Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Aos/às Delegados e Delegadas ao 18º Concílio Geral da Igreja Metodista

Prezado/a irmão/ã,

A sua eleição para delegado/a ao 18º Concílio Geral da Igreja Metodista é um marco importante em sua vida. Parabéns! O Concílio será nas dependências do SESC Praia Formosa, Aracruz - ES, nos dias 10 a 16 de julho de 2006.

Nesta circular, passo-lhe importantes informações.

•    Para quê o Concílio Geral? Quem participa?

Segundo os Cânones da Igreja Metodista, no seu Artigo 45, o Concílio Geral é o órgão superior de unidade da igreja e suas funções são legislativas, deliberativas e administrativas. Ele é a expressão da conexidade metodista. Por um lado, podemos dizer que já estamos, nesta fase preparatória, em Concílio. Mas, de fato, o seu momento máximo é a Assembléia Conciliar, com a presença e a participação direta e conjunta de delegados e delegadas.
    É importante e necessário que você leia o Artigo 46 e 47 dos Cânones (que segue em anexo à esta carta) e também os outros artigos (47 a 63 dos Cânones) que regulamentam o Concílio Geral.

•    Um período de trabalhos antes da Assembléia do Concílio

A preparação do 18º Concílio Geral iniciou-se em julho de 2003, com a indicação de uma Comissão que assessora o Colégio Episcopal e a Coordenação Geral de Ação Missionária em todos os procedimentos necessários à realização do evento. Esta comissão tem se reunido periodicamente, informando e recebendo orientações do Colégio Episcopal e da COGEAM.

•    Documentos e textos básicos

Você receberá, conforme calendário do período pré-conciliar - para conhecimento, análise e estudo - um conjunto de documentos e textos fundamentais para as decisões durante o magno evento da Igreja.  São os seguintes:

Avaliação Nacional da Ação Missionária -  Essa avaliação teve como finalidade verificar o desenvolvimento do  Plano Nacional: Objetivos e Metas - aprovado no 17º Concílio Geral da Igreja Metodista -  A ampla pesquisa, que envolveu segmentos da Igreja em todos os níveis, buscou captar as mudanças produzidas, as ações que permanecem e os resultados alcançados, bem como as dificuldades enfrentadas pela Igreja no período eclesiástico que ainda está se transcorrendo. Ela foi desenvolvida por meio de amostragem e envolveu as lideranças da Igreja nos níveis nacional e regional, bem como, por meio de amostragem qualificada, Igrejas locais, congregações, campos e pontos missionários.

Relatórios do Colégio Episcopal e da Cogeam  - Além de discorrerem sobre as ações e percepções desses órgãos, os relatórios são elaborados com dados apresentados pelos órgãos, mistérios, instituições nacionais e pelas Regiões Eclesiásticas, Missionária e Campo Missionário da Amazônia.

Proposta para o Plano Nacional de Ação Missionária - A proposta, a ser apresentada pelo Colégio Episcopal e COGEAM, orienta-se pelos pontos básicos da teologia e doutrina metodistas, apontando as ações, objetivos e metas que respondam às necessidades e desafios missionários da Igreja. O Plano Nacional de Ação Missionária está levando em consideração a análise da vida e da missão da Igreja Metodista, conhecida mediante a recente Avaliação Nacional.

Adequação Canônica - O Colégio Episcopal e a COGEAM, na certeza de que a legislação precisa facilitar e bem orientar, mais e mais, a ação da Igreja, solicitou à Comissão Assessora uma revisão da Lei Ordinária da Igreja Metodista, e elaboração de uma proposta conjunta, com as correções e aperfeiçoamentos necessários. Delegados e delegadas terão conhecimento disso antes da Assembléia do Concílio.

Proposta de Regimento do 18º Concílio Geral - O Colégio Episcopal e a COGEAM, para que o Concílio tenha um funcionamento que facilite o alcançar de seus objetivos, encaminharão esta proposta às delegações.

•    Inscrição de delegados e delegadas

As inscrições devem ser feitas, até o dia 30 de dezembro deste ano, em uma ficha oficial, que você já está recebendo. É muito importante o preenchimento de todos os dados da ficha para orientar toda a organização do Concílio.

•    Reunião de líderes e envio de material aos delegados e às delegadas

Será realizada uma reunião com os líderes das delegações regionais, com o objetivo de integrar e informar. Esta reunião está agendada para o dia 30 de janeiro, na Sede Geral da Igreja em São Paulo (Rua Piassanguaba, 3031 - Planalto Paulista, 3031) Na oportunidade será detalhado o calendário do período Pré-Concílio, com os encaminhamentos necessários para estudo e preparação do evento.


•    Recebimento de sugestões para a Vida e Missão da Igreja

No propósito de ouvir a Igreja para preparar do 18º Concílio Geral, o Colégio Episcopal e a Cogeam estão abertos para receber sugestões.

Informamos que podem ser encaminhadas ao Colégio e Cogeam (que contarão com a Comissão Assessora) sugestões, idéias, apontamentos, lembranças sobre aspectos importantes, tendo-se em vista o aperfeiçoamento da missão da Igreja. Será muito importante e oportuno que, em seu passo inicial, este tipo de encaminhamento seja do conhecimento dos delegados e delegadas regionais, num dos momentos em que estiverem reunidos neste período pré-Concílio.

Antecipamos que tudo quanto chegar à Comissão Assessora do Concílio Geral terá uma resposta. Por exemplo: a sugestão é acolhida e vai para o Projeto dos Cânones, ou para o Projeto do Plano Nacional de Ação Missionária. Ou, ainda, posteriormente ao Concílio, irá ao Projeto do Programa Nacional de Atividades do período eclesiástico que se iniciará em 2007. Se a idéia ou sugestão, em verdade, já estiver contida na vida da Igreja, ao remetente será dada esta informação.

•    Trabalhar e orar

Com amor, alegria, ânimo e entusiasmo, estamos nesta caminhada rumo à Assembléia do Concílio Geral. Oramos a Deus, suplicamos a direção do Espírito Santo, olhamos para Jesus, Senhor, Salvador. Nos colocamos sob a orientação da Graça de Deus.

Com fraterno afeto, um abraço do irmão,

Bispo João Alves de Oliveira Filho
Presidente do Colégio Episcopal e da Cogeam.


Posts relacionados

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Sugestões de celebração para o Ciclo Pascal

Em tempos de pandemia nós estamos reinventando a nossa forma de celebrar a fé pelo cuidado com a vida. Por isso, propomos para essa semana uma série de reflexões referentes ao período pascal para que você possa celebrar em sua casa, com as pessoas com quem convive. Para quem vive só, não precisa celebrar sozinho, se valha dos recursos digitais para estar junto com quem você ama nesse importante período para a nossa fé cristã.

Educação, Geral, por José Geraldo Magalhães

Educação Metodista emite nota aos familiares do Prof. Dr. Almir de Souza Maia

Nos últimos 37 anos, as instituições educacionais metodistas tiveram o imenso privilégio de contar com o trabalho incansável, ético, coerente e absolutamente dedicado do Prof. Almir.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães