Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

CMUSN Reflexão Elieser Marchion de Freitas

E tu mulher? Quem a achará?

 

"E disse Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea".

Genesis .2-18

Martas, Pedros, Marias, Josés, Déboras...e tantas outras e outros que Deus criou e Ele viu que era bom.Quantas mulheres fizeram história na narrativa bíblica, na história antiga dos povos, idade média, história moderna e como também nossas contemporâneas mulheres: outras Martas, Marias, Déboras...Mulheres brasileiras, portenhas, chinesas, africanas...Mulheres de renome pelas suas profissões ou atos de humanidade e coragem, que desafiam o seu tempo e espaço, preconceitos, limites, imposições.Mulheres que compoem tristes, dolorosas e vergonhosas estatísticas de violências absurdas e diversas, por não terem o direito de dizer que são imagem e semelhança do Criador, tal qual aqueles, que as subjugam e torturam.

Em Seu plano, Deus criou a mulher para ser auxiliadora do homem e não sua serviçal. Nenhum dos dois recebeu lugar de destaque, pois fomos todos criados a imagem e semelhança de Deus.

Contudo, a história e a atualidade nos mostram que esse Plano Divino sofreu distorção pelo próprio homem em querer colocar a mulher em segundo nível. Certamente o Criador não tinha a intenção de obrigar a mulher a "correr atrás", a precisar provar sua capacidade intelectual, suas virtudes.

Apesar de, ainda presenciarmos tantas injustiças e preconceitos, estamos percebendo mudanças...mulheres não mais precisando "provar" suas capacidades, pois, é de direito o seu lugar, com dignidade.

Louvo a Deus pela nossa Igreja, pela igualdade dada a todos e todas, filhos e filhas de nosso Pai, pelas mulheres-irmãs que trabalham incansavelmente no serviço de nosso Rei.

"Mulher, você é virtuosa, o teu valor é incomparavelmente maior ao de finas jóias, tens a confiança de teu marido, buscas lã e linho e com as mãos trabalhas de bom grado, trazes o pão de longe, fazes a organização de teu lar, tu plantas hortas e jardins, tens forças em teus braços, não deixas que atua luz se apague, com tuas mãos fazes vestes para aquecer no inverno os de tua casa e a ti mesma, és generosa ao estender as mãos aos necessitados, teu marido é estimado pelas tuas virtudes, tu não te afliges quanto ao amanhã pois és precavida, falas com sabedoria e bondade, teus filhos a chamam ditosa e teu marido diz que tu te destacas de outras mulheres que sejam também virtuosas.

Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras." (Paráfrase de Provérbios 31 - 10 a 31)

Eliezer Marchiori de Freitas
Igreja Metodista Central
Volta Redonda-RJ (1ª RE)

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães