Publicado por Sara de Paula em Geral, Liturgia, Escola Dominical - 21/11/2018

Liturgia - Ação de Graças: por quem você é grato/a?

Sugestão de Liturgia para o culto em alusão ao Dia Nacional de Ação de Graças
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM .PDF

Celebraremos em 22 de novembro o Dia de Ação de Graças.Te convidamos a lembrar dos motivos de gratidão a Deus que aquecem o nosso coração, mas a nossa proposta esse ano é que nos lembremos especialmetne de agradecer pelos nossos relacionamentos. Pelos amigos, amigas, irmãos e irmãs, família e tantas pessoas que Deus tem colocado na nossa caminhada de fé. 

O Departamento Nacional de Escola Dominical (DNED) da Igreja Metodista lançou uma liturgia para trabalhar a gratidão na programação das igrejas locais. Confira um trecho abaixo. 

A expressão “viverem unidos”, segundo o professor e pastor metodista Tercio Machado Siqueira, pode ser traduzida do original por “sentar juntos, “viver junto” e o professor Milton Schwantes aponta para outra possível tradução: “morar juntos”. É possível que o salmista ao chamar o povo à unidade, esteja apontando um problema existente naquela época: as divisões internas. Assim, esse Salmo pode sinalizar o desejo do salmista de que o povo reconheça e celebre a importância de viver a unidade. Diante disso algumas perguntas podem nortear a nossa reflexão nesse tempo de confissão:

Quantas vezes colaboramos para fomentar as divisões? Quantas vezes não nos esforçamos para eliminar ou impedir que as divisões aconteçam? Jesus chamou de bem-aventuradas as pessoas que promovem a paz. O quanto temos nos esforçado para promover a paz?

O próprio Cristo alertou-nos: “E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará...”. Peçamos perdão a Deus pelas vezes em somos os(as) principais responsáveis pela falta de amor e afastamento de nossos(as) irmãos(ãs).

No dia 7 de novembro, o Bispo João Carlos Lopes, presidente da 6ª Região Eclesiástica, e a Bispa Hideide Brito Torrres, presidente da 8ª Região Eclesiástica, participaram da transmissão ao vivo realizada pela página da Escola Dominical com o tema "Reino de Deus: nosso terreno comum - cuidando das relações interpessoais". A coordenadora do DNED, Pastora Andreia Fernandes, conduziu a conversa que falou sobre o cuidado com as relações, especialmente em tempos de divisão. Assista abaixo, onde você também encontra os depoimentos do Bispo João Carlos e Bispa Hideide sobre a celebração de Ação de Graças.

Transmissão ao vivo da Escola Dominical
Reino de Deus: nosso terreno comum - cuidando das relações interpessoais


Bispo João Carlos Lopes
Presidente da 6ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista 

Bispa Hideide Brito Torres
Presidente da 8ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista

Confira as artes da campanha em nosso Facebook:


Posts relacionados