Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Box: reportagem sobre a autonomia

Álbum de fotos

 

A autonomia da Igreja Metodista foi proclamada após uma intensa mobilização do chamado "Movimento Leigo" , organizado por volta de 1911, que tinha um slogan: "ninguém ocioso na Igreja". Organizar a igreja no Brasil, tornando-a auto-sustentável sem perder a união com os metodistas de outras partes do mundo, era o objetivo do movimento. Veja, a seguir, algumas fotos deste período marcante para a história do metodismo brasileiro. 

 

A missionária e educadora Martha Watts (à esquerda) ficou conhecida como "semeadora de escolas". Fundou os colégios Piracicabano, em Piracicaba-SP, no ano de 1881; Americano, em Petrópolis-RJ, em 1895 e Izabela Hendrix, em Belo Horizonte-MG, em 1904.

       

 

 

 

 


 

 

 


Foto oficial do Primeiro Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil, ocorrido na Igreja Metodista Central de São Paulo, de 2 a 9 de setembro de 1930.


 

Rev. Guaracy Silveira, liderança que se destacou no processo de autonomia e na política nacional: foi o primeiro evangélico eleito para a Câmara Federal, em 1933, pelo Partido Socialista Brasileiro. Nesta foto, com a farda de capelão da Revolução Constitucionalista de 1932. 

 

 

 

 

 


Fotos extraídas do acervo histórico da FaTeo e publicada na revista Caminhos do Metodismo no Brasil: 75 anos de autonomia, São Bernardo do Campo:SP, Editeo, 2005

 

Para saber mais:

Revista Caminhos do Metodismo no Brasil: 75 anos de Autonomia, São Bernardo do Campo: SP, Editeo, 2005.

Artigo 75 anos de Metodismo Autônomo no Brasil (documento no site www.metodistavilaisabel.org.br)


Posts relacionados