Fonte: Afrokut

A primeira igreja protestante no Brasil nasceu no Recife, em 1841, pela prega??o do alfaiate negro Agostinho Jos? Pereira, letrado, que proclamava a liberdade de negros e negras nos termos b?blicos. Era uma igreja negra, que tinha mais de 300 seguidores.
Essa e outras hist?rias v?m relatadas em "O Movimento Negro Evang?lico, um mover do Esp?rito Santo de Deus", de Hernani Francisco da Silva, o primeiro livro do Selo Editorial Negritude Crist?, organizado pela Rede de Organiza?es Negras Evang?licas (Rone).
O novo selo dar? guarida a pequenos livros, a custo baixo, que tragam inova??o te?rica que subsidie o desenvolvimento de novos rumos e novas express?es do pensamento cr?tico afro-crist?o e enrique?a o estudo da hist?ria do movimento negro evang?lico no Brasil.
A iniciativa tamb?m representa uma contribui??o para uma pedagogia inclusiva nas escolas confessionais, subsidiando professores na aplica??o da lei que introduz o estudo das rela?es ?tnico-raciais nos ensino Fundamental, M?dio e Superior.
O Movimento Negro Evang?lico, que ganha forma a partir de 2000, ? uma for?a no combate ao racismo e na valoriza??o da consci?ncia negra no segmento evang?lico, que, apesar de contar com afrodescendentes em suas fileiras, tem uma longa hist?ria de constrangimento e racismo.
Hist?rias para relatar n?o faltam, desde o alfaiate pregador no Recife at? M?e Maria, negra da na??o nag? comprada pelo pastor luterano Karl Leopold Voges, de S?o Pedro de Alc?ntara e de Tr?s Forquilas, no litoral norte do Rio Grande do Sul, onde existia uma comunidade de cerca de 250 negros e negras vinculada ? igreja de Lutero.
No primeiro livro do novo selo, Hernani apresenta posturas e posicionamentos das igrejas evang?licas hist?ricas, das evang?licas pentecostais e das neopentecostais no decorrer da hist?ria.
A Igreja Metodista do Brasil ? a ?nica, segundo o autor, que tem um minist?rio de A?es Afirmativas para Afro-Descendentes, e a Faculdades EST, de S?o Leopoldo, tem um Grupo de Negros. A Igreja Presbiteriana Unida introduziu no seu calend?rio lit?rgico um "Dia da Consci?ncia Negra", comemorado a 20 de novembro, em mem?ria do l?der quilombola Zumbi dos Palmares.
Nas igrejas pentecostais, arrola Hernani, o trabalho de combate ao racismo e a negritude n?o fazem parte da agenda de nenhuma denomina??o desse segmento. As iniciativas que existem v?m das bases, de membros e de pastores. Nas igrejas neopentecostais, a Batalha Espiritual refor?a a demoniza??o do povo negro, embora contem com o movimento "black gospel".
Fonte ALC – Ag?ncia Latino-Americana e Caribenha de Comunica??o – Quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Foto: Afrokut

