Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal - 15/08/2017

Carta aberta à Comunidade Metodista do Brasil

 

Carta aberta à Comunidade Metodista do Brasil

Graça e Paz!        

Pensamos ser do conhecimento de grande parte dos irmãos e irmãs metodistas o movimento de greve que está em curso na Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. 

A Igreja Metodista, como uma comunidade de fé e instituidora da Rede Metodista de Educação, com todas as Instituições Educacionais que a compõem, tem na Educação um dos seus pressupostos fundamentais à sua ação missionária, presente há mais de 150 anos em nosso país.

Certamente que olhamos com preocupação esta situação, especialmente neste momento da atual conjuntura nacional, de crise econômica e de radicalidade político-ideológica, com aspectos pouco favoráveis à manutenção e sobrevivência das instituições tanto públicas como privadas, notadamente as escolas e universidades de cunho confessional. 

Nesse sentido, os valores da fé cristã, à luz do Evangelho de Cristo, são elementos constitutivos de nossa forma de ser e agir; respeitando pressupostos constitucionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em todos os níveis. Enquanto essa relação for possível, sobreviverão nossas instituições de ensino, trabalhando dentro do espírito wesleyano de convicção e de tolerância.

Reafirmamos que a Educação, para a Igreja Metodista, é parte da sua missão institucional, para capacitar as pessoas na sua formação profissional a buscarem a construção permanente de uma sociedade mais justa, democrática e equânime. Educação não é, para nós, um produto que negociamos para vender ensino formal. Também reafirmamos que a Igreja Metodista, construída pelo legado histórico do movimento metodista mundial, em suas decisões conciliares e colegiadas, é maior do que as posições e funções individuais que eventualmente possamos ocupar.

Assim, nossa expectativa é de que o diálogo lúcido, a corresponsabilidade e a mútua cooperação superem as razões que têm mantido esta paralisação das atividades docentes; para que instâncias ora em litígio, envolvendo a Comunidade Universitária, Professores/as, Alunos/as, Funcionários/as, como também o seu Corpo Diretivo, retomem o caminho do entendimento e da normalidade das atividades acadêmicas, docentes e funcionais.

Fraternalmente,

Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa – Presidente do CE
Porto Alegre, 15 de agosto de 2017
 


Tags: colegio-episcopal, unimep, greve, rede-metodista, educacao, carta-aberta, bispo-luiz,


Posts relacionados

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração por Índia, Paquistão e Sri Lanka

Nesta semana estamos em oração por Índia, Paquistão e Sri Lanka. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 19 a 25 de outubro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Missionária, Expansão Missionária, Discipulado, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Lideranças da Igreja Metodista se reúnem em São Paulo

Colégio Episcopal da Igreja Metodista está reunido em São Paulo para discutir assuntos administrativos e sobre a missão da Igreja. Veja os detalhes!

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães