Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

carta do colegio aos membros do concilio geral

CE 086-06

São Paulo, 28 de agosto de 2006.


DELEGADOS, DELEGADAS E MEMBROS DO
18º CONCÍLIO GERAL DA IGREJA METODISTA.

Amadas irmãs e irmãos,
Graça e Paz!


                     Conforme decisão do 18º Concílio Geral da Igreja Metodista realizando em Aracruz nos dias 10 a 16 de julho de 2006, o 18º Concílio Geral ficou suspenso pelo prazo de até 120 dias. Saímos da 7ª sessão do 18º Concílio Geral com a palavra do Bispo Presidente João Alves de Oliveira Fº convocando mais três sessões para dias 12, 13 e 14 de outubro, com início às 14horas do dia 12, e término às 22horas do dia 14, em local a ser definido. Na sessão de suspensão, em plenário foram feitos dois convites de locais para a segunda fase do 18º. Concílio Geral: a Escola de Missões, em Teresópolis e o Instituto Metodista de Ensino Superior - IMS, em Rudge Ramos - São Bernardo do Campo (Universidade Metodista de São Paulo com a Faculdade de Teologia).

O Bispo Presidente desencadeou todo um processo para definir o local do Concílio. Com os dados levantados, ouviu o Colégio Episcopal e a Cogeam, que optaram pelo IMS. Assim, todas as atividades conciliares acontecerão em espaços da Universidade Metodista de São Paulo, que estará sem alunos e alunas naqueles dias.
 
Os trabalhos conciliares terão início com o Culto marcado para as 14 horas, no templo da Igreja Metodista em Rudge Ramos.

A hospedagem deverá acontecer em três lugares, quais sejam: Centro de Hospedagem da Sede Geral, Centro de Hospedagem da Faculdade de Teologia e Hotel. Os conciliares serão distribuídos de forma a bem acomodar e não criar dificuldades para o atendimento. Em breve os irmãos e irmãs receberão todas as orientações sobre a hospedagem.

                 Na realidade, teremos um curto espaço de tempo para uma alongada agenda prevista, considerando-se que há sobre a mesa conciliar muitas matérias de fundamental importância para a vida e missão da Igreja no novo período eclesiástico que se aproxima, para serem analisadas.

                 Nessa linha de pensamento, os bispos e bispa da Igreja gostariam de fazer-lhes algumas ponderações pastorais:


                   I - AVALIANDO A PRIMEIRA FASE DO 18º  CONCILIO GERAL.
                        O Colégio Episcopal esteve reunido nos dias 16 e 17 de agosto e na oportunidade, juntamente com a assessoria do 18º Concílio Geral, avaliou os passos da caminhada conciliar. Considerou que avançamos significativamente em algumas áreas da pauta conciliar, por exemplo: a) Avaliação da Caminhada da Igreja Metodista no qüinqüênio, por meio dos Relatórios do Colégio Episcopal, Coordenação Geral de Ação Missionária e Tesouraria Geral; b) Aprovação do Plano Nacional Missionário; c)Aprovação da nova forma de Gestão para a Rede de Educação Metodista; d) Eleições Episcopais; e) Definição sobre a presença da Igreja Metodista nos organismos ecumênicos; f) Mensagens à Igreja e à Nação Brasileira; g) Algumas questões legislativas; h)Aprovação do Relatório da Comissão Geral de Constituição e Justiça; i) Acolhimentos diversos.

No entanto, a despeito desta pauta vencida, ocorreram muitas tensões internas e externas, tais como desgastes das presidências, descompassos entre presidência e plenário, momentos de intolerância, inflexibilidade no trato de algumas questões, excessivo tempo para algumas matérias, falta de uma melhor administração do tempo, desentendimento na condução de algumas pautas pelas presidências e, em alguns momentos, uma boa dose de desrespeito. Assim, temos que confessar, humildemente, que em muitos momentos erramos e faltou-nos uma maior maturidade espiritual e emocional e, até mesmo, a coragem de pedirmos perdão. O respeito é o principio fundamental de uma Igreja que caminha em busca da maturidade. Podemos discordar, protestar, indignar-nos, concordar, mas isto só pode acontecer com dignidade e, especialmente, à luz dos princípios da ética evangélica. Precisamos ter presente que defendemos teses e princípios e não posicionamentos pessoais.

