Publicado por Sara de Paula em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Política - 17/11/2016
Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa recebe medalha Zumbi dos Palmares na ALRS

Foto: Marcelo Bertani | Agência ALRS
Em Sessão Solene do Dia Estadual da Consciência Negra, o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, recebeu o Troféu Deputado Carlos Santos e Medalha Zumbi dos Palmares, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. A homenagem ocorreu ontem, dia 16.
A distinção com a medalha foi instituída em 2007, para homenagear personalidades que atuaram e atuam em prol da valorização e do desenvolvimento da comunidade negra.
“A comenda Zumbi dos Palmares, que recebo é o reconhecimento da luta coletiva histórica de homens e mulheres metodistas, em sua busca cotidiana, e, na sua imensa maioria anônima, por uma sociedade democrática mais justa, equânime e de um Estado garantidor dos direitos fundamentais à pessoa humana. O Evangelho de Cristo é a nossa inspiração”, disse o Bispo Luiz.
As atividades na área de combate ao racismo do Bispo Luiz Vergílio, presidente eleito do Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil (IM), já é conhecida. Em seu perfil exposto no site da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), foi dado destaque para sua formação na área de Teologia e Educação, mas especialmente às suas relevantes participações sociais como membro do Movimento Negro nos anos 80 e docente do primeiro pré-vestibular gratuito voltado para jovens negros e pobres terem acesso à Universidade.
O Bispo Luiz Vergílio ainda foi responsável pela criação da Pastoral de Combate ao Racismo da IM brasileira, e participou da elaboração do Programa Nacional Antirracismo, publicado em março desse ano.
O Bispo Luiz Vergílio ainda foi responsável pela criação da Pastoral de Combate ao Racismo da IM brasileira, e participou da elaboração do Programa Nacional Antirracismo, publicado em março desse ano.
Posts relacionados
Igreja Metodista brasileira se solidariza com irmãos e irmãs da América Central, vítimas do furacão Eta
Nós, da Igreja Metodista no Brasil, nos solidarizamos com a população de vários locais na América Central, que têm sido atingida desde segunda-feira, dia 2 de novembro, pelo Furacão Eta. Entre os países atingidos estão Guatemala, Nicarágua, Honduras e região do Caribe, todos com presença metodista. Segundo Ministério Globais, agência missionária mundial da IM, já há relatos de famílias metodistas que foram evacuadas, incluindo famílias pastorais, especialmente na região de São Pedro de Sula, em Honduras. O ciclone atinge também Panamá e Costa Rica. Saiba como doar.
Ele veio!
A Igreja Metodista no Brasil deseja a você um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de alegrias e realizações! Acesse o nosso Cartão de Natal 2019.