Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 25/11/2020

Advento | Sugestão para o momento de acender as velas dos quatro domingos

post-advento-467-800x568.jpg

(CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CONTEÚDO EM PDF)

(Para o culto virtual, sugerimos convidar 4 famílias da comunidade para que preparem, em suas casas, uma coroa do advento com as respectivas velas[1]. Cada família acenderá as velas de acordo com este programa[2]. As famílias podem gravar, antecipadamente, um vídeo fazendo a leitura do texto sugerido neste programa enquanto acendem as velas e, depois, enviá-lo ao(a) dirigente do culto, ou as famílias participam ao vivo durante o culto, dividindo a tela com o(a) dirigente. As músicas sugeridas podem ser cantadas pelas famílias ou tocadas/cantadas por um(a) integrante do ministério de louvor, na sequência da participação da família convidada. Importante orientar cada família para acender as velas de acordo com o dia.)


PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

DELE VEM A MINHA ESPERANÇA (Davi)

(convidar 2 ou 3 pessoas, que possam se caracterizar como profetas do A.T. para participarem do momento de acender a primeira vela do advento)

Dirigente:

“Mal supõe aquela gente, que a Belém quer ir parar, que uma luz tão refulgente vai ali brilhar.

É por anjos anunciado, e os pastores logo veem, Que o Senhor, por Deus mandado, nasceu em Belém.”

Ao acendermos hoje a primeira vela do advento, lembramos do cumprimento da promessa anunciada pelos profetas.

(Texto para ser lido pelas pessoas convidadas.)

...O profeta Miquéias declarou: E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. (Miquéias 5.2)

...Vinde ouvir a doce história que dos altos céus nos vem: O Messias, Rei da Glória, nasceu em Belém.

Em Belém, a casa do pão, nasceu Jesus, o Pão da vida.

...A promessa que Deus fez, se cumpriu naquela noite em que Maria, na cidade de Belém, deu à luz seu filho Jesus.

...Ao acendermos a primeira vela do Advento, nos lembramos da palavra do salmista, e a ele unimos a nossa voz: “Somente em Deus, ó minha alma espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.” (Salmo 62.1,5)

(Enquanto a comunidade canta o hino n° 19 do Hinário Evangélico - “O nascimento de Jesus”, a primeira vela do Advento é acesa).


SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO

SAIREIS COM ALEGRIA (Profeta Isaias)

(convidar 2 pré-adolescentes, juntamente com um de seus familiares, para participarem do momento de acender a segunda vela do advento; a primeira vela já estará acesa) 

Dirigente:

“Oh! Vinde fiéis, triunfantes, alegres, sim vinde a Belém já movidos de amor; nasceu vosso Rei, lá do céu prometido, Oh! Vinde, adoremos a nosso Senhor.”

Ao acendermos hoje a segunda vela do advento, lembramos das palavras do anjo que anunciou o nascimento de Jesus, como as Boas Novas de grande alegria.

(Texto para ser lido pelas pessoas convidadas.)

...O povo que andava em trevas, viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegrem-se eles diante de Ti, [...] (Isaias 9.2-3)

...Saireis com alegria e em paz sereis guiados; (Isaias 55.12)

...Vós, com alegria, tirareis água das fontes de salvação. (Isaias 12.3)

...Quando Jesus nasceu, esta foi a palavra do anjo: “Não temais; eis que vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo; é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2.10-11)

...Hoje, acendemos a segunda vela do Advento e, com alegria, nos lembramos do cumprimento da promessa, renovamos a fé e a esperança no Senhor, que é a nossa alegria.

(A segunda vela do Advento é acesa pelos(as) pré-adolescentes e seus familiares, enquanto a comunidade canta o hino n° 21 do Hinário Evangélico, “Sininhos do Natal”.

Outra sugestão é cantar com as crianças o cântico: Natal do menino Deus (CD Evangelho convite pra paz) disponível no site: http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas

ou  no canal Educação Cristã Metodista (https://www.youtube.com/watch?v=tgNlJnTiIYE)


TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO

E VENHA PAZ SEM FIM (Profeta Isaias)

(convidar duas pessoas jovens para participar do momento de acender a terceira vela do advento, a primeira e a segunda vela já estarão acesas)

Dirigente:

“Eis dos anjos a harmonia! Cantam glória ao Rei Jesus. Paz aos homens! Que alegria! Paz com Deus em plena luz. Ouçam povos exultantes, ergam salmos triunfantes, aclamando seu Senhor. Nasce Cristo, o Redentor!”

Ao acendermos hoje a terceira vela do advento, lembramos do Príncipe da Paz, Jesus, que ao vir a este mundo, pregou a paz.

(Texto para ser lido pelas pessoas convidadas.)

...Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaias 9.6)

...para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça. (Isaias 9.7a)

O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça, repouso e segurança, para sempre. (Isaias 32.17)

...Éramos estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas por causa de Cristo Jesus, a parede da separação foi destruída e fomos aproximados pelo sangue de Cristo, porque Ele é a nossa paz.

...Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem Ele quer bem. (Lucas 2.14)

Hoje, ao acendermos a terceira vela do Advento, celebramos o Príncipe da Paz: Jesus! Anunciemos também o Evangelho da paz!

(Enquanto a comunidade canta o hino n° 11 do Hinário Evangélico, “Natal”, a terceira vela do Advento é acesa pelas pessoas convidadas)


QUARTO DOMINGO DO ADVENTO

PORQUE DEUS AMOU O MUNDO (Apóstolo João)

(convidar 2 mães, se possível, grávidas ou com crianças de colo, para participar do momento de acender a quarta vela do advento, as três primeiras velas já estarão acesas)

Dirigente:

“Deus nos amou! Deus nos mandou Cristo Jesus, Filho amado. Deus nos amou! Deus encarnou! Vede o menino deitado! Deus nos amou! Deus nos amou! Digam-no todos os povos!”

Ao acendermos hoje a quarta vela do Advento, celebramos o amor de Deus, que enviou Seu Filho para ser o Salvador do mundo.

(Texto para ser lido pelas mães convidadas.)

...Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. (Isaias 7.14)

...Então disse Maria: a minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. (Lucas 1.46-47)

...e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, (Lucas 2.7a)

...Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)

...(Jesus) a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança dos homens e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. (Filipenses 2.7-8) Cristo nos amou e se entregou por nós.

...Nós o amamos, porque Ele nos amou primeiro. E se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. (I João 4.19 e 11).

Hoje, acendemos a quarta vela do Advento, trazemos a memória o grande amor de Deus, revelado em Jesus Cristo, mas também, lembramos que, porque Ele nos amou, devemos amar a todas as pessoas. Que a luz de Cristo brilhe e nos envolva em amor.

(Enquanto a comunidade canta o hino n° 20 do Hinário Evangélico, “Nasce Jesus”, a quarta vela do Advento é acesa pelas mães convidadas.

Outra sugestão é cantar o cântico: Que a luz de Cristo brilhe (CD Criativando) disponível no site: http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas,  ou utilizar o vídeo do canal Educação Cristã Metodista:  https://www.youtube.com/watch?v=XHZ3ssJVG0M&list=PLnu4CxcBue8fNBIa9YsI778SfrfczvbF9&index=7)

 

Departamento Nacional de Escola Dominical


Outros programas e estudos para celebrar o Advento:

2018 (http://www.metodista.org.br/tempo-de-advento-coletanea-de-materiais-para-celebrar)

2019 (https://www.metodista.org.br/material-de-apoio-para-o-periodo-do-advento-2019)


Estudo para as crianças e pré-adolescentes sobre o período do Advento

    

Advento, tempo de esperança” - Coleção Bem Te Vi 2018.2 – “Deus comigo está”

Disponível no site: http://www.metodista.org.br/apoio-pedagogico

 

[1] No lugar da coroa, pode ser um arranjo de flores com as velas.

[2] As famílias devem receber a cópia deste programa com antecedência.


Posts relacionados

Escola Dominical, por Sara de Paula

Novo tema: viver com fé e sabedoria

Fé e sabedoria compõem o tema da nova edição das revistas de Escola Dominical para juvenis, jovens, adultos(as) e crianças. As lições abordam a vivência da fé e a sabedoria numa dimensão pessoal e coletiva, capacitando-nos a viver em unidade.

Escola Dominical, Liturgia, Estudos Bíblicos, Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Materiais para celebração da Paixão e Páscoa

Acesse e baixe liturgias e estudos de apoio.

Educação, Destaques Nacionais, Escola Dominical, por José Geraldo Magalhães

Celebre o Dia da Bíblia com alegria em sua comunidade. Veja material de apoio!

Celebre o Dia da Bíblia com alegria em sua comunidade. Veja material de apoio!