Publicado por Herbert em Destaques Nacionais, Mídia - 31/03/2014

Autoridade pastoral é tema do Expositor Cristão de Abril

"Se nós devemos vigiar a Igreja de Deus, que foi comprada com seu próprio sangue, que tipo de homens e mulheres devemos ser?". A indagação de John Wesley aos pastores em 1756 permanece atual. Ao olharmos para o ministério de Jesus fica evidente que um dos requisitos fundamentais no exercício pastoral é a vocação para o serviço.

 

 

No capítulo 13 do Evangelho de João, Jesus lava os pés dos discípulos. Trata-se de uma aula sobre liderança. Com aquele gesto, o mestre ensina que humildade e serviço formam o único caminho para a liderança madura e direcionada por Deus. Porém, não devemos perder de vista a autoridade. Jesus não a perdeu.

No lava pés, Pedro tenta impedir que seus pés fossem lavados por Jesus. No mesmo momento, Jesus se posiciona e diz firmemente o que o discípulo precisa ouvir. Ele estava servindo, mas, repreende com autoridade. Este equilíbrio é o desafio do líder servidor: liderar servindo e servir liderando.

Nesta edição do Expositor Cristão celebramos o dia do pastor e da pastora metodista ressaltando a vocação para o serviço. Nosso desejo é que o corpo pastoral da Igreja Metodista seja cada vez mais exemplo de liderança serva. Que as próximas páginas sejam inspiradoras para o exercício deste ministério. Boa leitura!

 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

 

Leia online a edição de Abril

 

Tags: expositor-cristao-2014


Posts relacionados

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

A propósito de Consciências e questões que soam inoportunas aos ouvidos dos silencionistas

Ele está chegando. E como sempre sua proximidade já causa certo desconforto. Leia essa reflexão sobre o dia da Conciência Negra!

Expositor Cristão, Discipulado, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Discipulado como meio de revitalização de igrejas

“E Ele, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos” Marcos 9.35