Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

agosto

 

"Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade". 2 Pedro 1.16

"E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas". 2 Timóteo 4.4

"Mas rejeita as fábulas profanas [...], e exercita-te a ti mesmo em piedade;" 1 Timóteo 4.7

O mês de Agosto é chamado de "mês do cachorro louco" ou "mês do desgosto". Realmente vários desastres começaram ou terminaram nesse mês como em qualquer outra estação do ano. É possível buscar explicações. Diz a história que em agosto zarpavam dos portos europeus as grandes expedições marítimas em busca de novas terras. Isso significava que quem casava em agosto não teria lua-de-mel e tinha grandes chances de enviuvar. A bomba atômica explodiu em Hiroshima e Nagasaki no mês de agosto, e a memória disso gera medo e pesar. No Brasil o presidente JK sofreu acidente, Getúlio suicidou-se e Jânio renunciou nesse mesmo mês. A primeira e a segunda guerras mundiais começaram em Agosto.

   Porém, imaginar que esses acontecimentos criam um mês azarado é pura superstição.

Mas as supertições e os jogos de cena estão presentes por todo a parte, desde o Gênesis, com a esquiva de Caim "sou eu o tutor de meu irmão?", aprendido certamente com o exemplo dos pais "foi a mulher..." disse Adão, "foi a serpente..." disse Eva. É sempre uma tentativa de tergiversar sem, contudo, dizer algo que realmente tenha valor. E esse estilo faz escola, arregimenta discípulos, aperfeiçoa suas técnicas, causa sua destruição.

A desorientação é a ferramenta para a manipulação. A falta de certeza carrega as pessoas para qualquer lado, lugar ou decisão. É uma forma de poder, que, principalmente na atualidade, da espetacularização da infrormação, tornou-se um recurso utilizado em profusão.

Recentemente o embaixador brasileiro Celso Amorim relembrou a estratégia do líder da propaganda nazista Joseph Goebbels que ?uma mentira repetida várias vezes [ou mil vezes] acaba sendo aceita como verdade?. É assim que se constroem fábulas, crenças, crendices, superstições e crises. É assim que se mantém o poder em qualquer instância da vida humana. Já se diz popularmente que "quem tem informação tem poder."

Há muitas formas de dominação e uma delas acontece por meio da fofoca, da boataria, da meia-verdade, dos subterfúgios, todos com grande imaginação. Utilizados com arte maligna encantam as pessoas tal qual a cobra hipnotiza sua presa que caminha alegremente para sua bocarra aberta. Pura ilusão, pura sedução que enfeitiça com maestria diabólica.

Há muitas formas de dominação e uma delas acontece por meio da ignorância. Épor isso que países que elevam o nível mínimo de escolarização dão imensos saltos de desenvolvimento, foi assim na Coréia, por exemplo. Mais que o título de graduação no ensino é a capacidade crítica de analisar e discernir. Não é assim com o Brasil, outro exemplo. É exatamente por isso que muitos países, sistemas de governo, empresas, famílias e outros, preferem manter seus pares na ignorância. É fechar o mundo, reduzindo-o.

Conhecendo os tipos milenares, as fabulosas figuras, suas personalidades e procedimentos que o apóstolo acerta:"exercita-te a ti mesmo na piedade". Seu objetivo era livrar o jovem e crente pastor Timóteo desse estilo pernicioso de exercer poder, manipulação e maldade. Outro exemplo, que para não fugir da verdade, o escritor da segunda epístola de Pedro,registra que escreve sobre o que testemunhou pessoalmente. Aqui é possível buscar uma leitura inversa: porque essa frase precisou constar logo no início da carta. Quem mentia?

A tradição metodista desde seu início na Inglaterra nos anos 1700 lutava contra todo tipo de superstição, fábula e ignorância, sabendo que são ferramentas usadas para enganar e para escravizar as pessoas. Nossa tradição cristã não admite a enganação por meio de mentiras, invenções, falsas informações, omissões ou fábulas engenhosamente ou artificialmente construídas.

Um bom desafio, talvez utópico, para esse mês de agosto é buscar a veracidade das informações e não se deixar levar por propaganda enganosa. É compreender que "a verdade vos libertará" e isso serve para toda e qualquer situação. A verdade é um objetivo para todo o ano e toda a vida. Talvez isso não tenha mesmo lugar, porém alguém precisa tentar.

Rev. Flávio Ricardo Hasten Reiter Artigas

 

 


Posts relacionados