                    Por fim, nessa avaliação da primeira fase do 18º Concílio Geral, a bispa e os bispos entendem que não podem fechar os olhos diante da conjuntura esboçada na fase pré-conciliar, que evidenciou momentos delicados no processo conciliar. O Colégio Episcopal sentindo os ventos fortes logo na sessão de instalação do referido Concílio convidou à comunidade conciliar para um tempo de contrição e quebrantamento buscando superar o espírito de competição e trilhar o caminho da santificação "gestada em nosso interior pela ação do Espírito Santo. Ele é quem gera em nós, entre nós e através de nós o contínuo crescimento na Graça, no conhecimento e no amor do Senhor".


         II - RUMO AO SEGUNDO MOMENTO DO 18º CONCÍLIO GERAL.

                É de extrema importância avaliar os caminhos percorridos na primeira etapa conciliar. Todavia, desejamos que a nossa Igreja esteja sempre numa posição de Concílio, qual seja, está ouvindo, vendo, falando, corrigindo, aperfeiçoando, realizando e elegendo metas corajosas a fim de que, como Igreja em sua ação missionária, esteja sempre indo e, como sentinela de Deus na comunidade, esteja sempre acordada e alerta.

Por isso desejamos que a segunda fase do Concílio Geral aconteça no espírito de:

a) Resgatar o seu tom missionário, considerando-se o eixo programático aprovado no Plano Missionário Nacional, ao "manter fidelidade aos fundamentos da fé cristã e obediência ao mandato de Cristo."

b) Intensificar a espiritualidade em todos os momentos conciliares, a fim de que expressemos por meio das celebrações a dependência da graça de Deus. Por isso, apelamos para que nessa fase preparatória, bem como durante todo tempo das sessões plenárias, estejamos atentos à voz de Deus para vida e missão da nossa Igreja.

c) Administrar bem o tempo a fim de que possamos esgotar toda a agenda prevista. O Colégio Episcopal espera que o Concílio cumpra a sua tarefa soberana à luz da Art. 45 dos Cânones: "é o órgão superior de unidade da Igreja e suas funções são legislativas, deliberativas e administrativas." Para isso, faz-se necessário administrar bem o tempo que temos priorizando o essencial.

d) Aperfeiçoar o processo metodológico, a fim de que o plenário seja bem esclarecido sobre os encaminhamentos a serem dados por parte da presidência da mesa, bem como pela assessoria. Nesse sentido, desejamos oferecer aos/as conciliares uma nova edição do caderno de propostas, a fim de facilitar o manuseio, bem como, a identificação dos temas apresentados.

e) Ajudar à presidência na condução dos trabalhos conciliares pedindo que se vote a matéria após os inscritos, orientando-os a respeito dos quesitos regimentais, usando a palavra com criatividade e mantendo uma boa disposição de espírito.

f) Aglutinar nossas forças conexionais no contexto de uma Igreja Conciliar. Devemos fortalecer o que nos une e, consequentemente, promover a dinâmica de uma Igreja Missionária. Somos uma Igreja nacional, com uma diversidade cultural muito ampla. No entanto, podemos estar juntos no propósito de uma Igreja Cristocêntrica, Pneumática e Missionária, a fim de darmos continuidade a nossa vocação histórica "não criar uma nova seita, mas reformar a nação, particularmente a Igreja e espalhar a santidade bíblica sobre toda a terra."

g) Compreender que temos grandes possibilidades no curso da segunda fase do 18º Concílio Geral da Igreja Metodista de colocarmos a nossa Igreja no patamar de uma Igreja Missionária. No entanto, devemos estar conscientes de que num período conciliar não podemos aprisionar a Deus e Sua Palavra e nunca esgotaremos os temas de uma Igreja que caminha em missão. Ela estará sempre aprendendo a viver o projeto reconciliador de Jesus Cristo.


         III - ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS.

Na caminhada conciliar, criamos uma Comissão Assessora para a Metodologia do Concílio, em que alguns delegados se reuniram à assessoria que já possuímos. Esta Comissão composta pelos delegados Cristiane Capeletti, Nicanor Lopes, Marcio Moraes e Marcela Petronilho Altemari se reuniu com Lucia Leiga de Oliveira e Stanley da Silva Moraes e preparou uma proposta metodológica para a segunda fase do Concílio, que acolhemos e encaminhamos aqui.

