Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Aos/às Delegados e Delegadas ao 18º Concílio Geral da Igreja Metodista

Prezado/a irmão/ã,

A sua eleição para delegado/a ao 18º Concílio Geral da Igreja Metodista é um marco importante em sua vida. Parabéns! O Concílio será nas dependências do SESC Praia Formosa, Aracruz - ES, nos dias 10 a 16 de julho de 2006.

Nesta circular, passo-lhe importantes informações.

•    Para quê o Concílio Geral? Quem participa?

Segundo os Cânones da Igreja Metodista, no seu Artigo 45, o Concílio Geral é o órgão superior de unidade da igreja e suas funções são legislativas, deliberativas e administrativas. Ele é a expressão da conexidade metodista. Por um lado, podemos dizer que já estamos, nesta fase preparatória, em Concílio. Mas, de fato, o seu momento máximo é a Assembléia Conciliar, com a presença e a participação direta e conjunta de delegados e delegadas.
    É importante e necessário que você leia o Artigo 46 e 47 dos Cânones (que segue em anexo à esta carta) e também os outros artigos (47 a 63 dos Cânones) que regulamentam o Concílio Geral.

•    Um período de trabalhos antes da Assembléia do Concílio

A preparação do 18º Concílio Geral iniciou-se em julho de 2003, com a indicação de uma Comissão que assessora o Colégio Episcopal e a Coordenação Geral de Ação Missionária em todos os procedimentos necessários à realização do evento. Esta comissão tem se reunido periodicamente, informando e recebendo orientações do Colégio Episcopal e da COGEAM.

•    Documentos e textos básicos

Você receberá, conforme calendário do período pré-conciliar - para conhecimento, análise e estudo - um conjunto de documentos e textos fundamentais para as decisões durante o magno evento da Igreja.  São os seguintes:

Avaliação Nacional da Ação Missionária -  Essa avaliação teve como finalidade verificar o desenvolvimento do  Plano Nacional: Objetivos e Metas - aprovado no 17º Concílio Geral da Igreja Metodista -  A ampla pesquisa, que envolveu segmentos da Igreja em todos os níveis, buscou captar as mudanças produzidas, as ações que permanecem e os resultados alcançados, bem como as dificuldades enfrentadas pela Igreja no período eclesiástico que ainda está se transcorrendo. Ela foi desenvolvida por meio de amostragem e envolveu as lideranças da Igreja nos níveis nacional e regional, bem como, por meio de amostragem qualificada, Igrejas locais, congregações, campos e pontos missionários.

Relatórios do Colégio Episcopal e da Cogeam  - Além de discorrerem sobre as ações e percepções desses órgãos, os relatórios são elaborados com dados apresentados pelos órgãos, mistérios, instituições nacionais e pelas Regiões Eclesiásticas, Missionária e Campo Missionário da Amazônia.

Proposta para o Plano Nacional de Ação Missionária - A proposta, a ser apresentada pelo Colégio Episcopal e COGEAM, orienta-se pelos pontos básicos da teologia e doutrina metodistas, apontando as ações, objetivos e metas que respondam às necessidades e desafios missionários da Igreja. O Plano Nacional de Ação Missionária está levando em consideração a análise da vida e da missão da Igreja Metodista, conhecida mediante a recente Avaliação Nacional.

Adequação Canônica - O Colégio Episcopal e a COGEAM, na certeza de que a legislação precisa facilitar e bem orientar, mais e mais, a ação da Igreja, solicitou à Comissão Assessora uma revisão da Lei Ordinária da Igreja Metodista, e elaboração de uma proposta conjunta, com as correções e aperfeiçoamentos necessários. Delegados e delegadas terão conhecimento disso antes da Assembléia do Concílio.

Proposta de Regimento do 18º Concílio Geral - O Colégio Episcopal e a COGEAM, para que o Concílio tenha um funcionamento que facilite o alcançar de seus objetivos, encaminharão esta proposta às delegações.

•    Inscrição de delegados e delegadas

As inscrições devem ser feitas, até o dia 30 de dezembro deste ano, em uma ficha oficial, que você já está recebendo. É muito importante o preenchimento de todos os dados da ficha para orientar toda a organização do Concílio.

•    Reunião de líderes e envio de material aos delegados e às delegadas

Será realizada uma reunião com os líderes das delegações regionais, com o objetivo de integrar e informar. Esta reunião está agendada para o dia 30 de janeiro, na Sede Geral da Igreja em São Paulo (Rua Piassanguaba, 3031 - Planalto Paulista, 3031) Na oportunidade será detalhado o calendário do período Pré-Concílio, com os encaminhamentos necessários para estudo e preparação do evento.


•    Recebimento de sugestões para a Vida e Missão da Igreja

No propósito de ouvir a Igreja para preparar do 18º Concílio Geral, o Colégio Episcopal e a Cogeam estão abertos para receber sugestões.

Informamos que podem ser encaminhadas ao Colégio e Cogeam (que contarão com a Comissão Assessora) sugestões, idéias, apontamentos, lembranças sobre aspectos importantes, tendo-se em vista o aperfeiçoamento da missão da Igreja. Será muito importante e oportuno que, em seu passo inicial, este tipo de encaminhamento seja do conhecimento dos delegados e delegadas regionais, num dos momentos em que estiverem reunidos neste período pré-Concílio.

Antecipamos que tudo quanto chegar à Comissão Assessora do Concílio Geral terá uma resposta. Por exemplo: a sugestão é acolhida e vai para o Projeto dos Cânones, ou para o Projeto do Plano Nacional de Ação Missionária. Ou, ainda, posteriormente ao Concílio, irá ao Projeto do Programa Nacional de Atividades do período eclesiástico que se iniciará em 2007. Se a idéia ou sugestão, em verdade, já estiver contida na vida da Igreja, ao remetente será dada esta informação.

•    Trabalhar e orar

Com amor, alegria, ânimo e entusiasmo, estamos nesta caminhada rumo à Assembléia do Concílio Geral. Oramos a Deus, suplicamos a direção do Espírito Santo, olhamos para Jesus, Senhor, Salvador. Nos colocamos sob a orientação da Graça de Deus.

Com fraterno afeto, um abraço do irmão,

Bispo João Alves de Oliveira Filho
Presidente do Colégio Episcopal e da Cogeam.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 01.05.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos.

Geral, por Sara de Paula

Nota de falecimento: Bispos Eméritos na América do Sul

Salomón Cabezas e Javier Rojas atuavam no Equador e Bolívia

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães