N?o d? para imaginar, como aquele homem gastou a vida toda debru?ado, basicamente, escrevendo e tamb?m pastoreando a Igreja (porque ele era pastor da cidade de Hipona, no norte da ?frica, onde hoje ? a Arg?lia. L? naquela regi?o, a religi?o mu?ulmana, infelizmente, domina). Agostinho era um homem de Igreja. Ele era pastor de Igreja, era Bispo, foi um grande te?logo e um grande doutrinador. Escreveu durante quase todo o tempo, obras important?ssimas, de grande profundidade b?blica e teol?gica. N?s, ainda hoje, dependemos de seus escritos. Da? ele ser um divisor de ?pocas na hist?ria da Patr?stica.


Depois dele, seguem-se ent?o os Pais P?s-Agostinianos, que est?o depois de Agostinho, especialmente ao longo da segunda metade do S?c. V at? o S?c VI.


O per?odo dos Pais da Igreja, compreende um per?odo muito longo mesmo. Talvez algu?m perguntasse: "Os pais da Igreja n?o est?o desde o primeiro s?culo da Era Crist?? A resposta ?: N?o. Porque o s?culo I, ? o s?culo da Era Apost?lica. Os Pais da Igreja iniciam suas atividades no per?odo que se segue ? ?poca dos ap?stolos. O ?ltimo dos ap?stolos foi Jo?o, j? velhinho, que escreveu o livro de Apocalipse, no t?rmino do S?c. I    A.D.


  B. Contribui??o dos Pais da Igreja


 Elabora??o dos Credos  – Os grandes credos da Igreja surgiram com o trabalho e a preocupa??o dos Pais da Igreja. Somente quanto ao Credo Apost?lico ? que entendemos que teve elabora??o anterior. O Credo teve sua origem durante o S?c. I da Era Crist? e, segundo alguns, depois do Novo Testamento ? o documento mais antigo da Igreja. Mas, os demais credos, como o Credo Niceno, ou Credo Niceno-Constantinopolitano, elaborado durante o Conc?lio de Nic?ia, na cidade de Nic?ia, no ano de 325, sendo mais tarde reafirmado em um outro Conc?lio na cidade de Constantinopla, noutra data; o Credo Atanasiano, supostamente escrito por outro Pai da Igreja, Atan?sio; e outros credos, sendo estes os mais conhecidos.


Realiza??o de Conc?lios Eclesi?sticos – Os Pais da Igreja tratavam dos problemas da Igreja atrav?s de Conc?lios. Esses Conc?lios eram convocados, devidamente presididos e as mat?rias eram ali tratadas. Existiam problemas dif?ceis, ?s vezes os assuntos eram tratados de maneira acalorada, como ocorre hoje nos nossos Conc?lios Eclesi?sticos. A Igreja entendeu ser este o meio mais eficiente de tratar suas dificuldades, atrav?s de Conc?lios Eclesi?sticos, constitu?dos por autoridades devidamente credenciadas para que suprissem as necessidades e resolvessem os problemas da vida da Igreja.


Defini??o do C?non do Novo Testamento – A Igreja j? surgiu recebendo do juda?smo o Velho Testamento prontinho. Inclusive traduzido para a l?ngua mais falada da ?poca: a l?ngua grega. A igreja n?o teve que elaborar o Velho Testamento, mas teve que definir o C?non Neo-testament?rio. Era preciso muita sabedoria e pedir muita orienta??o de Deus para saber quais eram os livros verdadeiramente inspirados, porque tinha muita gente escrevendo em nome dos Ap?stolos, coisas absurdas. Hoje, isso denomina-se de Falsidade Ideol?gica. S?o os chamados textos pseudo-ep?grafos. Tinha gente que escrevia em nome de Paulo para as Igrejas. J? perceberam que h? uma ep?stola em que Paulo diz assim: "Vede com que letras grandes vos escrevo. ? assim que eu assino", chamando a aten??o para o seu aut?grafo? Ele tinha, tudo faz crer, problemas nos olhos, e isto est? bem provado por um texto b?blico. Quando    uma carta terminava, ele assinava. Tudo faz crer que era assim. Escrevendo aos G?latas ele diz assim: "O zelo de voc?s para comigo era t?o grande que, quando voc?s se converteram, se pudessem, teriam arrancado seus olhos para mos dar". Provavelmente fazendo refer?ncia ao seu problema, uma poss?vel catarata. Sempre quando terminava uma carta ele assinava. Mas, por que? Pra que todo esse cuidado? Porque tinha gente usando o nome dele e incomodando a Igreja com falsas doutrinas. Por isso, a Igreja teve que definir o C?non, teve que analisar com muito cuidado, quais eram os livros do Novo testamento que mereciam cr?dito, para serem assim utilizados pela Igreja. Os Pais da Igreja tiveram essa precios?ssima responsabilidade. e hoje n?s temos o Novo Testamento, bonitinho, e nem sequer paramos para pensar no trabalho que deu para aqueles homens de Deus l? no passado.


Combate ?s Heresias  – As mais diferentes heresias surgiram prejudicando a Igreja. ? medida que um ensino falso ia surgindo, os Pais da Igreja iam analisando e definindo a doutrina. A Igreja n?o surgiu j? com sua doutrina elaborada. Algu?m que trabalhava em banco disse uma vez que, a melhor maneira de identificar uma c?dula falsa, ? conhecendo a verdadeira. ? preciso conhecer bem a verdadeira. Tudo o que for diferente da verdadeira, ? falsa. ? medida em que aqueles ensinos perigosos iam surgindo, os Pais da Igreja iam parando para analisar e dizendo: isso n?o soa bem. Era como se ferisse os ouvidos deles.


Assim, as doutrinas foram gradativamente sendo elaboradas. ? interessante quando a gente pega a Confiss?o de F? e vai analisar, estudar a Hist?ria da Igreja antiga, e percebe o quanto dependemos desse primeiro momento da Hist?ria da Igreja: a IGREJA FORMADA. A Igreja caminhava bem ao longo desse per?odo, mas, vem agora um segundo momento da Hist?ria da Igreja que, nessa nossa vis?o panor?mica, estamos denominando de IGREJA DEFORMADA.


 


II. IGREJA DEFORMADAClique aqui.


IGREJA REFORMADA E IGREJA CONFORMADA. Clique aqui


 


 

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