A - RECURSO IMPRESSO

Em primeiro lugar ficou decidido se encaminhar um terceiro caderno de propostas, preparado para a segunda fase do Concílio, montado com os seguintes critérios:

 


O Caderno deve estar preparado em três colunas, em que fiquem definidos os seguintes conteúdos:
1. Neste caderno devem aparecer todas as propostas que estavam sobre a Mesa no final de 7ª sessão, bem como as propostas encaminhadas pelas delegações, nas temáticas legislativa e programática;
2. O Caderno seve ser organizado por temas e sub-temas;
3. Em cada sub-tema as propostas devem aparecer na ordem que aparece no quadro abaixo;
4. O Caderno já deve conter o parecer da Comissão de Legislação.

TEMA:
Sub-tema:
Proponente Proposta Parecer da Comissão de Legislação
Colégio Episcopal   
Cogeam  
Plenária do Concílio  
Delegações de Regiões.  

Este caderno deve ser colocado no correio até dia 11 de setembro.

B - ROTEIRO PARA ENTRADA DE PROPOSTAS EM PLENÁRIO

1. Apresentar as propostas por blocos temáticos.
2. Um/uma assessor/a apresenta a proposta.
3. Comissão de Legislação dá seu parecer.
4. Momento de esclarecimentos.
5. Discussão da proposta:
a. Ordenar e intercalar debatedores.
6. Votação da proposta no seu conjunto (Art 58).
7. Por voto favorável da maioria absoluta, a votação pode ser feita por destaque. (Art 58, § 1º).


C - BLOCOS DE ASSUNTOS QUE ESTÃO SOBRE A MESA:

I - PROPOSTAS LEGISLATIVAS 
1. GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO 
1.1. Nível Local 
1.2. Nível Regional 
1.2.1. Distrito
1.3. Nível Nacional
2. FORMAÇÃO TEOLÓGICA
3. DOS MEMBROS 
4. DO MINISTÉRIO ORDENADO 
5. MINISTÉRIO PASTORAL LOCAL 
6. MINISTÉRIO DIACONAL 
7. CONSTITUIÇÃO 
8. DISCIPLINA ECLESIÁSTICA 
9. CÂNONES - DIVERSOS 
10. POSSE DOS/AS BIPOS/AS E COGEAM 
II - TEMAS  RECORRENTES 
III - TEMAS  PROGRAMÁTICOS
IV - ELEIÇÕES
1. Comissão Geral de Constituição e Justiça
2. Cogeam
3. Conselho Fiscal da AIM
4. Outros que forem definidos
V - RELATÓRIO 2 DA CGCJ
VI - ORÇAMENTO PROGRAMA
VII - APROVAÇÃO DE ATAS


D - DISTRIBUIÇÃO DO TEMPO CONCILIAR

Data: 12 de outubro - Quinta-feira
Horário O que? Onde Tempo
10h Reunião da Comissão Assessora para a Ordem do Dia Sala da Metodista 90 min
11h30min Reunião com líderes de delegações Sala da Metodista 90 min
12h às 13h30min Almoço Restaurante no IMS 90 min
14h Culto de Abertura Templo de Rudge Ramos 75 min
15h30min Lanche  Hall do Beta 20 min
15h50min Plenária - 8ª sessão Auditório do Beta 120 min
18h Jantar Restaurante no IMS 90 min
19h30min Plenária- 8ªsessão (continuidade) Auditório do Beta 165 min
22h15min Oração da noite Auditório do Beta 15min
22h30min Lanche Hall do Beta 15min
22h45min Deslocamento para hospedagem


Data: 13 de outubro - Sexta-feira
Horário O que? Onde Tempo
06h30 Transporte para IMS Da Sede Nacional 
06h45min Café da manhã Hotel 45 min
07h Café da manhã Restaurante do IMS 45 min
07h30min Transporte para IMS Do Hotel 
08h Culto Matutino Auditório do Beta 60 min
09h Plenária 9ª sessão Auditório do Beta 90 min
10h30min Lanche Hall do Beta 20 min
10h50min Plenária 9ª sessão (Continuidade) Auditório do Beta 90 min
12h30min Almoço Restaurante do IMS 90 min
14h Plenária 9ª sessão (Continuidade) Auditório do Beta 90 min
15h30min Lanche Hall do Beta 20 min
15h50min Plenária 9ª sessão (Continuidade) Auditório do Beta 150 min
18h30min Jantar Restaurante do IMS 90 min
20h Plenária 9ª sessão (Continuidade) Auditório do Beta 165 min
22h45min  Oração da noite Auditório do Beta 15 min
23h Lanche e deslocamento para hospedagem


