Publicado por Sara de Paula em Educação - 25/10/2016

Bispo Luiz Vergílio discursa na posse do novo reitor da UNIMEP


A posse do novo reitor aconteceu no Teatro Unimep | Foto: Antonio Trivelin

 
 
 
Aconteceu na noite de ontem (21), a posse do novo reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Márcio de Moraes, 59, já vem realizando os tramites desde 3 de outubro para assumir a gestão da Reitoria. A posse foi passada pelo professor Gustavo Jacques Dias Alvim, 80, que segundo o site da UNIMEP, deixa o cargo de reitor após convite para atuar como assessor pedagógico das instituições de ensino superior da Educação Metodista. 
 
A cerimônia de posse começou às 19h, no Teatro Unimep e contou com a presença de líderes da Rede Metodista de Educação e da Igreja Metodista no Brasil, incluindo o Bispo eleito como novo presidente do Colégio Episcopal, Luiz Vergílio da Rosa.
 
A mídia local destacou a fala do novo reitor que menciona a intenção de aproximar a instituição educacional das empresas de Piracicaba e região. Para Moraes, a principal expectativa é conseguir dar continuidade ao projeto educacional enquanto busca essas aproximação. “Só é possível atuar nesta função se for colegiadamente. Tenho expectativa, também, de conseguir aproximar ainda mais a universidade das empresas, e despertar nos mais de 50 mil alunos formados aqui o desejo de envolverem-se novamente com a Unimep”, afirmou o novo reitor para o site da universidade.
 
O Bispo Luiz Vergílio da Rosa, foi o responsável por entregar o termo de posse ao novo reitor, e trouxe uma reflexão sobre os desafios de se dirigir uma Instituição Confessional. "Exercer uma função em uma Reitoria requer reconhecer outros diferentes níveis de lideranças, ou postos de liderança, e transitam sobre Lugar e não-lugares (realidade percebida e realidade sonhada). Ou seja, administrar certezas e incertezas, vivenciar Utopias", afirmou o bispo em seu discurso introduzido com menções ao livro Utopia de Thomas More. 
 
Com uma mensagem que continuou incentivando o pensamento crítico em uma sociedade que busca entender o papel da educação, principalmente em uma instituição confessional. "Nossas Instituições devem ser lugares de transformação, de criatividade e formação de um caráter ético, que considere o valor do convívio comunitário e da equidade na administração do bem-estar social. Em outras palavras, lugar para aprender-se a viver em comunidade", afirmou. 
 
Baixe o discurso completo do Bispo Luiz Vergílio da Rosa.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR.
 
O site da UNIMEP compartilhou ontem uma matéria falando sobre os momentos de emoção na posse do novo reitor. Confira abaixo o texto escrito por Angela Rodrigues e editado por Celiana Perina
 

 

(UNIMEP) - Momentos de emoção e homenagens marcaram a solenidade de transmissão e posse do novo reitor da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba, o prof. Marcio de Moraes. Um deles ocorreu ao final do discurso do novo reitor. Ao se lembrar dos pais e agradecer o apoio da família, particularmente da esposa, filhos e netos, o prof. Marcio de Moraes se emocionou bastante, e logo depois, foi homenageado e recebeu presente de professores e profissionais com os quais trabalhou no período em que esteve à frente da Reitoria da Umesp – Universidade Metodista de São Paulo.

Além de homenagear a sua família, saudar e agradecer o ex-reitor Gustavo Jacques Dias Alvim, o prof. Marcio de Moraes também destacou em seu discurso que irá trabalhar para que a Unimep mantenha e aprimore os padrões de reconhecimento educacional, possa expandir fronteiras com a educação a distância; fortalecer o contato com empresas e instituições parceiras e também com os mais de 50 mil alunos que já se graduaram na universidade. Ele afirmou ainda que processos institucionais serão conduzidos por meio de diálogo, a principal marca da Unimep.

Unimep: referência na educação

A posse do oitavo reitor da Unimep reuniu autoridades do Conselho Diretor do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP), das Instituições Metodistas de Educação, professores, funcionários e alunos da Unimep e da Umesp. A solenidade teve início com o momento litúrgico e palavra da coordenadora da Pastoral Universitária e Escolar, pastora Márcia Célia Pereira, seguido de apresentação do Coral universitário regido pela maestrina Hellen Costa.

Na sequência, foi aberta a reunião especial do Conselho Diretor do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP), com a palavra do prof. Paulo Borges, que destacou a importância da educação para os metodistas, lembrou a trajetória de ex-reitores da Unimep, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo prof. Gustavo Alvim e saudou o novo reitor, prof. Marcio de Moraes. “A Unimep e a Umesp são instituições referências da educação metodista. O Conselho Diretor confia muito no trabalho do prof. Marcio de Moraes, que será de muito êxito”, afirmou ele.

Em seguida, Esther Lopes, secretária do Conselho Diretor fez a leitura do termo de posse, entregue ao prof. Marcio de Moraes por Luiz Vergílio Batista da Rosa, bispo presidente da 2ª Região Eclesiástica e representante do Colégio Episcopal da Igreja Metodista e da Assembleia Geral do IEP. Rosa afirmou que as instituições metodistas de educação devem ser lugares de transformação, criatividade e que reflitam o viver em comunidade. “A educação está em nosso DNA e dialoga com a transformação”, pontuou.

Foto: Antonio TrivelinA solenidade prosseguiu com o discurso de Robson Ramos de Aguiar, diretor geral das instituições metodistas de educação e diretor superintendente do Cogeime – Instituto Metodista de Serviços Educacionais da Igreja Metodista. Aguiar falou sobre a missão do ex-reitor, prof. Gustavo Alvim, de levar alguns projetos da Unimep às outras instituições da educação metodista e que o desafio do prof. Marcio de Moraes em substituí-lo é grande. “A Unimep faz parte da identidade de Piracicaba e sua presença influenciou muitas e muitas gerações na cidade. Os desafios são grandes mas, da mesma forma que o prof. Marcio conduziu a Umesp, em São Bernardo do Campo, irá conduzir aqui. Agradeço o prof. Gustavo por passar o bastão e afirmo que ele estará junto conosco nesse trabalho”, afirmou Aguiar.

Após o pronunciamento do ex-reitor prof. Gustavo Jacques Dias Alvim foi a vez do novo reitor da Unimep falar à comunidade presente. Em seu discurso,  Marcio de Moraes destacou sobre os novos rumos nas áreas da educação e da tecnologia no Brasil e no mundo e os planos para a universidade.  “Sinto-me honrado em assumir a Reitoria da Unimep, é um momento muito significativo para mim. Agradeço ao prof. Gustavo e destaco que pretendo dar continuidade ao projeto desenvolvido por ele. Recomeçar aos 60 anos é um privilégio. Há sem dúvidas muitos desafios para que a Unimep continue sendo referência na educação. Há intensas transformações que exigem novas atitudes para atender os novos tempos e as novas necessidades. A formação dos alunos exige padrões cada vez mais elevados, há grandes transformações nas estruturas operacionais e novas habilidades exigidas dos trabalhadores. Vamos trabalhar para que a universidade mantenha e aprimore seus padrões de reconhecimento educacional e continue sendo uma universidade moderna e inteligente, conduzida sempre por meio do diálogo, que é a principal marca da Unimep. Agilidade é a necessidade do momento. Vamos expandir fronteiras por meio da educação a distância e fortalecer o contato com empresas e instituições parceiras, além do contato com os ex-alunos, hoje profissionais, que podem nos ajudar a seguir adiante”, afirmou.

O novo reitor concluiu citando o versículo 9 do livro de Josué, que enfatiza sobre força e coragem: “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar!”

A solenidade foi encerrada com homenagens à Vera Alvim e Márcia Eneida Jorge de Lara Moraes, respectivamente, esposas dos professores Gustavo Alvim e Marcio de Moraes e apresentação do coral universitário.

O evento também contou com a presença de autoridades e representantes dos poderes civil, judiciário e legislativo de Piracicaba e região; dos Coordenadores das Áreas de Graduação; Pesquisa e Pós-Graduação; Extensão e Assuntos Comunitários e de Pós-Graduação Lato Sensu da Unimep; dos diretores das Faculdades e coordenadores das graduações, professores, alunos e funcionários da universidade; de bispos da Igreja Metodista, profissionais do campo educacional de São Paulo, autoridades e representantes dos poderes civil, judiciário e legislativo de Piracicaba e região. (UNIMEP)

Leia a matéria na íntegra.

Fontes: Unimep e Jornal Expositor Cristão


Posts relacionados

Educação, por Sara de Paula

Rede Metodista de ensino abre processo seletivo para direção pedagógica

As vagas são para São Bernardo do Campo, SP e Passo Fundo, RS. 

Educação, por José Geraldo Magalhães

Rede Globo destaca programa de intercâmbio do Colégio Metodista Granbery

O programa de intercâmbio estudantil “Educação sem Fronteiras” foi tema de matéria do MGTV, da Rede Globo. Por meio do programa, 16 estudantes do colégio metodista María Alvarado High School, de Lima, no Peru passarão duas semanas no Colégio Metodista Granbery, em Juiz de Fora/MG.

Educação, por José Geraldo Magalhães

Professores de ensino religioso de instituições metodistas se reúnem em São Paulo

Começou na manhã dessa segunda-feira (25), na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, a reunião com os professores de ensino religioso dos colégios metodistas (São Bernardo do Campo/SP, Bertioga/SP, Passo Fundo/RS, Itapeva/SP) para troca de experiências, reflexões e palestras.