Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 27/02/2012

CMI realiza evento sobre auto-compreensão cristã das religiões indígenas

Participantes de Igrejas e grupos indígenas da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Equador, Filipinas, Guatemala e Nova Zelândia, se reuniram com o CMI - Conselho Mundial de Igrejas para uma consulta sobre a auto-compreensão cristã no contexto das tradições espirituais indígenas. O encontro foi organizado pelo programa de diálogo e cooperação inter-religiosa do CMI em colaboração com o CLAI - Conselho Latino-Americano de Igrejas e da FAIE - Federação das Igrejas Evangélica da Argentina, na primeira quinzena de fevereiro, em Buenos Aires, Argentina.

Parte das discussões giraram em torno do documento sobre pluralidade religiosa e auto-compreensão cristã, produzido pelo CMI em 2004. O documento traz uma reflexão acerca da identidade cristã no mundo moderno marcado pelo pluralismo religioso. O encontro em Buenos Aires, que também teve caráter intra-cristão, explorou a perspectiva de algumas tradições espirituais indígenas.
 
Considerou-se importante que a perspectiva dos povos indígenas também seja levada em conta neste processo que busca sistematizar a imagem de auto-compreensão cristã em contextos de pluralidade religiosa, pois estes povos oferecem abordagens significativas sobre a vida e as relações entre os seres humanos e criação.

O coordenador da missão entre povos indígenas no CLAI, Miguel Salanic, adirmou que não se pode conhecer a Deus integralmente: "Nenhuma cultura pode conceber Deus como um todo. Todo mundo conhece uma parte de Deus. É reunindo pessoas de diversas crenças que se pode ter acesso à verdade de Deus", disse.

O Bispo Alexander Wandag, do Conselho Nacional de Igrejas das Filipinas, disse que recebeu respostas desafiadoras de povos indígenas de seu país quando lhes perguntou acerca das contribuições que ele poderia trazer para o encontro na Argentina. Entre as respostas, surgiu o pedido para que os cristãos se arrependam dos pecados que as igrejas e seus membros já cometeram contra os povos indígenas.

Saiba mais no portal do CMI


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Publicações cristãs recebem prêmio Areté 2015. Veja a lista completa dos premiados!

Os livros cristãos, jornais, personalidades literárias entre outros que mais tiveram destaque em 2015 foram reconhecidos e premiados na IV Feira Literária Internacional, a FLIC.  Veja a lista completa e assista ao vídeo com a participação da Igreja Metodista.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães