Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 31/05/2013

Centro Cultural Martha Watts recebe participantes do Encontro Nacional de ED

Metodistas que estão reunidos no Colégio Piracicabano para o Encontro Nacional de Escola Dominical tiveram a oportunidade de visitar o Centro Cultural Martha Watts na tarde dessa sexta-feira (31). A visita faz parte da programação do encontro que começou na quinta-feira, dia 30.

O espaço do Centro Cultural atende às múltiplas atividades culturais e de pesquisa, monitorias e preservação de acervos históricos significativos de Piracicaba. Localiza-se em um edifício tombado pelo patrimônio histórico, construído e inaugurado em 1884, que tornou-se o segundo local de funcionamento do Colégio Piracicabano.

Várias pessoas registraram a alegria de conhecer um pouco mais da história da missionária que veio dos Estados Unidos e ficou conhecida como "semeadora de escolas". "Eu não conhecia a história do Centro Cultural, e nem do trabalho de Martha Watts aqui em Piracicaba. Creio que isso precisa ser divulgado mais entre os metodistas. O espaço do Centro Cultural me encantou", declarou o Everaldo Pedro que veio de Cabo Frio/RJ. Os metodistas que estão participando do encontro tiveram a oportunidade de visitar, inclusive o quarto da missionária Watts.

Na tarde dessa quinta feira o Encontro disponibilizou várias oficinas para os metodistas. Dentre elas, "Como trabalhar com casais"; "Como trabalhar com jovens e juvenis"; "Dependência química:  a liberdade de dizer não"; "Ministério Pastoral e Escola dominical - uma parceria que dá certo"; "'em para o meio': deficiência e inclusão" entre outras.

História - Martha Hite Watts nasceu em 13 de fevereiro de 1845 em Louisville e faleceu em 10 de janeiro de 1910. Ela foi uma missionária e educadora metodista norte-americana e passou vários anos no Brasil, onde ficou conhecida como "semeadora de escolas", depois de fundar instituições educacionais metodistas, entre as quais estão o Colégio Piracicabano, em Piracicaba, inaugurado em 13 de setembro de 1881; o Colégio Americano, em Petrópolis;o Colégio Izabela Hendrix, em Belo Horizonte.

A primeira escola Metodista fundada no país foi O Colégio Piracicabano, na época da inauguração havia mais mais de 60 alunas matriculadas. Hoje, é o Centro Cultural Martha Watts, além de ser a pedra fundamental do Instituto Educacional Piracicabano (IEP), entidade mantenedora da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).No Piraciabano, Martha foi diretora nos períodos de 1881 a 1886, 1888 a 1892 e 1894 a 1895.

O encontro nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista trouxe cerca de trezentos metodistas de várias partes do país para Piracicaba/SP. O evento começou na quinta-feira (30) e termina no sábado (1º de junho) no final da tarde.

Veja também:

Painel: Plano Nacional Missionário.

Cerca de trezentos metodistas reunidos em Piracicaba.

Fotos do Encontro Nacional de Escola Dominical


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães