Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Apocalipse por Derrel Santee

Feliz quem lê este livro,
e felizes aqueles que ouvem as palavras
desta mensagem profética
e obedecem ao que está escrito neste livro!
Pois está perto o tempo
em que todas essas coisas acontecerão.

Apocalipse 1.3 (leia 1.3-8) - BLH

O livro do Apocalipse foi escrito no início do século II para um povo específico, tratando duma realidade específica. Esquecer estes fatos pode levar às interpretações absurdas! É livro alegórico, escrito para pessoas vivendo fora da lei, condenadas à morte por seguirem uma religião proibida. Eram sujeitas à prisão, tortura e morte toda hora. Precisavam de uma mensagem para conviver com o perigo constante.

Foi escrito numa linguagem que seria entendida pelos perseguidos. Para os que têm um cristianismo confortável, é difícil entender o Apocalipse. Torna-se um livro especulativo para descobrir o que vai acontecer na história, quem é a besta, o anti-cristo, etc. Mas para os perseguidos, sua mensagem é clara: há um poder acima dos poderes visíveis, intolerantes e aparentemente invencíveis que dominavam na época. Estes poderes são condenados a cair. A vitória final é dos perseguidos, não dos perseguidores. Jesus é o supremo exemplo: foi perseguido e morto, mas agora está na glória! A esperança dos perseguidos é que, mesmo morrendo por causa da fé, a vitória final será deles. A morte será transformada em vida, o caos em paraíso!

Há um sentido em que a frase, "está perto o tempo", é um estado permanente. O conflito entre perseguidores intolerantes e perseguidos é uma constante na história humana. Só muda o nome das personagens. Também, há troca de papéis, perseguidos virando perseguidores.

O Apocalipse é o livro dos perseguidos de todas as épocas. Enquanto há perseguição, "está perto o tempo" da queda dos poderosos. Não trata de uma única seqüência de eventos históricos. Até agora, nenhuma interpretação histórica se cumpriu. O livro relata realidades cósmicas, válidas para todas as épocas.

Primeira mensagem: existe um poder acima dos poderes temporais. Temporal quer dizer "passageiro", não permanente. Estes poderes terão fim. Eles agem contra a "força maior", são destinados ao fracasso. Sua supremacia é apenas aparente.

Segunda mensagem: vale a pena manter a fé diante do perigo! A fé é a habilidade de olhar além das aparências e enxergar a realidade maior. Os poderes transitórios podem abater o corpo, mas não o espírito. O espírito pode ser imbatível.

Qual é a mensagem para nós? Não somos ameaçados à morte por causa da fé. Não representamos ameaça para ninguém. Estamos sendo seduzidos com um encanto suave que leva à morte. É a atração do materialismo, prometendo prosperidade. Cria elitismo espiritual, social e econômico. Incentiva a ganância, corrupção, ódio, préconceito e violência que produzem as nossas realidades assustadoras. Sendo cientes destas realidades, podemos resistir suas tentações, lembrando que o caminho de Jesus é a solidariedade que pode levar à cruz.. Viver somente para si é negar os valores da fé. Mesmo, sem perseguição, está perto o tempo.

Por por Derrel Homer Santee

Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 31.01.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos dessa semana.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães