Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 07/05/2020

Bíblia de Estudo John Wesley é lançada em português pela SBB

biblia-jw-produto-1-201-954-800x568.jpg

Bíblia de Estudo John Wesley é lançada em português pela SBB
O trabalho que levou cerca de 17 anos de elaboração, chega ao mercado brasileiro atendendo a demanda de igrejas de tradição wesleyana

A Bíblia de Estudo John Wesley é fruto de uma parceria entre a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e Centro de Estudos Wesleyanos, da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, a Fateoe conta com notas originais do grande teólogo inglês, fundador do Metodismo.  

John Wesley, o fundador do movimento metodista, viveu na Inglaterra no Século XVIII, quando o cristianismo, em todas as suas denominações, estava definhando. Dentre aqueles que não se conformavam com esse estado da religião cristã, destacava-se John Wesley. Primeiro, durante o tempo de estudante na Universidade de Oxford, depois como líder no meio do povo. John Wesley pertencia a uma família pastoral, que vivia em Epworth, numa região afastada de Londres. Em seu lar absorveu a seiva de um cristianismo genuíno. Saiba mais sobre ele aqui.

Já é possível adquirir a publicação Bíblia de Estudo John Wesley no site oficial da Angular Editora, com envios programados para acontecerem a partir de 25 de maio, um dia após o lançamento digital oficial, que acontece na data em que se celebra no mundo inteiro o Dia do Coração Aquecido (24 de maio). A celebração do coração aquecido, que traz a memória a narrativa da experiência religiosa de John Wesley registrada em seu diário, é inclusive um dos temas presentes nessa edição especial da Bíblia Sagrada. Outros temas apresentados pelo fundador do movimento metodista, originados de frases como "O mundo é a minha paróquia" e "andar como Cristo andou", também tem conteúdos especiais na publicação, possibilitando um conhecimento amplo da tradição wesleyana.

Segundo a SBB, "A Bíblia de Estudo John Wesley resgata a história e o amor de John Wesley pela Bíblia, por Jesus Cristo e pelas pessoas. É uma publicação única no mundo". A organização ainda destaca que o material traz a tradução integral das “Notas explicativas sobre o Novo Testamento” de John Wesley (1754) e uma seleção de “Notas sobre o Antigo Testamento” (1765). "Notas dos editores ajudam o leitor a compreender o contexto histórico das notas de Wesley, sempre que necessário. No total, são cerca de 19 mil notas de estudo."

Confira abaixo alguns dos recursos e diferenciais da Bíblia de Estudo John Wesley:

RECURSOS

  • Cerca de 19 mil notas de estudo
  • 105 janelas (sobre 5 lemas de Wesley e outros 100 temas)
  • Indicação aos sermões de Wesley
  • Índice de assuntos
  • Texto bíblico Nova Almeida Atualizada
  • Introdução ao AT e ao NT
  • Introdução aos livros bíblicos

DIFERENCIAL:

  • Notas de autoria de John Wesley
  • Notas explicativas
  • Quadros temáticos
  • Texto bíblico na Nova Almeida Atualiza

Clique aqui e veja a degustação da Bíblia de Estudo John Wesley.

Lideranças metodistas comentam a Bíblia de Estudo John Wesley

Lideranças da Igreja Metodistas comentaram o lançamento da Bíblia de Estudo John Wesley. Confira a opinião de Bispos e Bispa que avaliaram o material, e de pessoas envolvidas na sua elaboração, que levou cerca de 17 anos.

O Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente do Colégio Episcopal e da 2ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, pontuou a relevância da publicação, onde é possível perceber e exegese, hermenêutica e visão teológica que embasou os textos de John Wesley. "Eu recomendo a aquisição dessa obra e a sua leitura. Certamente ela vai contribuir ainda mais para a nossa motivação como cristãos e cristãs, para a nossa paixão missionária e a defesa intransigente da ortodoxia da palavra de Deus como regra suficiente de fé e prática", afirma. Veja o depoimento completo. O Bispo José Carlos Peres, presidente da 3ª Região Eclesiástica, e vice-presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista brasileira, defende a importância do material. "Considero importante que cada irmão, cada irmã metodista, ou de tradição wesleyana que desejar realizar um ministério em nível de excelência, tenha um exemplar em mãos", afirma o Bispo Peres. Assista ao depoimento completo.

O professor Helmut Renders, coordenador da publicação pelo Centro de Estudos Wesleyanos, lembrou como é importante falar sobre informações positivas em uma época como essa (de pandemia) que atravessamos no Brasil e no mundo. "Considero uma dessas coisas positivas, a criação e o lançamento da Bíblia de Estudo John Wesley", afirma. Helmut lembra que a publicação é fruto de uma colaboração de 17 anos entre SBB e o Centro de Estudos Wesleyanos. "Traduziram, revisaram e indexaram 19 mil notas escritas por John Wesley". Assista ao depoimento completo do professor. Quem também participou da produção do material foi a Bispa Hideide Brito Torres, presidente da 8ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista. Ela comentou como a publicação é a realização de um grande sonho de muitos metodistas, mas também das pessoas de tradição wesleyana do nosso país. "Esse projeto sendo finalizado ele vem abençoar não apenas a essas igrejas, estudiosos e estudiosas da área, como também a todas as pessoas que querem conhecer mais e aprender mais sobre a bíblia, de maneira que o nosso conhecimento vem ser enriquecido por essa rica tradição, que finalmente chega a língua portuguesa e se torna acessível assim a muito mais pessoas", afirma a Bispa. Assista ao depoimento completo.

No canal da Angular Editora você confere todos os depoimentos em breve, incluindo os das lideranças de igrejas de tradição Wesleyana, como o Bispo Ildo Melo, presidente da Igreja Metodista Wesleyana, e muitos outros.

Deixe abaixo o seu comentário sobre essa publicação tão esperada.


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Projeto Sombra e Água Fresca ganha nova unidade na grande São Paulo

O Projeto Sombra e Água Fresca da Igreja Metodista (PSAF) ganhou uma nova unidade com capacidade para atender 110 crianças e adolescentes. O novo espaço fica localizado em Mairinque/SP e irá oferecer atividades de esportes (futebol e vôlei), educação cristã, música (violão) inclusão digital e recreação (ping pong e internet). A iniciativa é uma parceria realizada entre a Associação Metodista de Ação Social (AMAS) da Igreja Metodista em Campo Belo/SP e a Cooperativa de Eletrificação Rural de Itu e Mairinque (Cerim).

Colégio Episcopal, Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Mudanças no Conselho Superior de Administração, o Consad

No próximo sábado (30), o presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, bispo Adonias Pereira do Lago, realizará a consagração e posse dos novos presidente e vice do Conselho Superior de Administração e Conselho Diretor das Instituições Metodistas de Educação (Consad).