Publicado por Sara de Paula em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Política - 17/11/2016

Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa recebe medalha Zumbi dos Palmares na ALRS


Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS
 
Em Sessão Solene do Dia Estadual da Consciência Negra, o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, recebeu o Troféu Deputado Carlos Santos e Medalha Zumbi dos Palmares, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A homenagem ocorreu ontem, dia 16.
 
 
A distinção com a medalha foi instituída em 2007, para homenagear personalidades que atuaram e atuam em prol da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra.
 
 
“A comenda Zumbi dos Palmares, que recebo é o reconhecimento da luta coletiva histórica de homens e mulheres metodistas, em sua busca cotidiana, e, na sua imensa maioria anônima, por uma sociedade democrática mais justa, equânime e de um Estado garantidor dos direitos fundamentais à pessoa humana. O Evangelho de Cristo é a nossa inspiração”, disse o Bispo Luiz.
 
 
As atividades na área de combate ao racismo do Bispo Luiz Vergílio, presidente eleito do Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil (IM), já é conhecida. Em seu perfil exposto no site da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), foi dado destaque para sua formação na área de Teologia e Educação, mas especialmente às suas relevantes participações sociais como membro do Movimento Negro nos anos 80 e docente do primeiro pré-vestibular gratuito voltado para jovens negros e pobres terem acesso à Universidade.

O Bispo Luiz Vergílio ainda foi responsável pela criação da Pastoral de Combate ao Racismo da IM brasileira, e participou da elaboração do Programa Nacional Antirracismo, publicado em março desse ano.
 

Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Comissão Geral de Constituição e Justiça é empossada em SP

A Comissão Geral de Constituição e Justiça (CGCJ), eleita no 20ºConcílio Geral, foi empossada na manhã de hoje (6), na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O ato de posse foi conduzido pelo Bispo Presidente do Colégio Episcopal, Adonias Pereira do Lago.    A reunião iniciou às 9h com o cântico do HE 140 seguido pela leitura do Salmo 19. O Bispo Adonias chamou à atenção para o “meditar e refletir” na Palavra de Deus à luz do versículo 14 do salmo lido. “Certamente, isso irá diminuir as demandas judiciais”, disse o Bispo.

Política, por Sara de Paula

Conselho Latino Americano de Igrejas emite carta em defesa da democracia

O documento defende a democracia, a paz e a justiça.