Data: 14 de outubro - Sábado
Horário O que? Onde Tempo
06h30 Transporte para IMS Da Sede Nacional 
06h45min Café da manhã Hotel 45 min
07h Café da manhã Restaurante do IMS 45 min
07h30min Transporte para IMS Do Hotel 
08h Devocional matutina Auditório do Beta 30 min
09h Plenária 10ª sessão Auditório do Beta 120 min
10h30min Lanche Hall do Beta 20 min
10h50min Plenária 10ª sessão (Continuidade) Auditório do Beta 90 min
12h30min Almoço Restaurante do IMS 90 min
14h Plenária 10ª sessão (Continuidade) Auditório do Beta 90 min
15h30min Lanche Hall do Beta 20 min
15h50min Plenária 10ª sessão (Continuidade) Auditório do Beta 150 min
18h30min Jantar Restaurante do IMS 90 min
20h Plenária 10ª sessão (Continuidade) Auditório do Beta 165 min
21h30min  Culto de envio Auditório do Beta 30 min
23h Lanche e deslocamento para hospedagem


Data: 15 de outubro - Domingo
Horário O que? Onde Tempo
Manhã Retorno para casa e Igreja Local.

Num planejamento assim, que exigirá disciplina de todos nós, teremos entre as 08h e as 23h de cada dia, a previsão de 24h45min para plenários, 3h45min para cultos e devocionais e 9h10min para refeições e lanches.

Considerando todos os temas que temos sobre a mesa, estamos trabalhando com nossa assessoria para fazer uma distribuição do tempo que possa ser apresentada, analisada, reformulada e aprovada. Precisamos ter clareza de nosso tempo, para fazermos opções conscientes que considere o todo.

 

E- TRABALHO DAS DELEGAÇÕES

Como devemos enviar o novo caderno (com as características que mencionamos no item "A") no dia 11 de setembro, sugerimos que as delegações marquem reunião a partir do dia 18, para que possam tomar conhecimento do material conciliar reordenado. O novo caderno está com cerca de 100 páginas, o que significa que devido ao peso, o envio por correio pode levar alguns dias além do habitual. Nesta reunião o/a bispo/a de sua região deve trabalhar um momento com a delegação, levando uma palavra do Colégio Episcopal.

             CONCLUSÃO

Desejamos registrar a todos os membros do 18º Concílio Geral a nossa palavra de acolhimento pastoral. Reafirmando a importância do principio conciliar, em todos os seus níveis, no contexto da configuração eclesiástica da Igreja Metodista.  O metodismo é democrático e abomina os extremismos. "Pense e deixe pensar, mas dê-me sua mão". Por isso, neste tempo conciliar jamais podemos perder a dimensão de uma Igreja nacional com suas peculiaridades e devemos somar forças para o fortalecimento do projeto missionário em terras brasileiras.

Com a bênção do Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 

 

Bispo João Alves de Oliveira Fº - Presidente do Colégio Episcopal
Bispo João Carlos Lopes - Vice-Presidente do Colégio Episcopal
Bispo Josué Adam Lazier - Secretário do Colégio Episcopal
Bispo Adolfo Evaristo de Souza
Bispo Adriel de Souza Maia
Bispo Luiz Vergilio Batista da Rosa
Bispa Marisa Freitas Coutinho
Bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann

Bispo Honorário Nelson Luiz Campos Leite
Bispo Emérito Paulo Ayres Mattos
Bispo Emérito Richard dos Santos Canfield


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Aliança pela Turquia e Síria

O número de mortos em decorrência do terremoto que atingiu a Turquia e a Síria passa de 37 mil. A Aliança Evangélica Brasileira e seus associados, em parceria com a Rede SOS Global e AME, está mobilizada para apoiar as igrejas no socorro às vítimas dessa tragédia, que se configura como o sexto desastre natural mais mortal neste século.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães