Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

abril mês indígena

BRASIL

"Abril indígena" movimentará povos e movimentos sociais

BRASÍLIA, 9 de abril (ALC) - Mais de 800 indígenas, de diferentes nações que vivem no Brasil, são esperados para o Acampamento Terra Livre, que terá lugar em Brasília, de 16 a 19 de abril, para discutir propostas do movimento para a política indigenista, incluindo temas da saúde, educação e projetos de desenvolvimento.

O Acampamento integra o "Abril Indígena", um intensa programação com debates, marchas, fóruns, reflexões agendadas para capitais e cidades do interior do país. A primeira atividade do "Abril Indígena" ocorreu na capital amazonense, reunindo representantes de 21 povos na I Assembléia dos Indígenas da Cidade de Manaus.

Porto Alegre será sede, de 11 a 13 de abril, do II Encontro Internacional Sepé Tiaraju. O evento vai congregar, no Parque da Harmonia, representantes do povo guarani que vive no Brasil e no Paraguai com representantes dos movimentos do campo, catadores de lixo, quilombolas e pastoral da juventude.

A Semana dos Povos Indígenas, de 12 a 19 de abril, será levada a escolas e universidade de Santarém, no Pará. A capital hospedará, dias 16 a 20, o Acampamento Estadual da Via Campesina no Estado: Contra o Imperialismo e pela Soberania Popular na Amazônia.

Os grandes projetos de infra-estrutura previstos para o Sul do Maranhão estarão na pauta do Acampamento Indígena Regional em Imperatriz, de 12 a 14. No dia 15, acontecerá a Romaria dos Mártires do povo Xakriabá, no município de São João das Missões, em Minas Gerais.

Cerca de 500 indígenas deverão participar de passeata e ato público em Campo Grande, no dia 13. Assembléia Popular, à noite, vai reunir indígenas, sem-terra e quilombolas. Em Cuiabá, celebração no dia 20 vai lembrar os 20 anos do martírio do jesuíta Vicente Cañas, morto a mando de fazendeiros da região.

O histórico Monte Pascoal, avistado pelo navegador português Álvares Cabral ao se aproximar da costa brasileira, em 1500, abrigará programação política e cultural na Semana dos Povos Indígenas, de 15 a 21 de abril.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

VEJA TAMBÉM:

Programa de Aceleração do Crescimento tem de respeitar povos indígenas. CLIQUE AQUI.

 


Posts relacionados