Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

aids texto reverendo edson cortasio

Reverendo Edson Cortasio Sardinha *

Quando Jesus desceu do monte, grandes multidões o seguiam. E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. (Mateus 8.1-4).

O Senhor Jesus realizou o milagre da cura sobre um leproso, mas exige que esse vá e se mostre ao sacerdote para que este pudesse examiná-lo e depois do diagnóstico, apresentar uma oferta segundo está determinado nos livros da Lei de Moisés. (Conforme Levíticos 13 e 14).

Os sacerdotes exerciam uma função de autoridade para determinar o estado de saúde do leproso, sua possível cura e até mesmo o agravamento da doença.

A cura divina continua sendo exercida por Deus. A Igreja Cristã (ortodoxas, católicas e protestantes) acreditam na cura divina.

Alguns filósofos desejaram negar a existência de Deus, mas acabaram nomeando-o com outros títulos. Spencer dizia que a crença no Ser Absoluto era uma crença irresistível; Straus nega a existência de Deus, mas cultua o Cosmos, a quem atribui ordem, lei, razão e bondade; Haeckel afirma só existir a matéria, mas menciona um tal de Cosmos Universal.

O escritor Vince Rause e o neurologista Andrew Newberg escreveram o livro: Por que Deus não vai embora? Andrew é professor da Universidade da Pensilvânia. Ele trabalhou a teoria biológica da religião. Diz que há uma base neurológica para a "fome" de Deus. Andrew se baseia numa pesquisa iniciada pelo psiquiatra e antropólogo Eugene d?Aquili no inicio dos anos 70. Através de várias pesquisas, chegaram a criar uma tecnologia chamada de SPECT para mapear o cérebro de religiosos em oração. As tomografias fotografaram o fluxo sanguíneo - indicando níveis de atividade neural - no cérebro de cada indivíduo no momento em que atingiam um êxtase religioso. As pesquisas demonstraram que o sentimento religioso tem origem não na emoção ou no poder da sugestão, mas sim na fiação geneticamente estruturada do cérebro. Por isso, numa época da razão, a religião prospera. A fiação do cérebro foi projetada para experimentar a realidade de Deus. O cérebro é capaz de experimentar duas realidades. Em uma delas, a percepção alcança a mente por meio do filtro do Eu. Na outra, o eu é afastado e a percepção da mente se amplia e se unifica. Isso é a conclusão das tomografias que observaram as atividades dos lóbulos parietais.

Os apologistas da Igreja buscaram explicação para a fé do ser humano. Aristides de Atenas (morto em 130) numa carta ao Imperador Adriano diz: "Depois de considerar o céu, a terra, os mares, o sol e tudo mais, admirei a ordem do mundo. Compreendi, com efeito, que o mundo - e tudo o que nele há - é movido necessariamente por outro, e entendi ser Deus quem move, o qual nele está escondido e lhe é oculto. Uma coisa é clara: o que move é mais poderoso que o movido".

São Justino (morto em 165) no seu diálogo com Trifão diz:

__ E o que é que chamas Deus? Perguntou.

__ Aquilo que sempre é o mesmo e se comporta da mesma maneira, e é a causa da existência dos outros seres: a isto chamo Deus.

São Teófilo de Antioquia (morto em 181) testemunhou: "Deus é percebido pelos que podem vê-lo depois que se lhes abriram os olhos da mente. Todos têm olhos, mas alguns só os têm velados, ficando inaptos para ver a luz solar. Se os cegos não vêem, não é porque a luz solar não brilhe: a causa está neles mesmo, em seus olhos."

Para São Basílio (329-379) "A fé é, pois, um assentimento dado sem reserva ao que se ouve dizer, na convicção de ser verdadeiro tudo o que foi proclamado na graça de Cristo".

São Agostinho revela que o ser humano não consegue viver sem acreditar em Deus. Porque "Deus nos é mais íntimo que o nosso íntimo". "Deus vive ocultamente na alma". "Há em nós um homem interior e um homem exterior".

Segundo o Reformador Calvino, (século XVI) - "Todo o ser humano tem o titilar de Deus dentro de si".

O ser humano acredita em Deus. No momento da doença se agarra com mais força a fé no sobrenatural. Nós cristãos direcionamos a nossa fé para a pessoa de Jesus. Pela nossa fé acreditamos que Ele continua curando qualquer doença.

Mas nós religiosos e clérigos não somos autorizados para declarar se uma pessoa foi curada ou não. Nós não podemos dar diagnósticos como os sacerdotes faziam. A sociedade está provida de médicos e cientistas que são agentes de Deus (os sacerdotes de Levíticos da Atualidade) para diagnosticar e medicar. É verdade que os erros médicos se agravam no mundo inteiro, mas ainda assim não temos autorização legal (nem na Palavra de Deus nem a legislação brasileira) para impedir que uma pessoa deixe o tratamento médico por causa da fé. Deus cura e serão os médicos com seus diagnósticos que mostrarão a cura operada por Deus. Somente eles devem ter a palavra de diagnóstico final. Isso não é falta de fé. É para dar testemunho, como Jesus disse ao leproso.

Pior do que qualquer doença é a falta de fé. Quantas pessoas doentes são felizes, realizadas e otimistas por causa da fé? E quantas pessoas sãs no corpo estão doentes na alma? Além da cura física está a paz interior. Muitas vezes, pior do que a doença está a espera desesperada pela cura.Deus cura. Podemos orar por cura, mas nunca desprezando o trabalho médico responsável.

Conheci várias pessoas que pararam o tratamento médico por causa da fé, pioraram e acabaram morrendo. Uma senhora sofria de diabete. Simplesmente parou com os medicamentos crendo na cura e morreu em poucos dias. Um jovem em processo de hemodiálise parou com o tratamento e seu resultado foi à morte. Um rapaz recusou o tratamento médico para a cura da dependência química (era viciado em removedor de tintas). Fizemos de tudo para interná-lo numa clínica especializada. Não quis. Disse que Deus iria curá-lo. Infelizmente tive que fazer o ofício fúnebre daquele jovem de 25 anos que morreu com overdose.

Não recuse o tratamento médico. Não deixe um parente seu parar de se tratar. Se for o caso, troque de médico ou consiga mais de um diagnóstico, mas não pare o tratamento. A fé em Deus não te autoriza parar. Deus não é menos Deus por causa da doença nem da morte. Ele continua sendo o Senhor. O avivalista pentecostal T.L. Osborn dizia que os médicos são parceiros de Deus no tratamento do ser humano. Vá ao médico confiando em Deus. A fé em Deus dará forças ao seu organismo. O pensamento positivo e confiante em Deus é um "santo" remédio. Mas nunca substitua os medicamentos sem a autorização de um especialista.

A fé não te faz invencível diante das doenças. Ela te faz confiante no conforto e no consolo de Deus.


* Teólogo, Pedagogo, Especialista em Ciência da religião, especialista em Liturgia e Artes Sacras, Pastor Metodista na cidade de Ji-Paraná - Rondônia - edsoncortasio@ibest.com.br - voluntário do GRUPO ASSISTENCIAL SOS VIDA por mais de 4 anos quando morava em Petropolis,sua terra natal

LEIA TAMBÉM

Aids e o desafio da solidariedade: entrevista com a pastora metodista Tânia Maria Vieira Sampaio, integrante da Comissão Nacional de AIDS do Ministério da Saúde. Clique aqui.

Você sabe por que o laço vermelho simboliza a luta contra a Aids? Conheça esta história clicando aqui

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães