Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Expositor On-Line

Expositor On-Line estreita a Comunicação entre Metodistas

O Plano Nacional Missionário 2007-2012 aprovado no 18º Concílio Geral da Igreja Metodista aponta a “comunicação como um fator presente em todos os campos da existência, nos mais variados meios e processos. É elemento fundamental para bons resultados nas ações humanas, sejam elas pessoais ou institucionais”. Portanto, é imprescindível à igreja, em sua ação missionária pensar numa comunicação eficaz. Além do material impresso, que continua útil e necessário, há outros meios que devem receber nossa atenção, em vista da era da comunicação global e sua problemática, que atualmente vivemos. A versão eletrônica do Expositor, além de cumprir parte do Plano Nacional Missionário no que tange a comunicação, chega como um facilitador de nossos leitores, membros e pessoas que se cadastram em nosso portal, pois este traz as últimas notícias postadas na semana, o que facilita uma maior conexidade entre o povo metodista e uma maior solidificação da Rede.


O Plano Nacional Missionário orienta ainda que é preciso “desenvolver uma política de comunicação, interna e externa, que norteie as nossas intenções, sistemas e uso de diversos meios de comunicação”. Para que isso ocorra é preciso projetar sistemas e ações além dos limites locais, numa comunicação integrada, que produza identidade e unidade metodista e, ao mesmo tempo, comunicação voltada a segmentos, sem se tornar massificada ou massificadora, além do mais, a Rede Metodista de Comunicação facilita a conexidade na tarefa editorial de vários veículos, tanto impressos como eletrônicos e, como arautos do Reino de Deus, precisamos dinamizar nossa visão e formas de comunicação, ocupando vários espaços e meios para, na perspectiva do povo metodista, tornar a mensagem cristã o mais visível possível.

Comunicação interna e externa

A Igreja Metodista, como organismo social, possui duas vertentes básicas em sua comunicação: a externa e a interna. O público externo se constitui das pessoas, dos grupos sociais, da sociedade em geral (na qual a própria Igreja se inclui) com suas instituições, empresas, órgãos governamentais, demais igrejas cristãs e outros grupos religiosos. O público interno é, específica e diretamente, a própria comunidade metodista no território nacional.
A comunicação na vertente interna deve proporcionar a unidade, firmar a conexidade, aprimorar a circulação de orientações e informações. E também doutrinar, educar, disseminar entre o povo metodista a sua forma denominacional de vida e missão como Igreja. Perante o público externo, a Igreja anuncia a mensagem evangélica, proclama a nova vida em Jesus Cristo, denuncia o que contraria a vida segundo a vontade de Deus, conclama pessoas a viverem a justiça do Reino proclamado e vivido por Jesus Cristo. Enfim, processos de comunicação sempre estarão em uso para concretizar a ação missionária.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Tema 2022: Discípulas e discípulos nos caminhos da missão anunciam a solidariedade e esperança do evangelho de Cristo

Para o ano de 2022, a Igreja Metodista brasileira destaca o anúncio da solidariedade e esperança do Evangelho de Cristo. Confira o logo com o tema do ano, construído com base no texto de Marcos 8.1-8. O texto revela a compaixão e solidariedade de Jesus diante da fome do povo, e nos faz ter esperança no Deus que não deseja que o seu povo desfaleça no caminho.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães