Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

bolsa de estudo Colégio Metodista

 
De acordo com suas atribuições e adequação aos novos moldes estipulados pela Lei Nº12.101 de 27 de novembro de 2009, os Colégios Metodistas Americano e União abrem edital de seleção para bolsas de estudo. As inscrições ocorrem de 25 de janeiro a 05 de fevereiro. Ao todo serão 106 vagas para crianças e adolescentes em situação de carência socioeconômica para o Americano, e 36 vagas para o União.
As bolsas de estudo parcial, de 50%, serão concedidas a alunos(as) cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de três (3) salários mínimos. Já as bolsas de 100% por cento só poderão ser concedidas a alunos(as) cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de um e meio salário mínimo. O processo seletivo é destinado a estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Serão oferecidas para o Colégio Americano:
10 vagas para o curso de Educação Infantil, Nível 3 (4 anos até 31/03/2010), turno da tarde.
15 vagas para o 1º ano do Ensino Fundamental (6 anos até 31/03/2010), turno da manhã, e 8 vagas para o turno da tarde.
10 vagas para o 2º ano do Ensino Fundamental, turno da manhã e 10 vagas para o turno da tarde.
15 vagas para o 3º ano do Ensino Fundamental, turno da tarde.
10 vagas para a 5ª série do Ensino Fundamental, turno da tarde.
10 vagas para a 6ª série do Ensino Fundamental, turno da tarde.
03 vagas para a 7ª série do Ensino Fundamental, turno da manhã.
05 vagas para a 8ª série do Ensino Fundamental, turno da manhã.
05 vagas para o 1º ano do Ensino Médio, turno da manhã
05 vagas para o 2º ano do Ensino Médio, turno da manhã.
Segundo a vice-diretora acadêmica da Educação Básica, professora Perpétua Maria da Silva, dois tópicos serão essenciais para a aprovação da bolsa de estudos. "Nós vamos cumprir as exigências da nova lei, ou seja, além da comprovação de carência, a criança ou adolescente também irá realizar uma prova pedagógica", destaca. Ambas avaliações serão eliminatórias. A nova lei pode ser visualizada no site http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Leis/2009/lei12101.htm.
Para realizar a inscrição, o(a) candidato(a) deve conhecer e estar de acordo com as condições estabelecidas pelos Colégios Metodistas Americano e União para este processo seletivo.
A primeira etapa do processo seletivo será por meio da análise documental, com entrega dos documentos e entrevistas, no período de 25 de janeiro a 05 de fevereiro, das 9h às 18h, em ambos Colégios. Para o processo seletivo do Americano, as documentações deverão ser entregues no Setor de Bolsas, localizado na Unidade Central do Centro Universitário Metodista, do PA (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80). Já no Colégio União, a entrega deverá ser realizada na secretaria (Rua Tiradentes, 3432).
Os documentos necessários para inscrição são:
- RG;
- CPF;
- Certidão de Nascimento (se menores sem RG);
- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável ou Declaração de - Solteiro(a); Certidão de Separação Judicial dos pais do(a) aluno(a), caso algum deles não pertença ao grupo familiar;
- Se a separação não estiver legalizada, apresentar declaração de ex-cônjuges com firma reconhecida em cartório;
- Certidão de óbito se houve, na família, caso de morte de pai ou mãe;
- Atestado de doença com CID se houver caso de doença grave;
- Comprovante de endereço (conta de luz ou telefone);
- Declaração do Imposto de Renda (não será aceita declaração retificada após o envio da carta de aviso para renovação da bolsa);
- Carteira de trabalho (cópia da página da foto, dos dados de identificação e da última contratação) - Renda informal/ sem Carteira de Trabalho assinada: declaração de rendimentos reconhecida em cartório;
- Se empregado ou concursado: 3 últimos contracheques;
- Se autônomo: declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) ou Pró-labore e contrato social;
- Se estagiário: Contrato/Comprovante de rendimentos de estágio;
- Se aposentado ou pensionista: - Extrato do INSS/pensão; Extrato bancário em que apareça expresso o tipo de benefício;
- Se desempregado: Seguro-Desemprego; (Retirado na Delegacia Regional do Trabalho - DRT);
O resultado da análise documental (socioeconômica) pelo Colégio Americano, em entrevista do Setor de Bolsas, será divulgado dia 09 de fevereiro, a partir das 10h. Pelo União, o resultado da análise, em entrevista na Secretaria, será divulgado dia 05 de fevereiro, a partir das 10h.
A segunda etapa constará de prova e entrevista com a Equipe Pedagógica dos Colégios Americano e União. As provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de fevereiro, das 9h às 12h, em ambas escolas. É obrigatório no dia da prova a apresentação do documento de identificação do(a) candidato(a), como RG ou Certidão de Nascimento, assim como estar munido(a) de lápis, caneta e borracha.
No Americano, a entrevista será realizada individualmente, com os(as) alunos(as) classificados(as) e seu(sua) responsável, no dia 18 de fevereiro, das 9h às 13h. No União, a entrevista também será realizada individualmente com os(as) alunos(as) classificados(as) e seu(sua) responsável, no dia 19 de fevereiro, das 9h às 13h.
O resultado dos(as) classificados(as) será publicada no Portal da Rede Metodista de Educação do Sul, em www.metodistadosul.edu.br, a partir do dia 12 de fevereiro.
A efetivação das matrículas será realizada nas Secretarias dos Colégios, em 19 de fevereiro, das 8h às 17h, e no dia 20, das 8h às12h.
Documentação necessária para matrículas na Educação Infantil e Ensino Fundamental:
- 2 fotos (3x4).
- Cópia da Certidão de Nascimento.
- Atestado Médico para liberação de atividades físicas.
- Cópia atualizada da carteira de vacinação (só para a Educação Infantil).
- Uma via do Histórico Escolar.
Documentação necessária para matrículas no Ensino Médio:
- 2 fotos (3x4)
- Cópia da Certidão de Nascimento.
- Atestado Médico para liberação de atividades físicas.
- Duas vias do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental.
- Duas vias do Histórico Escolar.
As bolsas de estudo poderão ser canceladas a qualquer tempo, em caso de constatação de falsidade da informação prestada pelo(a) bolsista ou seu(sua) responsável, bem como nos casos de descumprimento das normas previstas no Regimento Escolar e demais documentos relacionados à concessão de bolsas de estudo.
Nos dias 01 e 02 de fevereiro não haverá atendimento nos setores do Colégio Americano devido ao recesso de feriado local.

Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães