Publicado por Julyana Rodrigues em Social - 21/08/2014

Associação Metodista de Ação Social de Campo Belo receberá ajuda de campanha nacional

 
voltar para página anterior

1) CEREC
Trata-se de trabalho realizado com cerca de 100 crianças e adolescentes da localidade de D. Catarina, bairro de Mairinque, onde a Igreja Metodista de Campo Belo tem um ponto missionário. São fornecidas aulas de música, informática e esportes. O projeto é feito em parceria com a CERIM, empresa de distribuição de eletricidade da região de Itu/Mairinque, que cede o espaço físico, fornece merenda e ainda dá uma pequena contribuição em dinheiro para remunerar os instrutores (todos membros do Ponto Missionário de Santa Catarina).

 

Esse projeto começou por iniciativa pessoal do Pr. Fernando Pupo e agora a AMAS Campo Belo está assumindo a responsabilidade por ele. Para tanto, será assinado convenio com a CERIM, transferindo para nossa entidade a parceria já existente. Em contrapartida, a AMAS Campo Belo se comprometeu a expandir o trabalho, introduzindo novas oficinas, melhorando as condições de trabalho, capacitando melhor os instrutores, etc.  

 

Nesse processo de transição, especial ênfase está sendo dada à introdução de oficina voltada para educação cristã, que será obrigatória para todas as crianças e adolescentes do projeto CEREC. Isso será feito usando a metodologia do Projeto “Sombra e Água Fresca” da Igreja Metodista. Para tanto, os instrutores do CEREC e alguns voluntários da AMAS Campo Belo serão treinados nessa metodologia, o que deverá acontecer agora em Agosto.

 

Serão também adotadas as demais recomendações do “Sombra e Água Fresca”, de modo que o CEREC passe a ser um projeto plenamente credenciado, o que fará com que a 3ª Região venha a praticamente dobrar o número de crianças e adolescentes hoje atendidas debaixo da bandeira “Sombra e Água Fresca”.

 

A absorção do CEREC é um enorme desafio para a AMAS Campo Belo, considerando o tamanho do projeto, sua complexidade, a distância física de nossa sede e o fato de envolver relacionamento com uma entidade privada, na condição de patrocinadora do projeto.

 

2) ÊXODO
Trata-se projeto desenvolvido junto à Comunidade da Água Espraiada, próxima da sede da nossa igreja. São cerca de 40 famílias cadastradas que recebem apoio de natureza diversa. Delas é cobrada a frequência à igreja, pois entendemos que somente a ministração do Evangelho de Cristo traz mudanças permanentes na vida das pessoas. Para tanto, foi criada uma classe de Escola Dominical para atendimento desse público, hoje ministrada pelo pastor coadjutor da nossa Igreja, já que, sendo a maioria dessas pessoas analfabeta funcional, elas não têm condições de acompanhar as aulas das demais classes.

 

É prestada também assistência material com a distribuição de cestas básicas, roupas e remédios, além de outros artigos, utensílios e equipamentos. Finalmente, são feitas ações que visam diminuir a vulnerabilidade social desse grupo, incluindo o fornecimento de recursos para a montagem de pequenos negócios (salão de beleza, confecção de peças de artesanato, etc) visando gerar renda adicional. As pessoas também são encaminhadas para classes de alfabetização e educação de adultos, usando convênio que nossa igreja mantém com o SESI. São feitas também ações para regularizar documentos pessoais, encaminhamento para emprego ou estágio e assim por diante.

 

Galeria de fotos:

{album}7{/album}

 

Posts relacionados