Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Apocalipse por Derrel Santee

Feliz quem lê este livro,
e felizes aqueles que ouvem as palavras
desta mensagem profética
e obedecem ao que está escrito neste livro!
Pois está perto o tempo
em que todas essas coisas acontecerão.

Apocalipse 1.3 (leia 1.3-8) - BLH

O livro do Apocalipse foi escrito no início do século II para um povo específico, tratando duma realidade específica. Esquecer estes fatos pode levar às interpretações absurdas! É livro alegórico, escrito para pessoas vivendo fora da lei, condenadas à morte por seguirem uma religião proibida. Eram sujeitas à prisão, tortura e morte toda hora. Precisavam de uma mensagem para conviver com o perigo constante.

Foi escrito numa linguagem que seria entendida pelos perseguidos. Para os que têm um cristianismo confortável, é difícil entender o Apocalipse. Torna-se um livro especulativo para descobrir o que vai acontecer na história, quem é a besta, o anti-cristo, etc. Mas para os perseguidos, sua mensagem é clara: há um poder acima dos poderes visíveis, intolerantes e aparentemente invencíveis que dominavam na época. Estes poderes são condenados a cair. A vitória final é dos perseguidos, não dos perseguidores. Jesus é o supremo exemplo: foi perseguido e morto, mas agora está na glória! A esperança dos perseguidos é que, mesmo morrendo por causa da fé, a vitória final será deles. A morte será transformada em vida, o caos em paraíso!

Há um sentido em que a frase, "está perto o tempo", é um estado permanente. O conflito entre perseguidores intolerantes e perseguidos é uma constante na história humana. Só muda o nome das personagens. Também, há troca de papéis, perseguidos virando perseguidores.

O Apocalipse é o livro dos perseguidos de todas as épocas. Enquanto há perseguição, "está perto o tempo" da queda dos poderosos. Não trata de uma única seqüência de eventos históricos. Até agora, nenhuma interpretação histórica se cumpriu. O livro relata realidades cósmicas, válidas para todas as épocas.

Primeira mensagem: existe um poder acima dos poderes temporais. Temporal quer dizer "passageiro", não permanente. Estes poderes terão fim. Eles agem contra a "força maior", são destinados ao fracasso. Sua supremacia é apenas aparente.

Segunda mensagem: vale a pena manter a fé diante do perigo! A fé é a habilidade de olhar além das aparências e enxergar a realidade maior. Os poderes transitórios podem abater o corpo, mas não o espírito. O espírito pode ser imbatível.

Qual é a mensagem para nós? Não somos ameaçados à morte por causa da fé. Não representamos ameaça para ninguém. Estamos sendo seduzidos com um encanto suave que leva à morte. É a atração do materialismo, prometendo prosperidade. Cria elitismo espiritual, social e econômico. Incentiva a ganância, corrupção, ódio, préconceito e violência que produzem as nossas realidades assustadoras. Sendo cientes destas realidades, podemos resistir suas tentações, lembrando que o caminho de Jesus é a solidariedade que pode levar à cruz.. Viver somente para si é negar os valores da fé. Mesmo, sem perseguição, está perto o tempo.

Por por Derrel Homer Santee

Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães