Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Cem anos do colégio Uruguaiana

educação metodista em Uruguaiana

Programação especial celebra também 138 anos de fundação da primeira escola mista da cidade. Atividades começam em 19 de março com realização de culto

 

Uruguaiana comemora o centenário da educação metodista e os 138 anos da fundação da primeira escola mista da cidade com uma série de atividades culturais e esportivas. O Colégio Metodista União dá início às festividades de aniversário com um culto no dia 19 de março, celebrado pela pastora Miriam de Almeida no Salão Castro Alves da instituição (Rua Tiradentes, 3432).

Esta é a primeira de muitas ações programadas para 2008. O União irá realizar até junho um culto por mês, sempre em turnos distintos para que todos os alunos participem. Também estão previstos campeonatos esportivos e atividades recreativas, além de um sarau literário de poesia e de canto com caráter nativista, planejado para o dia 18 de abril. O encontro terá a participação de ex-alunos e de cantores tradicionalistas como João de Almeida Neto.

            A semana de aniversário do União começa com a entrega do "U de ouro", no dia 06 de junho. Realizado há 40 anos, o evento presta homenagem para ex-alunos que tenham se destacado em algum campo da sociedade. Entre as pessoas que já foram agraciadas em diferentes edições estão os irmãos Torbem e Lars Grael, o tradicionalista Paixão Cortes e os políticos Raul Pont, Guilherme Villela e Frederico Antunes.

            As comemorações seguem no dia 07 de junho com um grande jantar de ex-alunos, que reúne em média 80 pessoas por edição. Já o dia do aniversário (08/06) será marcado com um culto realizado pelo Bispo da Igreja Metodista da 2ª Região Eclesiástica, Luis Vergílio.

Fundado em 1870 pelo francês Aleixo Vicente Vulrod, o Colégio União modificou o cenário do ensino de Uruguaiana ao abrir as portas para receber alunos de ambos os sexos, já que no século 19 era raro meninos e meninas estudarem juntos. Após vivenciar a invasão de Uruguaiana pelo Paraguai, Vulrod criou a escola em homenagem ao fim do conflito. Em 1908 a escola passou a ser administrada por missionários da Igreja Metodista Episcopal do Sul, dos Estados Unidos, e adotou o nome de Colégio Metodista União.

 

Vanessa Mello

vanessa.mello@metodistadosul.edu.br


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 15.07.2022

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães