Publicado por José Geraldo Magalhães em Homens, Destaques Nacionais - 10/10/2013

Cada Homem Metodista um Missionário

Em uma de nossas últimas reuniões na sede nacional fui presenteado pela nossa amada bispa Marisa de Freitas com uma nova edição dos nossos cânones. Pedi a ela que fizesse uma dedicatória. Gentilmente ela escreveu: “Ao meu irmão e missionário Abdenêgo...” Fiquei com esta frase em minha mente e coração. Sou mesmo um missionário? Fazer missão na Confederação foi o meu sonho desde que assumi a direção em 2007.

Logo no primeiro trimestre do meu mandato a Secretária para a Vida e Missão, pra. Joana D’Arc Meireles, nos desafiou para participarmos de uma campanha missionária para a construção de dois banheiros em uma comunidade na Região Missionária da Amazônia - Rema. De pronto aceitamos o desafio e conseguimos, sob a graça do nosso Deus, levantar esses recursos.

Temos dado especial destaque em nossos congressos regionais, que fazer missão é o alvo principal das sociedades de homens. Temos de utilizar de todos os meios possíveis para alcançarmos as pessoas com a mensagem salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo. Temos batalhado para que nossos encontros sejam missionários e não somente meramente administrativos.

Com grande alegria Deus colocou em nosso coração o desafio missionário de Porto Seguro, projeto esse, que levamos ao plenário de nosso último congresso nacional em Porto Seguro/BA, e que foi aprovado por todos os presentes. Lá está fincado a nossa amada Igreja Metodista com um belo salão e com acomodações para 40 pessoas, com aparelhagem de som, datashow com telão, mobiliado e pronto para receber as pessoas que necessitam de salvação.

Perguntamos se é única e exclusiva responsabilidade do pastor Rui Simões trabalhar naquela missão. Claro que não. São de todos nós homens metodistas brasileiros. Podemos e devemos participar com nossa presença, apoiando o obreiro, participando e contribuindo para que a obra possa ser realizada.

A esse exemplo dado pela Confederação, conclamamos para que as sociedades voltem seus olhos em parceria com o Ministério de Expansão Missionária de sua Igreja Local, e abram novas frentes de trabalho.

Conclamamos para que as Federações Regionais, em parceria com sua Região, abram Pontos Missionários, sob sua supervisão. Temos absoluta convicção de que nenhum pastor local ou bispo irá impedir ou criar obstáculos para o avanço missionário. Temos de ser ousados, destemidos, e encararmos o desafio do Ide de Jesus com alegria e muita disposição.

Outra visão que também devemos ter é o do discipulado. A formação de pequenos grupos pode ser criada, sempre com a orientação pastoral, por qualquer sociedade e desenvolvidotendo como foco principal a missão.

O desafio está lançado. Homens vamos à luta! Avante por Cristo!

Abdenêgo Eugênio
Presidente da Confederação Metodista de Homens


Posts relacionados

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Tristeza, desânimo e Orações para a Paz em sequência aos ataques em Paris

Lamentamos pelas 132 mulheres, homens e crianças que foram mortas e mais centenas que ficaram feridas nos ataques terroristas de Paris em 13 de novembro, em nome de uma ideologia extremista islâmica.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Rumo ao 20º Concílio Geral

Falta pouco menos de um ano para a realização do 20º Concílio Geral e estamos em meio a muitas atividades na preparação. Atividades que envolvem a Secretaria Executiva, a Comissão Assessora nomeada para Organizar o Concílio, os/as Executivos/as e Equipes da Sede Nacional, o Colégio Episcopal, a Cogeam e outros órgãos e departamentos nacionais; envolvem também as Igrejas Locais, os Distritos e as Regiões Eclesiásticas e Missionárias da Igreja Metodista. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

EDITAL DE SELEÇÃO: logomarca do 20º Concílio Geral da Igreja Metodista. Veja os detalhes!

Envie sua proposta para a logomarca do 20º Concílio Geral da Igreja Metodista. Para mais detalhes, confira o Edital de Seleção!

Homens, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Confira os detalhes da última reunião da Confederação Metodista de Homens

Homens Metodistas planejam 1º Projeto Missionário Nacional Uma Semana Pra Jesus. Confira os detalhes da reunião que ocorreu na Sede Nacional da Igreja Metodista.

Destaques Nacionais, Oficial, Educação, Geral, por Marcelo Ramiro

NOTA DE FALECIMENTO - Reitora Prof.ª Elaine Lima de Oliveira

É com grande pesar que comunicamos a perda de um membro inestimável de nossa comunidade granberyense. A Reitora do Instituto Metodista Granbery, Prof.ª Elaine Lima de Oliveira, faleceu na tarde deste domingo, 7 de dezembro.