Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação, Coordenação de Educação Cristã - 31/03/2014

A Igreja Metodista e a ditadura militar: cinquenta anos do Golpe de 1964

O que a Igreja tem a refletir sobre isso?
 
Caras irmãs e irmãos:
 
Esperança e Paz!
 
O Departamento Nacional de Escola Dominical com esse primeiro tema inicia a série Atualidades. Nosso objetivo é trazer uma reflexão bíblica a partir de temas que estão em voga na sociedade. Essa iniciativa tem como prerrogativa oferecer subsídios para que a igreja local, de acordo com seu desejo, planejamento e proposta pedagógica possa desenvolver sua educação cristã e seu trabalho missionário. 
 
Na certeza de que o Deus da Vida nos orienta e nos convida a sermos sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13-16), seguimos trabalhando mediante o conceito paulino: 
 
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” Romanos 12.1-3.
 
Para construir a reflexão bíblica a partir dos 50 anos do Golpe Militar, convidamos a Assessoria Episcopal de Direitos Humanos da 3ª RE, que nos brindou com uma excelente reflexão. Vale destacar que ao tratarmos desse tema, temos a dimensão das tensões que ele provoca. No entanto, nossa intenção não é promover revanchismo ou coisas do tipo, mas propiciar e encorajar a igreja a refletir sobre questões que ainda que não nos sejam cômodas, são extremamente necessárias.  
 
Com o desejo de que a nossa Igreja Metodista cresça na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo, desejamos um excelente tempo de reflexão e partilha, 
 
Departamento Nacional de Escola Dominical
 

Posts relacionados

Liturgia, Estudos Bíblicos, Mídia, Educação, por José Geraldo Magalhães

Veja material de apoio para celebrar o Dia das Crianças em sua comunidade

O Departamento Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista está disponibilizando uma sugestão litúrgica e estudos bíblicos para você celebrar o Dia das Crianças em sua comunidade local.

Educação, por José Geraldo Magalhães

Gustavo Alvim é nomeado vice-diretor geral das instituições educacionais metodistas

O reitor da Unimep, professor doutor Gustavo Jacques Dias Alvim, foi empossado no dia 26 de junho, para o cargo de vice-diretor geral das Instituições Educacionais Metodistas, durante a reunião do Conselho Superior de Administração (Consad), na sede da Igreja Metodista em São Paulo. Ele também exerce interinamente, desde 3 de julho, a função de Diretor Geral, em razão da solicitação de saída apresentada pelo titular do cargo, prof. Wilson Roberto Zuccherato.

Colégio Episcopal, Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Mudanças no Conselho Superior de Administração, o Consad

No próximo sábado (30), o presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, bispo Adonias Pereira do Lago, realizará a consagração e posse dos novos presidente e vice do Conselho Superior de Administração e Conselho Diretor das Instituições Metodistas de Educação (Consad).

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Colégio Episcopal na Faculdade de Teologia

Palestras dos/a bispos/a abordam a temática do discipulado

Educação, por José Geraldo Magalhães