Publicado por Sara de Paula em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Política - 17/11/2016

Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa recebe medalha Zumbi dos Palmares na ALRS


Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS
 
Em Sessão Solene do Dia Estadual da Consciência Negra, o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, recebeu o Troféu Deputado Carlos Santos e Medalha Zumbi dos Palmares, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A homenagem ocorreu ontem, dia 16.
 
 
A distinção com a medalha foi instituída em 2007, para homenagear personalidades que atuaram e atuam em prol da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra.
 
 
“A comenda Zumbi dos Palmares, que recebo é o reconhecimento da luta coletiva histórica de homens e mulheres metodistas, em sua busca cotidiana, e, na sua imensa maioria anônima, por uma sociedade democrática mais justa, equânime e de um Estado garantidor dos direitos fundamentais à pessoa humana. O Evangelho de Cristo é a nossa inspiração”, disse o Bispo Luiz.
 
 
As atividades na área de combate ao racismo do Bispo Luiz Vergílio, presidente eleito do Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil (IM), já é conhecida. Em seu perfil exposto no site da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), foi dado destaque para sua formação na área de Teologia e Educação, mas especialmente às suas relevantes participações sociais como membro do Movimento Negro nos anos 80 e docente do primeiro pré-vestibular gratuito voltado para jovens negros e pobres terem acesso à Universidade.

O Bispo Luiz Vergílio ainda foi responsável pela criação da Pastoral de Combate ao Racismo da IM brasileira, e participou da elaboração do Programa Nacional Antirracismo, publicado em março desse ano.
 

Posts relacionados

Destaques Nacionais, Escola Dominical, por Sara de Paula

Um diálogo sobre a infância de Jesus

Natal é tempo de celebrar a vinda do Deus menino, que cresceu em graça estatura e sabedoria com a missão de salvar a humanidade. Nesta última conversa do ano vamos dialogar sobre a infância de Jesus.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Lutero como tradutor

Estamos nos aproximando das comemorações do dia da Reforma. Tradicionalmente esta celebração tem sido relacionada com o dia em que Martin Lutero afixou no portão da Igreja de Wittemberg as suas 95 Teses, mas não se pode perder de vista que a Reforma é muito mais que isso.