Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Carta do filho do Bispo João Alves ao Concilio Geral

O Bispo João Alves de Oliveira Filho, atual presidente do Colégio Episcopal, atingiu o limite de 35 anos de nomeação como presbítero e pediu sua aposentadoria a partir de fevereiro de 2007. Assim, ele sai do Colégio Episcopal no ano que vem, mas permanece com o título de Bispo Emérito, uma homenagem concedida pelos delegados e delegadas do 18º Concílio Geral, a partir de proposta do  Rev.Clóvis Pinto de Castro e do Rev. Nicanor Lopes, em nome de toda a delegação da 5ª Região. Contudo, as maiores homenagens não precisaram de votos da plenária. O Bispo João recebeu palavras de agradecimento de sua própria família e de funcionários que trabalharam com ele na Sede Nacional Metodista:

A homenagem dos filhos

É com grande satisfação que queremos demonstrar publicamente um sentimento de agradecimento ao nosso pai. 1989. Recebemos a informação de que sairíamos de Campinas e nos mudaríamos para Birigui. Motivo? Eu e meus irmãos não estávamos nem aí para isso. O importante era  saber que poderíamos andar de bicicleta na rua e teríamos muito mais liberdade! Muitos anos depois fomos saber a história da entrada de nosso pai no episcopado. Segundo consta, com a enfermidade do Bispo Scilla Franco, o tratamento foi realizado em Campinas e nada mais natural e normal que o pastor local prestasse o devido acompanhamento, como tarefa inerente à função pastoral. Diante desse fato, nosso pai levou o Bispo para visitar igrejas, tendo em vista a dificuldade do Bispo Scilla dirigir. Interessante destacar que em conversas com pastores da 5ª Região sempre nos foi dito: "Seu pai não era um nome cogitado para o episcopado, não fazia propaganda, ninguém imaginava que aconteceria, acabava as plenárias e ele não fazia questão nenhuma do famoso cafezinho".

Recebo isso como um ótimo comentário, já que comprova que nos encaminhamentos direcionados por Deus é sim possível providências sem manobras humanas. Ora, após desenvolver um ano e meio de mandato como Presbítero Presidente, se tornou um candidato em potencial, ganhando legitimamente o direito de postular a continuidade do trabalho à frente da 5ª Região Eclesiástica. Nesse momento de aposentadoria, queremos agradecer a Deus pelo seu ministério, pai. Seu exemplo, dedicação e seriedade sempre estarão marcados em nossos corações. Lembramos de comentários ditos por integrantes de reuniões difíceis que o senhor participava: - "Bispo, cuidado, esse é um ano de eleição". Que nada! Sempre percebemos que seu compromisso é com a Igreja e não com seu mandato. Obrigado por todos esses ensinamentos, pai. Creio que o momento da parada também é difícil, mas fazendo uma auto-análise, só há motivos para louvar a Deus pelo trabalho realizado.


Diante de todo o exposto, finalizo agradecendo por ter dado exemplos de humildade, porém de firmeza, exercendo a tarefa que a Igreja Metodista lhe confiou de forma integra e séria. À Igreja, também nossos agradecimentos. Podemos dizer que nascemos, crescemos e nos desenvolvemos abraçados pela Igreja Metodista. Aos pastores da 5ª RE, seus familiares (com os quais temos forte vínculo de amizade), aos membros das Igrejas por onde passamos, nosso sincero obrigado pelo apoio prestado. Um agradecimento especial à Delegação da 5ª RE ao Concílio Geral, que batalhou pela continuidade de nosso pai, buscando fazer valer a vontade claramente explanada pelo último Concílio Regional.. Aos que sempre criticaram, porém com o devido respeito ao nosso pai, também agradecemos, já que críticas dessa forma devem ser elogiadas.

Pai, um beijo de seus filhos.

André, Lucas e Marcos.

A homenagem dos funcionários da Sede Nacional

Ao Bispo João Alves, em nome da equipe da Sede Nacional da Igreja Metodista:

Neste momento, não é ao presidente da Igreja Metodista que gostaríamos de nos dirigir, mas ao irmão, amigo, líder e companheiro de trabalho com quem, durante esse período de cinco anos, tivemos o privilégio de conviver. Trabalhar com o Bispo João foi uma experiência de aprendizado: pudemos testemunhar a atuação de um verdadeiro líder.

Aprendemos com o Bispo João que o verdadeiro líder é capaz de servir. E podemos testemunhar que nosso irmão João Alves é um servo fiel e zeloso. Por várias vezes, nos deu exemplo de uma dedicação exemplar ao trabalho e um cuidado minucioso com os recursos da Igreja.

Aprendemos com ele que o verdadeiro líder é, em primeiro lugar, um servo. Bispo João não tem uma postura de onipotência ou onipresença: nunca utilizou de sua posição enquanto Bispo Presidente para impor suas idéias, mas foi acessível e aberto ao diálogo em todos os momentos.

Aprendemos com ele que o verdadeiro líder age com humildade. Ele compreende que precisa dos outros e valoriza cada profissional que com ele trabalha. Lembrando a pregação do pastor Ariovaldo Ramos, João Alves é daqueles amigos que conseguem somar diferentes dons e características para atingir um objetivo comum.

Aprendemos com ele que o verdadeiro líder age com sinceridade. Com seu jeito inflamado, mas amoroso, o Bispo João nunca temeu expressar o que pensava ou sentia. Ele não fala apenas o que as pessoas gostam de ouvir, mas o que as pessoas precisam ouvir, no  momento certo.

Bispo João: ficaremos com saudade do tempo em que trabalhamos juntos. Mas esta não é uma despedida. Pois o seu exemplo como líder e amigo nos marcou de tal maneira que continuaremos juntos. Afinal, o Sr., como verdadeiro líder não lançará mão do arado. E sua inspiração também continuará guiando os nossos passos para que prossigamos servindo à Igreja Metodista, com o mesmo amor que testemunhamos no seu trabalho como líder. Muito obrigado!



Posts relacionados